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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Residência Profissional Agrícola para a consolidação e fortalecimento do agronegócio no Cariri Cearense
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Data de Início:
24/01/2022
Previsão de Fim:
24/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Brejo Santo
Barbalha
Assaré
Abaiara
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcus Roberto Goes Ferreira Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Batista Belém IFCE Integrante Discente IFCE Sim 6 09/05/2022 08/05/2023
Alice Fontoura Pedrozo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 40 09/05/2022 08/05/2023
Ayslan Arraes de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 40 09/05/2022 08/05/2023
Francisca Fabiana Costa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 40 09/05/2022 08/05/2023
Henrique Aparecido Dias Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 40 09/05/2022 08/05/2023
Marcus Roberto Goes Ferreira Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 3 09/05/2022 08/05/2024
Nayane Raniere Oliveira Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 40 09/05/2022 08/05/2023
Neylson de Sales Moraes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 40 09/05/2022 08/05/2023
Vanessa Pereira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 40 09/05/2022 08/05/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Sim Termo de execução descentralizada 23265.000482/2021-25
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 28.000,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 13.000,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 15.800,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 48.000,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 256.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Durante muitas décadas o ensino superior das ciências agrárias no estado do Ceará concentrou-se na capital Fortaleza, com o tradicional curso de agronomia, fundado em 1918 na antiga Escola de Agronomia do Ceará, uma das escolas que, junto com Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia, em 1954, serviram de base para a criação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Somente em 1995 o ensino superior das ciências agrárias ingressou no processo de interiorização da educação com a oferta do curso de Bacharelado em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral. Dando continuidade à expansão do ensino superior a UFC criou em 2006 o curso de Agronomia no Campus do Cariri, hoje integrado à Universidade Federal do Cariri. A contribuição do IFCE na ampliação na oferta de cursos superiores no âmbito da agropecuária teve início com a criação do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem nos Campus de Iguatu e Sobral. Em 2010 no IFCE foi criado o curso de Bacharelado em Zootecnia no Campus Crato e em 2011 o curso de Agronomia no Campus de Limoeiro do Norte. Recentemente, em 2013, passou a compor a oferta de cursos superiores do IFCE o bacharelado em Zootecnia no Campus de Crateús. Com a crescente oferta de vagas nos cursos tecnológicos e de bacharelado na área das Ciências Agrárias no estado, observa-se um aumento expressivo no número de profissionais de nível superior que anseiam por continuar sua qualificação profissional. O IFCE Campus Crato teve sempre como seu principal objetivo a capacitação de mão-de-obra na grande área das ciências agrárias, preparando profissionais capacitados, competentes e com aguçado senso críticos para tomada de decisões nas mais diversas situações ligadas ao desenvolvimento do agronegócio por meio da pesquisa, do ensino e da extensão.
Justificativa
Mesmo com quase a totalidade de seu território inserido no semiárido, o Ceará apresentou o Produto Interno Bruto (PIB), no terceiro trimestre de 2019, com crescimento de 1,87% em relação a igual período de 2018. Na comparação com o segundo trimestre de 2019, a elevação foi de 1,28%. No acumulado no ano (três trimestres) chegou a 1,51% e nos últimos quatro trimestres totaliza 1,48%. Os bons números da economia cearense são superiores aos registrados no Brasil, na mesma relação, de 1,2%; 0,6%; 1% e 1%, respectivamente (IPECE, 2019). Dos três setores que compõem o PIB – Agropecuária, Indústria e Serviços – o primeiro apresentou crescimento de 6,66% no terceiro trimestre de 2019 em relação a igual período do ano anterior, quando fechou em 18,64% (isso pelo valor adicionado, que é a contribuição ao produto interno bruto pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades). Portanto, a agropecuária – mesmo levando em consideração que é, dentre os três setores, o que tem menor peso no cálculo do PIB – apresentou melhor desempenho, contribuindo em muito para a elevação do Índice. O resultado, inclusive, também superou o nacional, de 2,1% no terceiro trimestre de 2019. O setor agropecuário do Estado, no acumulado dos últimos quatro trimestres, atingiu 7,87% e no ano 4,51% (IPECE, 2019). A Produção Agrícola Municipal 2018 (PAM 2018), divulgada pelo Departamento de Agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica crescimento do valor da produção de 69,1% nos últimos quatro anos do Ceará. O estudo aponta ainda o Ceará na terceira colocação entre os estados do Nordeste, com um aporte na economia de R$ 2,79 bilhão no período de doze meses. No período anterior, o aumento foi R$ 2,71 bilhão girando a partir da produção agrícola na economia do Estado (IPECE, 2019). Este estado nordestino apresenta uma peculiar diversidade geoambiental, com registros de relevo de maior altitude, de serras e planaltos, com vegetação exuberante, clima ameno em porções remanescentes da Mata Atlântica, como é o caso da região do Cariri, onde se encontra a segunda maior nucleação urbana do Estado, que tem como principais centros urbanos os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha e compreendem ainda os municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre, com uma população de 1.014.610 habitantes e uma extensão territorial de 17.390,30 km² (IBGE, 2017). Dentre os municípios do Cariri Cearense localizados sob influência bioclimatológica da Chapada do Araripe têm-se dois grupos distintos: os municípios do cariri oeste de clima seco e vegetação de caatinga e cerrado que predomina a pecuária extensiva e a agricultura de sequeiro; e os municípios do cariri leste, de clima ameno com maior índice pluviométrico e encostas semi úmidas onde se desenvolve uma policultura de feijão, milho e o cultivo de hortaliças e apresentam também regiões denominadas de brejos úmidos, utilizados na plantação de cana-de-açúcar e arroz. A região leste possui o maior número de municípios, 14 no total, e aproximadamente 81% da população do Cariri Cearense (IBGE, 2017) e possuem uma vegetação composta por uma mata úmida nas áreas de maior altitude que juntamente com a exposição aos ventos úmidos são fatores importantes para a caracterização do clima e da vegetação desta região, mas o principal determinante é a água subterrânea, cuja ressurgência nas encostas da chapada garante a permanência da vegetação florestal. Ao afastar-se da chapada a vegetação vai tendo modificações, pesquisadores locais denominam a área de transição da mata úmida e caatinga de ecótono, que de acordo Silva et al. (2009), indica mistura de floras pertencentes a diferentes tipos pela confluência de corpos vegetacionais contíguos, constituindo conjuntos complexos de transição florística de modo geral, um mosaico florístico. A comunidade do ecótono pode conter organismos de cada uma das comunidades que se entrecortam, além dos organismos característicos (ODUM, 1972). Diante da crescente expansão do setor primário na região do Cariri Cearense surge concomitantemente a necessidade de marcado na contratação de mão-de-obra qualificada. A falta de profissionais qualificados é por muitos considerado um “freio” no agronegócio brasileiro. O País é uma potência no agronegócio e para que continue crescendo necessita de uma ampla implementação tecnológica em seus negócios para que a produção aumente. Contudo, muitos produtores têm tido na falta especialistas um grande freio para que as novas técnicas cheguem ao campo. Desta forma o Programa de Residência Profissional Agrícola proposto neste projeto visa formar profissionais das ciências agrárias, nos níveis técnico e superior, capacitados e aptos a preencher essa lacuna observada em vários segmentos do agronegócio brasileiro. A palavra formação tende a ser comumente vinculada, em sentido amplo, aos domínios da cultura, da arte, da educação e da ciência e tecnologia. Além disso, é associada a um conjunto de saberes, valores, práticas e tecnologias educativo-culturais formais ou informais que se estendem para além da educação escolarizada. Desse modo, a formação de um indivíduo, de um profissional, de um grupo, de uma coletividade envolve a educação institucionalizada, sem, no entanto, ser reduzida a esta (COSTA, 2004). É nessa perspectiva que se desenvolve o processo de formação do Programa de Residência Profissional Agrícola no âmbito da IFCE Campus Crato, tendo em vista ações educativas norteadas pelos princípios da educação do campo. Para tanto, os princípios referidos dizem respeito à diversidade do campo, ao incentivo a ações que promovam o desenvolvimento sustentável, ao desenvolvimento de ações que contribuam para a formação de profissionais que valorizem as especificidades do campo e à valorização da escola do campo (BRASIL, 2010).
Público Alvo
Produtores rurais da região do Cariri e alunos egressos do IFCE ou de outras instituições que formem técnicos em agropecuária e zootecnistas.
Objetivo Geral
Apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por professores do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará, Campus Crato e realizado em propriedades e empresas rurais localizadas no Cariri cearense.
Objetivo Específico
Capacitar estudantes e recém-egressos de cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia, por meio de treinamento prático realizado em empresas e propriedades rurais no Cariri cearense; Fomentar novas práticas e tecnologias aplicáveis ao setor agropecuário da região do Cariri cearense; Difundir a ciência e tecnologia aplicável ao agronegócio da região sul cearense de forma participativa dos residentes no formato de dia-de-campo nas Unidades Residentes; Fortalecer o crescimento do setor primário da região do Cariri cearense de forma técnica e sustentável; Possibilitar aos estudantes e recém-egressos de cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia uma rica troca de experiências e saberes com produtores e empresários rurais da região sul do Ceará.
Metodologia
O projeto Residência Profissional Agrícola para a consolidação e fortalecimento do agronegócio no Cariri Cearense terá sua metodologia executada de forma participativa e contextualizada com as demandas e realidades das Unidades Residentes. A execução está prevista em 08 (oito) etapas e condicionada à aprovação deste projeto no Edital 01/2020, Programa de Residência Profissional Agrícola da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento bem como a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), na forma da legislação de regência, notadamente os arts. 2º a 4º do Decreto nº 825, de 28 de maio de 1993, o inciso III, §1º, do art. 1º do Decreto 6.170, de 25 de julho de 2007, e a Portaria Conjunta MP/MF/CGU nº 8, de 7 de novembro de 2012, e liberação dos recursos para execução orçamentária por meio da gestão financeira do IFCE Campus Crato. Após a assinatura do TED e a descentralização do recurso para a Unidade de Administração de Serviços Gerais – UASG nº 158321, referente ao IFCE Campus Crato se dará o início das atividades prevista neste projeto, iniciando com a execução da Etapa 01, na qual está prevista com primeira ação uma reunião diagnostica com os representantes da Unidade Residentes, caso não seja possível de forma presencial na sala de reuniões do IFCE Campus Crato, esta poderá acontecer de forma virtual por meio da plataforma go Google Meet®. Cada unidade Residente receberá 01 (um) residente, podendo ser do curso técnico em agropecuária ou do curso de bacharelado em zootecnia, sendo definido de acordo com as necessidades das Unidades Residentes. Na ocasião desta reunião será apresentado o projeto na integra para sanar eventuais dúvidas dos representantes das Unidades Residentes. Neste mesmo momento também serão apanhados os principais pontos para a elaboração de um Manual de Conduta dos Residentes, para esclarecimento dos mesmos de como se portarem no decorrer da execução das demais etapas da mesma forma que serão apresentados alguns pontos para constar no edital de seleção dos residentes. Ainda na primeira etapa será realizado o processo de seleção de 10 (dez) residentes, sendo 05 (cinco) residentes do curso técnico em agropecuária e 05 (cinco) residentes do curso de bacharelado em zootecnia por meio de edital de seleção aberto a comunidade civil. Para divulgação do edital serão utilizadas as mídias oficiais do IFCE Campus Crato bem como divulgação por meio de programas de rádio e televisão na região do Cariri, buscando a maior abrangência dos interessados em participar do processo seletivo. O edital de seleção, após elaboração, será enviado à Procuradoria do IFCE para avaliação e parecer jurídico, somente posterior à está avaliação jurídica é que será publicitado à comunidade externa. Definido os residentes selecionados por meio do edital de seleção será realizado uma capacitação onde será abordado temas referentes à utilização de elementos da Tecnologia de Informação (TI) aplicados ao agronegócio e gestão e administração do agronegócio. A capacitação será realizada nos espaços físicos (sala de aula e laboratórios de informática) do IFCE Campus Crato, com uma carga horária de 40 (quarenta) horas aula. Após a capacitação será realizada a distribuição dos residentes de acordo com as Unidades Residentes, onde a distribuição será preferencialmente de acordo com o município de residência apresentado com o comprovante de residência do ato da inscrição ao edital de seleção. Assim o residente que oficial resida no mesmo município de uma determinada Unidade Residente, este terá preferência para atuar nesta propriedade/empresa. Os resultados da Etapa 1 serão quantificados por meio de registros fotográficos e lista oficial de presença nas reuniões e capacitações. Na execução da Etapa 2, logo da acomodação do residente em sua respectiva Unidade Residente, o mesmo terá como primeira função realizar um inventário/diagnóstico da Unidade Residente referente a gestão, produção e comercialização do produto produzido pela Unidade Residente. Desta forma será possível identificar os pontos de estrangulamento do sistema produtivo avaliado. Com base neste diagnóstico serão traçadas as estratégias e ações, com a orientação do professor bolsista, a serem executadas e/ou supervisionadas pelo residente, para corrigir os eventuais processos ineficientes identificados. Ao longo da execução da Etapa 2 está prevista uma visita técnica do professor bolsista à Unidade Residente para troca de saberes e experiência com o responsável pela Unidade Residente, o residente e o professor. Definida as estratégias e ações, as mesmas deverão ser implementadas de imediato, com a concordância do responsável pela Unidade Residente. Ao final da Etapa 2 seus resultados serão quantificados por meio de relatórios a presentados ao professor bolsista e registros fotográficos. Com o início da execução das estratégias e ações definidas na Etapa 2, terá início a Etapa 3, a qual será definida com o planejamento e execução de um dia de campo na Unidade Residente para fomentar à comunidade o Programa de Residência Profissional Agrícola da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as práticas de produção e gestão, quando for o caso, adotados na Unidade Residente. Está etapa tem também como objetivo capacitar o residente em organização de eventos. Para a realização do dia de campo serão convidados professores e pesquisadores para compor o quadro de palestrantes, bem como os demais residentes participantes deste projeto. Caso haja a participação de palestrantes alheios ao projeto, os custos com diárias e passagens poderão ser executados pelo IFCE Campus Crato, de acordo com a disponibilidade financeira da instituição. Os resultados desta etapa serão mensurados por meio de registros fotográficos do dia de campo e relação dos participantes na referida ação. Na Etapa 4 está previsto a execução da difusão do Programa de Residência Profissional Agrícola da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento à um grande público civil por meio da apresentação das atividades em execução nas Unidades Residentes no espaço do IFCE na Exposição Agropecuária do Crato de 2023 e 2024, um dos maiores eventos do segmento do agronegócio nordestino. Para tal ação será utilizado o estande do IFCE onde haverá exposição permanente de banners contendo informações e registros fotográficos das atividades desenvolvidas pelos residentes nas Unidades Residentes até o momento. Nesta ação a ser realizada durante a Exposição Agropecuária do Crato os residentes também terão a oportunidade de apresentarem os resultados obtidos em suas respectivas Unidades Residentes na forma de palestras tendo como público-alvo os pecuaristas visitantes. Ainda na Etapa 4 será realizado pelo residente um diagnostico final de gestão, produção e comercialização dos produtos da Unidade Residente. Este relatório será composto com um comparativo ao primeiro relatório produzido na Etapa 2. Esse comparativo será a base para mensurar o impacto do Programa de Residência Profissional Agrícola sobre as competitividade e produtividade da Unidade Residente. Nesta etapa os resultados serão quantificados por meio de relatórios apresentados ao professor orientador. Também será elaborado o Relatório Parcial do primeiro ano de execução do projeto Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura em parceria com IFCE Campus Crato por ocasião da Exposição Agropecuária do Crato. Em sequência a metodologia descrita para as Etapas 1, 2, 3 e 4 serão replicadas de forma semelhante para as Etapas 5, 6, 7 e 8. Destacando a diferença na Etapa 8, onde será realizada as mesmas ações previstas na Etapa 4, com o diferencial que a difusão à sociedade civil do Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura em parceria com IFCE Campus Crato acontecerá por ocasião da Exposição Agropecuária do Crato de 2022. Também na Etapa 8 será elaborado o relatório final projeto Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura em parceria com IFCE Campus Crato a ser enviado à Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Vale ressaltar que ao longo da execução de todas as etapas do projeto acontecerá visitas técnicas mensal ordinárias do professor bolsista para acompanhar de forma contundente as atividades dos residentes. Caso seja necessário poderão acontecer visitas técnica extraordinárias. Os custos com deslocamento do professor bolsista às Unidades Residentes serão assumidos pelo IFCE Campus Crato. Também será elaborado o Projeto Pedagógico de Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de administração e produção agrícola com duração de 40 horas aulas, para capacitação dos residentes. Ressaltamos que a duração das bolsas não seguem a mesma duração do projeto uma vez que o projeto só findará com a elaboração do relatório final, o qual demandará um tempo a mais para a sistematização das informações referentes aos resultados obtidos.