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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
No chão da escola: teoria e prática da gestão educacional
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
02/05/2022
Previsão de Fim:
06/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tamboril
Novo Oriente
Nova Russas
Crateús
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Seminário
Nome do Responsável:
Antonia Karla Bezerra Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Vitoria de Carvalho Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 14/04/2022 06/05/2022
Antonia Karla Bezerra Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 14/04/2022 14/07/2022
Antonio Nicelio Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Bruno Alves Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Carlos Ruan Sampaio Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Daniely Maria Araujo Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Dara Kelly da Costa Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Erveson Melo Caetano Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Leandro Estevão da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Luiz Carlos de Sousa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Lynnara Alves Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Marcos Gomes Bonfim IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Maria Márcia Eduarda Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Tamires Oliveira Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Wellington Ribeiro de Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Weslley de Sousa Marinho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2022 14/07/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação "No chão da escola: teoria e prática da gestão educacional" objetiva proporcionar o debate acerca das práticas de gestão desenvolvidas nas escolas públicas da região dos sertões de Crateús. Compreende-se que é necessário a aproximação entre teória-prática, e proporcionar aos estudantes dos cursos de licenciatura do IFCE campus Crateús essa experiência de escuta dos atores que fazem o cotidiano das escolas, ainda na formação inicial, é de suma importância para consolidação dos estudos teóricos empreendidos na universidade e da constituição da identidade docente dos sujeitos formandos.
Justificativa
A gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas é um “horizonte” nas políticas educacionais no Brasil, diz-se isso porque muito embora a legislação vigente assegure a gestão democrática, tenha instituído dimensões imprescindíveis para sua institucionalização, tais como: Projeto Político Pedagógico, eleição para diretores, órgãos colegiados, descentralização dos recursos, a gestão democrática não é uma prática na grande maioria dos espaços. A dimensão cultural, ou seja, subjetiva que envolve a gestão dos espaços, certamente é o entrave para a não consolidação de uma prática participativa. Diagnosticar esse fenômeno é fácil, basta voltar os estudos para a história social e econômica do Brasil para compreender que as relações atuais estão impregnadas do ranço do patrimonialismo, autoritarismo, paternalismo e patriarcalismo, herança dos mais de 300 anos de escravização. Portanto, é impossível falar em gestão democrática sem espaços de diálogos, escuta, autonomia, respeito e aceitação mútuas, no entanto, a sociedade brasileira foi forjada no mutismo, servidão e apadrinhamento (FREIRE, 2014). Diante dos fatos, as perguntas "como implementar uma gestão efetivamente democrática e participativa no chão das escolas?" e "o que já têm sido feito pelos sujeitos que estão forjando a escola na contemporaneidade?". Foi a partir dos estudos em sala de aula, de autores como FREIRE (2014); MATURANA (1998); KLIPPEL (2012); LIB NEO (2013), que surgiram tais inquietações e questões. Para dar conta de tais reflexões e fazer a tessitura entre teoria e prática - práxis, faz-se importante a propositura de espaços de aproximações e diálogos com os gestores das escolas públicas e os formandos dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática. A ação poderá proporcionar aos envolvidos refletirem acerca das teorias e das práticas para melhor compreenderem os desafios impostos pela burocracia da gestão, pelas questões sociais, econômicas e políticas que atravessam o fazer escolar e que influenciam diretamente na ação pedagógica e nos processos de ensino-aprendizagem.
Público Alvo
gestores das escolas públicas da região dos sertões de Crateús
Objetivo Geral
Proporcionar o debate acerca das práticas de gestão desenvolvidas nas escolas públicas da região dos sertões de Crateús.
Objetivo Específico
Realizar reflexões acerca da gestão escolar empreendida nas escolas públicas da região; Fomentar o diálogo entre a universidade e a escola pública.
Metodologia
Essa ação se desenvolverá em duas etapas: Teórica Estudos teóricos acerca da gestão democrática escolar. Prática Realizar mapeamento e convite das escolas parceiras do IFCE campus Crateús; Realizar 1 seminário e ele será composto por 5 conferências/palestras. Os conferencistas são os/as diretores/as e/ou coordenadores/as das escolas: Escola Municipal São José, de Nova Russas; Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jáder de Figueiredo Correia, de Tamboril; Escola de Ensino Médio Coelho Mascarenhas, de Novo Oriente; Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club, Gonzaga Mota e José Freire Filho, de Crateús.