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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Programa
Título:
CAEF em Movimento
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Projetos de intervenção
Data de Início:
15/06/2022
Previsão de Fim:
26/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andreyson Calixto de Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex Holanda Dourado IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Alexia Jamile Ferreira de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Aluísio Ferreira de Lima UFC Integrante Sem vínculo Não 4 15/06/2022 29/12/2023
Amanda Sá de Carvalho Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Ana Amelia Neri Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/09/2023 26/12/2025
Andreyson Calixto de Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Antonio Ulisses de Sousa Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Basilio Rommel Almeida Fechine IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Clautistony Pereira do Carmo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Daniel Pinto Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Douglas Galdino Feitosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Francisco Oliveira do Carmo Neto UFC Integrante Sem vínculo Não 4 15/06/2022 29/12/2023
Frederico da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Jaques Luis Casagrande IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Jeriel Silva Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 29/12/2023
Leila Maria Pereira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Leonardo Denipoti Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Marcos José de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Nilson Vieira Pinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Raquel Felipe de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Regianne Bandeira de Melo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 29/12/2023
Samara Moura Barreto de Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 26/12/2025
Tatiane Verly da Silva Martins IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Thaís Freires Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Tuyra Francisca Castro e Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 15/06/2022 29/12/2023
Wendy Kauane Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/06/2022 29/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 33.511,80
Vínculos:
Ação Tipo
Capoeira e Educação Projeto
Musculação e Comunidade Projeto
Jiu-Jitsu no IFCE Projeto
Grupo de Hidroginástica Humanas Marias - Hidro das Marias Projeto
VII Jogos Cearenses de Capoeira Evento
VIII ABADÁCADÊMICO Evento
Apresentação
O Programa CAEF em Movimento é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação Física do IFCE Campus Fortaleza (CAEF) com o propósito de ofertar práticas pedagógicas corporais para a comunidade interna e externa, denominadas “Cultura Corporal”. Tais manifestações possuem benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais, e múltiplas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, socialização, inclusão, lazer e cultura.
Justificativa
A Constituição Federal de 1988 trouxe como dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, ao definir como direito do cidadão o acesso ao esporte e lazer, por meio da responsabilidade da União, dos Estados e Municípios na promoção de políticas públicas de fomento ao esporte, com o fim de garantir a execução desse direito constitucional. Porém, as ações do Estado no sentido de garantia desse direito ainda estão aquém do que dele se espera. As políticas públicas ainda não materializam aquilo que está definido na Constituição e em lei. As práticas extensionistas podem contribuir para o acesso da população ao esporte e lazer, já que a extensão tem como propósito que o conhecimento ultrapasse os muros das Instituições de Ensino Superior (IES) , promovendo assim, um diálogo entre os saberes: acadêmico e comunidades atendidas, permite que a ciência ultrapasse o limite técnico, possibilita ao estudante o desenvolvimento de novas competências, bem como a sua inserção em diferentes realidades sociais (LIMA, 2012) Os princípios da integração ensino-pesquisa, teoria e prática que embasam a concepção de extensão como função acadêmica da universidade revelam um novo pensar e fazer, valorizando a conjuntura em que as atividades se inserem, na busca de uma relação de reciprocidade, mutuamente transformadora, em que o saber científico possa se associar ao saber popular, a teoria à prática em um constante movimento dialético permeado pela realidade social e a experiência do pensar e fazer. No âmbito do IFCE, a elaboração, implementação e avaliação das atividades de extensão; devem estar baseados “na interação dialógica; na interdisciplinaridade e interprofissionalidade; na indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; no impacto na formação do estudante; e na transformação social”. Tendo como áreas de abrangência o desenvolvimento tecnológico e social; direitos humanos e justiça; estágio e emprego; acompanhamento de egressos; atividades culturais e artísticas; e, empreendedorismo (BRASIL, 2019). Podemos observar a presença do Esporte, Lazer e Saúde nas áreas temáticas das atividades de extensão que estão distribuídas da seguinte forma: I. Comunicação: Mídia e Artes; Mídia e Comunicação; Mídias. II. Cultura: Artes Cênicas; Artes Plásticas; Artes Visuais; Desporto e Lazer; Música; Turismo. III. Direitos Humanos e Justiça: Acessibilidade; Ações de Prevenção e enfrentamento à violência na rede municipal estadual de ensino prioritariamente atendendo aos seguintes públicos: indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, adolescentes, mulheres e idosos; Adolescência e Juventudes; Direitos Individuais e Coletivos; Étnico-raciais; Projetos de intervenção; Questões de gênero e diversidade sexual. IV. Educação: Acesso à Educação; Alfabetização, Leitura e Escrita; Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas; Educação Inclusiva; Educação no Campo; Formação de Professores. V. Meio Ambiente: Agroecologia e Agroextrativismo; Produção e Consumo Sustentáveis; Questões Ambientais; Recursos Hídricos; Resíduos Sólidos. VI. Saúde: Fármacos e Medicamentos; Promoção da Saúde; Saúde Animal; Saúde Humana; Segurança Alimentar e Nutricional; Terceira Idade. VII. Tecnologia e Produção: Desenvolvimento de Produtos; Tecnologias para Cidades Sustentáveis; Tecnologias Sociais. VIII. Trabalho: Empreendedorismo; Emprego e Renda” (BRASIL, 2019). A distribuição das atividades de extensão nessas linhas visa facilitar o seu gerenciamento e subsidiar a qualificação dos processos. O programa CAEF em Movimento se destaca como uma importante ferramenta de acesso da população à direitos constitucionais como o esporte e lazer ao mesmo tempo que possibilita o cumprimento da curricularização da extensão no âmbito do IFCE de acordo com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, estabelecida pela Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Essas diretrizes definem os princípios e procedimentos a serem observados nas políticas, na gestão e na avaliação das instituições de educação superior. Desse modo, as atividades extensão são concebidas como componentes curriculares, estando integradas à pesquisa e o ensino, tratando-se de processo interdisciplinar que promove a integração transformadora entre o IFCE e outros setores da sociedade.
Público Alvo
Comunidade em geral
Objetivo Geral
Democratizar o acesso ao esporte e lazer pela cultura corporal na e pela participação social.
Objetivo Específico
- Fomentar as práticas da cultura corporal expressas através dos jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e atividades rítmicas; - Promover educação, saúde e bem estar como direito social através de práticas corporais; - Potencializar o desenvolvimento psicomotor dos participantes melhorando o tônus, equilíbrio, noção de corpo, laterlidade, praxia global, praxia fina, estruturação espaço-temporal; - Desenvolver a participação, a socialização e a cooperação; - Realizar competições, palestras, seminários e eventos formativos que colaborem com a reflexão acerca do mundo do trabalho e da Educação Física; - Orientar didática e pedagogicamente os bolsistas inseridos no projeto e estimular a produção de artigos e trabalhos científicos integrando extensão, ensino e pesquisa.
Metodologia
• Do local de atuação - IFCE Campus Fortaleza: No IFCE as atividades acontecerão nos laboratórios da Coordenadoria de Educação Física (piscina coberta, sala de lutas, sala de ginástica, academia, piscina externa, ginásio e quadra. - Comunidades: As atividades também serão desenvolvidas em diversos bairros de Fortaleza (Escolas públicas, centros comunitários, associação de bairros, praças e equipamentos públicos). • Do Público alvo O programa atenderá alunos, servidores do IFCE e comunidade externa, para isso, criamos estratégias de divulgação interna e externa através do Site oficial e redes sociais, além de realizar visitas às comunidades para mapear as dificuldades e demandas. • Das atividades Serão ofertadas diversas possibilidades da cultura corporal através dos jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e atividades rítmicas. Inicialmente ofertaremos em parceria com projetos de extensão as seguintes atividades: - 2 turmas de capoeira - 1 turma de Judô - 2 turmas de Jiu Jitsu - 3 turmas de Karatê - 1 turma de Kendo - 6 turmas de Hidroginástica - 1 turmas de musculação para idosos -2 turmas de musculação - 3 turmas de xadrex - 3 de basquete - 4 turmas de futsal - Ações relacionadas a promoção de saúde - Ações relacionadas a orientação alimentar Obs. Outras atividades poderão compor o Programa de Extensão CAEF em movimento conforme disponibilidade de professores, voluntários e de bolsistas. As bolsas serão pagas pela DIREX Campus Fortaleza e/ou por editais de fomento interno ou externo ao IFCE • Da equipe pedagógica  Coordenador geral do programa  Coordenadores de projetos  10 bolsistas contemplados com bolsas da DIREX Campus Fortaleza  Professores  Colaboradores voluntários • Atribuições dos participantes do projeto 1- Coordenadores e bolsistas do IFCE  Implantar estratégias de adesão do público;  Manter as estruturas físico-desportivas em condições de uso;  Elaboração mensal (planejamento) das atividades realizadas nos núcleos;  Avaliar a didaticamente as aulas ministradas;  Avaliar cientificamente os resultados obtidos no núcleo;  Acompanhar e avaliar a execução do Programa;  Encaminhar o material técnico-científico desportivo para os respectivos núcleos;  Publicar os estudos obtidos em: artigos, periódicos, congressos, encontros e seminários;  Planejar e ministrar as aulas de capoeira;  Planejar, organizar e divulgar eventos do programa; 2- Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia – campus Canindé  Disponibilizar transporte para os alunos;  Implantar estratégias de adesão do público;  Capacitar coordenadores e estagiários;  Disponibilizar bolsas para estagiários de Educação Física;  Acompanhar o processo de seleção, encaminhamento ao núcleo;  Disponibilizar material técnico/didático;  Acompanhar e avaliar o projeto de forma processual. 3- Parceiros institucionais:  Disponibilizar os recursos humanos (Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e etc.) para apoio ao núcleo;  Fornecer material necessário para o andamento das atividades nos núcleos e eventos realizados pelo projeto;  Mobilizar a população;  Capacitação de recursos humanos a coordenadores e estagiários;  Acompanhar e avaliar o projeto de forma processual. • Do desenvolvimento do projeto As atividades desenvolvidas no projeto têm a duração de seis (06) meses, ocorrendo semanalmente, com carga horária semanal de 12 horas, a saber: 8 horas de práticas corporais inclusivas, 2 horas de planejamento individual, 2 horas de atividades e reuniões formativas. • Da avaliação do projeto A avaliação será feita de forma processual a partir dos estudos, levantamentos e instrumentos avaliativos utilizados no projeto, os quais apresentam uma abordagem qualitativa e quantitativa (questionários, registro de atividades, diário de campo e portfólio). A partir da sistematização e leitura dos resultados obtidos serão emitidos relatórios, visando à verificação de resultados e metas assim como a produção científica. 1- Avaliação dos Alunos-Bolsistas A avaliação dos bolsistas será feita mensalmente, através de relatórios, observações didáticas da atuação e produção científica (a cada 3 meses). 2- Avaliação dos Alunos - Participantes Os alunos participantes do projeto serão avaliados mensalmente através de formulários produzidos pela equipe pedagógica, no sentido de realinhar as ações do projeto em benefício dos mesmos