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Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Professor EaD
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Pesquisa de Satisfação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alanna Oliveira Pereira Carvalho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alanna Oliveira Pereira Carvalho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 30/12/2022
Brendo Dutra Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/08/2022 30/12/2022
Felisbela Sousa de Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/08/2022 30/12/2022
Igor de Moraes Paim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Iraci de Oliveira Moraes Schmidlin IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Marcia Roxana da Silva Regis Arruda IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 01/08/2022 30/12/2022
Maria Leticia Venancio de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/08/2022 30/12/2022
Thatielly Santos Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/08/2022 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Referência em Educação a Distância Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto visa formar o profissional da docência por meio de cursos livres e material digital interativo, fomentando a sua construção profissional e sua profissionalidade. A partir da pandemia do Covid-19 percebeu-se diversas formas de interagir e com isso prospectar formações e eventos de caráter formativo para a docência. As redes sociais foram espaço de compartilhamento de ideias, aulas/lives e publicização de saberes e experiências. A experiência do IFCE campus Horizonte, a partir do projeto SERENP: Saberes e Experiências Reconectados no Ensino Não Presencial e da participação em eventos formativos para professores de todo Brasil, por meio da expertise da proponente deste projeto, possibilitou a construção de um projeto que atendesse as principais demandas docentes em áreas estratégicas e em formatos que nitidamente são satisfatórios ao regime de trabalho e lacuna formativa que possuem. O presente projeto visa fomentar ações de formação continuada na docência que prevejam temáticas educacionais com especificidade na modalidade de educação à distância, especificamente a Educação a Distância e Profissional. Relacionando-se ao Programa Saberes e Competências Docentes (3282), este projeto tem caráter formativo e diagnóstico, explorando por meio de uma metodologia qualitativa e interativa as diferentes temáticas para a formação continuada de professores da educação básica, técnica e profissional do estado do Ceará. Em parceria com o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do IFCE, o Projeto Professor EaD busca por meio dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) e pesquisas diagnósticas atender às necessidades formativas dos professores no tocante à modalidade EaD, que durante a Pandemia foi bastante discutida e orientada para a prática do ensino remoto. Espera-se contribuir consideravelmente na formação continuada dos professores que atuam tanto no Ensino Médio quanto na Educação Superior do estado.
Justificativa
O ensaio para o presente projeto foram as experiências formativas e de atendimento aos docentes do IFCE e da comunidade externa que a professora proponente do mesmo vivenciou, desde a participação em palestras e eventos pedagógicos de instituições públicas e privadas de educação básica à superior, até o desenvolvimento do projeto SERENP no próprio campus Horizonte, com professores internos do IFCE. A pandemia do COVID-19 provocou a mudança de comportamentos e atitudes diante do processo de ensino, dando maior visibilidade à preocupação com a aprendizagem e não a ensinagem. Com isso, muitos professores tiveram que aprender sobre as ferramentas digitais e tecnológicas, promovendo as competências que já deveriam ser vinculadas à prática profissional docente desde a ascensão das novas tecnologias da informação e da comunicação. Muitos professores se comunicam na esperança de compartilharem estratégias, materiais e ações que tornem o seu ensino mais significativo em termos de resultados e evidências de aprendizagem. Outras ações da mesma coordenadora do presente projeto foram desenvolvidas e ainda estão em desenvolvimento com municípios vizinhos ao campus, como Pacajus, Horizonte e Itaitinga, como cursos FIC “Avaliação da Aprendizagem”, “Formação de Professores Formadores” e Workshops “Avaliar para Recuperar Aprendizagens”, “Design Educacional”. Em parceria com o CREaD o atendimento visa chegar aos professores de todo o estado, a modalidade EaD (objeto e temática do presente projeto) oportunizará a abrangência e atendimento das ações planejadas. É por este motivo que o presente projeto se torna atual e exponencial para a comunidade interna e externa do IFCE campus Horizonte.
Público Alvo
Estima-se que sejam atendidos 200 (duzentos) professores da educação básica, técnico e tecnológica de instituições de ensino públicas e privadas, professores universitários, gestores e coordenadores pedagógicos de instituições de ensino e educadores em geral que buscam profissionalizar-se na docência. Uma vez que o Censo de 2020 (INEP, 2020) afirma um quantitativo de mais de 18.000 (dezoito mil docentes) na educação básica vinculados ao estado cearense, fora os demais profissionais da educação da rede estadual.
Objetivo Geral
Fomentar ações de formação continuada na docência que prevejam temáticas educacionais com especificidade na modalidade de educação à distância, especificamente a Educação a Distância e Profissional.
Objetivo Específico
- Diagnosticar os conhecimentos prévios dos profissionais da educação referente a modalidade de Educação à Distância e Profissional - Desenvolver por meio de cursos de formação inicial e continuada e ações formativas os conceitos e práticas das temáticas diagnosticadas referentes à Educação à Distância e Profissional. - Promover ações de diálogos entre diferentes profissionais da educação a partir de temáticas atuais e contextuais.
Metodologia
O planejamento deste projeto foi motivado pela experiência da coordenadora no projeto SERENP: Saberes e Experiências Reconectados no Ensino Não Presencial que atendeu aos professores da comunidade interna do campus Horizonte. Adicionado ainda da experiência da professora com ações de formação continuada com professores lotados nos municípios adjacentes de Horizonte, como Pacajus e Itaitinga, a metodologia deste projeto terá um diagnóstico qualitativo junto aos partícipes para o desenvolvimento de formações virtuais a partir das temáticas deflagradas como demandas de aprendizagem destes profissionais. O planejamento deste projeto emergiu da contribuição e reuniões pontuais com a Equipe do CREaD para desenvolver uma metodologia de curso que seja atrativa e interessante para os docentes, especificamente do IFCE. Com isso, o projeto visa desenvolver um diagnóstico avaliativo com os inscritos e a partir dele ofertar curso de formação continuada com até 40h de forma virtual, realizando encontros de diálogo e interação mensais de até 2h como eventos formativos que complementam a oferta de cursos FIC. O desenvolvimento dos cursos será atrelado ao Programa Saberes e Competências Docentes, no que consiste a Etapa 3 da sua Metodologia, onde as temáticas prévias dos cursos serão de Metodologias Ativas, Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, Saberes Profissionais Docentes, Ensino por Competências, Inovação Educacional, Avaliação da Aprendizagem e Educação Profissional e Tecnológica. Serão observadas as condições estabelecidas Resolução nº 15 de 18 de fevereiro de 2019 que versa sobre o Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, bem como, a Resolução nº 1 de 27 de outubro de 2020 que versa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Cada ação formativa, seja ela Evento ou Curso de Formação Inicial e Continuada deverá ser cadastrada em comum acordo entre a coordenação deste Programa e o CREaD, considerando as observações e deliberações da PROEXT e da PROEN, quando necessário. As ações serão desenvolvidas pela modalidade à distância, considerando as novas tecnologias ao mesmo tempo meio e objeto de estudo no desenvolvimento dos saberes e competências almejadas. Especificamente nesta etapa em que haverá a divulgação, mobilização e inscrições do público externo, serão realizadas artes digitais para envio por meio das redes sociais, canais de comunicação como sites institucionais e whatsapp/telegram. Serão utilizados como recursos: Youtube, StreamYard, Google Forms, Google Drive e Google Sites. Este projeto deverá iniciar em Agosto/2022 e finalizar em Dezembro/2022. O planejamento, a execução e o monitoramento do programa serão a todo momento revisados e discutidos para o alcance do objetivo geral, perfazendo os específicos como metas a serem atingidas. Para a metodologia estabelecida serão considerados os objetivos específicos como referência e a participação ativa dos sujeitos envolvidos no programa, sejam os professores, estudantes vinculados ou facilitadores e público alvo envolvidos.