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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Cineclube Terça Diversa
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Reunião
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonia Karla Bezerra Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Karla Bezerra Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Laislly Jhennifer Alves de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria da Educação de crateús Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto está relacionado à atuação do NEABI e ao Edital 01/2023, conforme processo Nº 23293.000890/2023-10. O cineclube Terça Diversa é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Crateús. Nossa ação cineclubista objetiva exibir filmes nacionais que tratem das questões relacionadas à classe, gênero e raça. Esse projeto foi desenvolvido ao longo de 2019, com pausas nos anos da COVID-19 (2020-21), momento em que as coordenadoras realizaram formação na área cineclubista PONTOS DE CORTE - curso de FORMAÇÃO DE EXIBIDORES INDEPENDENTES E AGENTES CULTURAIS - Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. Nesta nova edição o Cineclube Terça Diversa exibirá filmes curta-metragem documentário e ficção para escolas da rede municipal de Crateús. As temáticas abordadas nos filmes serão aquelas que envolvem a história, a cultura e a valorização da população afrodescente e indígena brasileira. Após cada sessão será realizada uma roda de conversa qualificada acerca das emoções dos expectadores. Compreende-se o cineclube como ferramenta pedagógica capaz de despertar os olhares das crianças de forma lúdica para o diálogo das temáticas que envolvem a educação para as relações étnico-raciais.
Justificativa
Porque e para quê cineclube na universidade, na escola, na praça se temos as plataformas de streaming, se a tv já está em desuso e o cinema nos shopingns das grandes cidades é artigo de luxo? E ainda tem mais. Para que levar cinema para entre os muros dos espaços de ensino? Me perguntei ao reescrever este projeto. Tudo ao meu redor me põe em crise. Pensar escola, cinema, educação e arte na realidade pandêmica que deixou a humanidade supença no ar, imersa num filme distôpico. Provoca acreditar que o cineclube, essa ferramenta também pedagógica, pode ser força pulsante contra o pior do cinema comercial que naturaliza violências de raça, classe e gênero; pode ser delicadeza para despertar, provocar, emocionar olhares, corpos e consciências rumo ao respeito e aceitação mútuas; pode ser riso; pode ser lágrima; pode ser abraço; pode ser conhecimento como processo de formação humana, de forjar sujeitos que repentinamente podem descobrir que percebem, e que percebem a realidade que lhes cercam. Estou em crise, não em risco de descrença. Embora os conglomerados do cinema nacional, embora os empresários da educação, ainda acredito nos esforços conjuntos que desafiam as impossibilidades, e fazer educação e cineclube é justamente acreditar no fazer coletivo que desafia a ordem hegemônica vigente. As possibilidades de aprendizagens através de filmes ficcionais ou baseado em fatos há muito vem sendo desenvolvido nas instituições de ensino formal e informal, há muito é objeto de investigação. De acordo com LEIVAS (2010), pode-se dizer que desde seu surgimento o cinema foi percebido como ferramenta educativa, mesmo que o cinema não tenha como função principal educar, ele educa. Nesta proposta de projeto não pensamos o audiovisual como mero complemento de aulas, mas ao contrário, concebemos o cinclube como espaço de formação humana, como uma ação verdadeiramente educativa. O cinema não é coadjuvante da formação, mas ator central para, a partir dele, em especial o cinema nacional, de documentários e ficções realizadas pelas populações minoritárias em acesso aos direitos sociais, realizar mostras de filmes, formação relacionadas as práticas cineclubistas, debates, mostras de temas quase nunca debatidos nas salas de aulas. A partir das categorias raça, gênro e classe, dialogar sobre trabalho, racismo, vida, morte, religião, sociedade, política, gastronomia, cosmogonia, econômia, afetividades e tantos outros temas que atravessam a vida das pessoas negras, indígenas no Brasil.
Público Alvo
estudantes da rede básica de ensino municipal da cidade de Crateús
Objetivo Geral
Proporcionar aos estudantes da rede de educação pública do município de Crateús o acesso a obras áudiovisuais com teor educativo e político.
Objetivo Específico
Suscitar reflexões acerca das relaçoes de gênero, raça e classe a partir das obras audiovisuais exibidas; Divulgar produções audivisuais dos circuitos independentes; Oportunizar acesso ao cinema nacional.
Metodologia
Etapa 1 - mês de agosto de 2023 Formação da/o bolsista. Realizar levantamento bibliográfico sobre o cineclube enquanto ferramenta pedagógica. Realizar curadoria das obras que serão exibidas. Criar calendário de exibição e formulário de inscrição a ser enviado para a seduc municipal Divulgar nas rádios e blogs de circulação no município para ampla divulgação, além das páginas do campus e contato formal, via ofício Contactar escolas, a partir da secretaria de educação de Crateús Enviar calendário e formulário de inscrição para a secretaria de educação Etapa 2 - meses de setembro a novembro Execução do Projeto junto as escolas Exibições semanais, na terça, conforme cronograma, nos turnos manhã e tarde. Ao todo serão 24 exibições Etapa 3 - Relatório Escrita do Relatório