Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
English Club 10a Temporada
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
15/03/2022
Previsão de Fim:
28/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Barros da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Letícia Castro Brasil Bêco egressa do IFCE Campus Sobral Integrante Sem vínculo Não 1 15/03/2022 28/06/2022
Renato Barros da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/03/2022 28/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
IV English Club Seminars (4.8) Evento
IV English Club Seminars (4.9) Evento
IV English Club Seminars (4.3) Evento
IV English Club Seminars (4.4) Evento
IV English Club Seminars (4.5) Evento
IV English Club Seminars (4.6) Evento
IV English Club Seminars (4.7) Evento
Apresentação
A ação de extensão denominada "English Club" consiste numa oportunidade de prática de produção oral em língua inglesa. O projeto tem sido realizado desde o semestre letivo 2017.1, com êxito recorrente, e agora continua em sua DÉCIMA temporada – comemorativa.
Justificativa
As atividades que envolvem língua inglesa no IFCE Campus Sobral focam somente na habilidade de leitura técnica. A ação de extensão English Club é a única iniciativa no campus até o momento que atua no desenvolvimento de habilidades orais. A pedagogia de línguas tem associado o progresso da fluência em conversação à quantidade de prática em interações significativas. O English Club é um espaço em que o participante poderá realizar esse tipo de atividade como complementação ao seu estudo em alguma disciplina, curso de inglês, ou mesmo como uma forma de retomar uma prática suspensa.
Público Alvo
Alunos de outras Instituições de Ensino Superior, alunos de escolas de ensino médio ou técnico de Sobral e região, profissionais de quaisquer áreas (independentemente de vínculo com instituição de ensino), comunidade em geral. Durante a pandemia de Covid-19, o projeto ampliou consideravelmente a participação nas atividades devido ao fato de estar sendo feito online, incluindo pessoas de cidades mais distantes, tanto dentro quanto fora do Brasil.
Objetivo Geral
Espera-se que os participantes melhorem a fluência e a qualidade da produção oral em língua inglesa.
Objetivo Específico
Espera-se que os participantes melhorem aspectos técnicos relacionados à habilidade de produção oral, a exemplo de compreensão auditiva, pronúncia, gramática e vocabulário etc. Outra expectativa é que os participantes desenvolvam suas habilidades de análise crítica por meio das discussões, apresentações e debates propostos no clube. Um terceiro alvo é o desenvolvimento de desenvoltura ao falar em público.
Metodologia
CONCEITO DE CLUBE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E FUNCIONAMENTO GERAL Uma característica que distingue o projeto das disciplinas regulares (componentes curriculares dos cursos técnicos e superiores do IFCE Campus Sobral) é a adoção da analogia com um “clube”. Nossa intenção foi, com isso, tornar o ambiente um pouco menos formal e mais flexível do que uma aula tradicional, com o intuito de cativar não somente aqueles que estariam dispostos a incluir o English Club em sua rotina de estudos, mas também o público que tem dificuldade em estabelecer uma frequência regular, como é normalmente cobrado. Em um clube, vai quem quer, chega-se na hora que pode, deixa-se o local na hora pretendida. Não foi instituída necessidade de matrícula e o participante é livre para aparecer quando quiser, aderindo às atividades (ou desistindo delas) em qualquer momento durante o projeto. Outra característica derivada do conceito de clube está mais ligada ao aspecto metodológico. O professor-facilitador ofertará semanalmente um ambiente favorável à interação significativa, de cunho real ou simulado e toda a atividade será realizada em língua inglesa. Os conteúdos dos encontros não são pautados por uma sequência pedagógica pré-definida, como nas disciplinas regulares ou em cursos de inglês convencionais. A intenção com a diminuição de formalidade e o aumento de flexibilidade é permitir que a pauta de discussão seja construída de modo mais democrático, permitindo que os assuntos surjam também das necessidades dos participantes nos próprios encontros, em contraposição a uma pauta construída somente pelo olhar do professor, da instituição (ou do escritor do material didático adotado, como é comum em alguns cursos de idiomas). O que chamamos de “conceito de clube” (participação sem necessidade de matrícula nem frequência obrigatória, horários livres de entrada e saída na reunião, e possibilidade de adesão ao clube – ou desistência - a qualquer momento do projeto) tem estado presente frequentemente como avaliação positiva nas falas dos participantes ao fim de cada temporada do projeto. Para vários deles, o fato de ser um “clube” é fator determinante de sua participação nos encontros. Portanto, consideramos de suma importância a manutenção dessa flexibilidade. No entanto, no início da pandemia, em meados da 6ª temporada do English Club, houve a transição para o Ensino Remoto Emergencial e, após um ataque cibernético que sofremos em uma de nossas reuniões, a coordenação do projeto, juntamente com a coordenação de extensão do campus e a direção de ensino, tomou decisões para evitar a recorrência desse tipo de invasão. A medida principal foi adotar o preenchimento de um formulário com dados pessoais e de contato. Desse modo, regrediu minimamente a informalidade característica do projeto, no que concerne à exigência de um registro de inscrição. No entanto, julgamos que a medida, por mais que não garantisse absoluta segurança, diminuiria a possibilidade de novo ataque. Além disso, como os outros elementos do “conceito de clube” permaneceriam em vigência, a medida adotada, em si, não trouxe prejuízo de frequência. Da 14ª reunião da 6ª temporada em diante, passaram a receber o link para participar das reuniões apenas os participantes inscritos mediante preenchimento do formulário. Felizmente, até o momento, não tivemos no English Club outro episódio de ataque cibernético semelhante. OS “ENGLISH CLUB SEMINARS” Para a 10ª temporada do projeto, está sendo organizada a 4ª edição do evento “The English Club Seminars”, que ocorre anualmente (ou seja, a cada duas temporadas). A iniciativa teve origem em meados da 4ª temporada, quando alguns dos membros mais assíduos foram desafiados a apresentar seminários individuais. Nos seminários, participantes selecionados do clube, bem como servidores do Campus Sobral e de outros campi, de outras instituições, bem como convidados de dentro e fora do país, apresentam palestras totalmente em inglês seguidas de interação com o público. O formato obteve sucesso e os participantes solicitaram a continuação periódica do evento, que ocorreu nas 6ª e 8ª temporadas (2ª e 3ª edições dos seminários, respectivamente), com êxito recorrente. A 4ª edição do evento ainda está em planejamento no momento da submissão deste projeto, mas estima-se que teremos entre 10 a 14 palestrantes, dentre participantes do clube e convidados, que deverão distribuir-se entre 7 a 9 dias de evento, nos dias dos encontros do English Club, sempre às terças-feiras. Cada dia do evento traz uma ou duas apresentações, a depender do palestrante e do tema escolhido. Os English Club Seminars, portanto, serão considerados como um evento ligado ao projeto English Club e será inserido como tal no SigProExt quando da proximidade de sua realização. A depender do envolvimento dos palestrantes convidados, as parcerias com suas instituições também serão registradas na ocasião do relatório final, pois, neste momento, os seminários ainda estão em construção. Como evidência de um produto ao final do evento, será realizada a gravação dos seminários. Sendo assim, ao término do evento, as filmagens realizadas serão disponibilizadas ao público por meio do canal audiovisual do IFCE Campus Sobral. CONTINUAÇÃO DO PROJETO EM MODALIDADE ONLINE O projeto foi originalmente concebido para execução presencial. No entanto, do final da 6ª até a 9ª temporada, ocorreu de forma online, por meio da ferramenta Google Meet, devido a exigências da pandemia de Covid-19. Durante esse período, percebeu-se um impacto positivo no número de visitas às reuniões. A média de visitas da 6ª temporada, enquanto em modalidade presencial, tinha sido de 10 por reunião. Tivemos, portanto, como surpresa, um número de 20 visitas logo em nossa primeira reunião de retorno em modalidade remota e 23 na seguinte. Com o passar do tempo, ficou cada vez mais claro que, enquanto as disciplinas regulares sofriam com certa evasão desde o início do Ensino Remoto Emergencial, nossa ação de extensão crescia em número de visitas. A 6ª temporada finalizou com uma média de visitas por reunião de 11,6, a maior até então. Além disso, nas temporadas subsequentes, realizadas totalmente online, a média continuou aumentando para 14,1 na 7ª temporada e 21,8 na 8ª temporada. Apesar de uma leve queda, a média de visitas por encontro da 9ª temporada manteve-se em 19,3, patamar semelhante ao da 8ª. Houve também crescimento nos English Club Seminars. Dois terços da segunda edição dos seminários ocorreram já em modalidade online e a edição contou com 102 visitas (mais que o dobro da primeira edição). E a terceira edição dos seminários, que ocorreu na 8ª temporada, quase dobrou esse número, com 197 visitas. Mas o incremento não se limitou apenas ao número de visitas; houve aumento no número de palestrantes e trabalhos apresentados. O fato de os seminários serem online possibilitou o convite de palestrantes de outras instituições no Ceará e no Brasil, e, para nossa surpresa, contamos até com uma palestrante brasileira residente na Austrália. Esse incremento tornou possível um leque maior de assuntos abordados nas palestras, o que possivelmente tornou nossos seminários mais interessantes ao público. Esses dados foram compartilhados com o Prof. Fabiano Carneiro Ribeiro, coordenador de extensão do Campus Sobral, em uma conversa sobre o retorno presencial gradual às atividades. A conversa revelou que um número de ações de extensão no IFCE tem, de fato, obtido maior adesão de participação online do que no período presencial e, portanto, a Pró-Reitoria de Extensão considerava a possibilidade dessas ações continuarem online quando do retorno presencial. A coordenação do English Club solicitou participação nessa realidade, o que foi prontamente aceito. Como resultado, apesar do Campus Sobral já ter retornado ao modelo presencial, o English Club prossegue na modalidade remota, com o intuito de continuar se beneficiando das vantagens acima mencionadas. AVALIAÇÃO O processo de avaliação do projeto tem caráter contínuo. Do ponto de vista qualitativo, a cada encontro é dada a oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões com relação àquela reunião específica. O diálogo aberto permite que haja feedback e aplicação de estratégias de melhoria paralelamente ao andamento da temporada vigente. Também, ao final de cada temporada, entra em pauta uma conversa mais demorada com o objetivo de levantar os méritos e gerar sugestões para a temporada seguinte. Também será feita uma pesquisa de satisfação por meio de um formulário lançado aos participantes que frequentaram, no mínimo, metade das reuniões da temporada. (Não lançaremos a pesquisa a todos, pois entendemos que participantes dentro desse perfil mais assíduo têm maior experiência de envolvimento com o clube em relação aos participantes mais esporádicos e podem, portanto, exercer melhor contribuição por meio dessa ferramenta de avaliação.) Do ponto de vista quantitativo, há contagem e registro dos nomes dos participantes a cada reunião. É importante considerar, no entanto, que esses números não representam necessariamente a quantidade de alunos frequentando regularmente o projeto, mas sim a quantidade de visitas que o English Club recebeu. Isso se explica pelo próprio desenho do projeto: participação sem necessidade de matrícula nem frequência obrigatória, horários livres de entrada e saída na reunião, e surgimento de novos participantes a qualquer momento da temporada. O projeto não compreende uma turma com número fixo de alunos matriculados que deverão comparecer a todas as aulas. Além disso, há tanto participantes assíduos, como aqueles que vieram apenas uma vez. Por essas razões, por mais que pretendamos contabilizar o número de participantes distintos da temporada, insistiremos em contabilizar o número de visitas. Entendemos que isso acaba sendo mais coerente com a proposta do clube e acaba revelando dados úteis da frequência dos participantes. A previsão de números mínimo e máximo de pessoas beneficiadas do presente projeto foi baseada no levantamento sobre a 9ª temporada. DIVULGAÇÃO A divulgação do projeto (e dos English Club Seminars) será feita por meio das mídias sociais e site da Instituição, com o auxílio do Setor de Comunicação Social e Eventos do Campus Sobral. Também será feita, dependendo do surgimento de oportunidade, por meio de outras mídias locais, convites e outros meios disponíveis, a exemplo de uma matéria em vídeo pela TV diário, que cobriu a primeira reunião da primeira temporada, anos atrás, mas que, infelizmente, não se encontra mais à disposição. 10ª EDIÇÃO – COMEMORATIVA Estamos bastante orgulhosos com a perseverança e êxito do English Club até agora e gostaríamos de deixar aqui registradas algumas perspectivas de caráter comemorativo desta 10ª edição. Primeiro, a 4ª edição dos seminários, ainda em construção, já conta com alguns aceites entre membros do clube e docentes, mas incluindo um pré-aceite de uma participação especial do diretor de uma escola de destaque mundial, localizada na Coreia do Sul, que deverá contribuir com uma das palestras. Estamos também organizando um minidocumentário em vídeo com depoimentos de membros antigos e atuais do clube, que também poderá constar como evidência de um produto ao final do projeto, a ser divulgado nas redes sociais do IFCE Campus Sobral e posteriormente disponibilizado por meio do canal audiovisual do campus. Foi solicitado ao Setor de Comunicação Social e Eventos a elaboração de um logotipo comemorativo da 10ª temporada, que deve ser utilizado em todas as divulgações do período. Finalmente, recebemos um convite para escrever um capítulo do livro “Práticas didático-pedagógicas no Ensino Remoto Emergencial de Línguas: desafios, experiências e contribuições”, que deverá ser lançado em meados de 2022.