Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Matemática em Ação: do imaginário para o real
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
22/11/2019
Previsão de Fim:
22/11/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
900
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Questionário
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Exposição
Feira
Mostra
Apresentação
Palestra
Oficina
Nome do Responsável:
Kiara Lima Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2019 22/11/2019
Bruno Melo Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Christian Eduardo Aragao dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Clara Queiroz Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Dafane Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Elionnai Sales Malveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Evelise de Sousa Marreiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Fabricio Gomes Maximo IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Francisca Tarcicle Pontes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2019 22/11/2019
Gabriela Mendes de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Gilsivania Maria Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Hugo Victor Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2019 22/11/2019
Igor Lima Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2019 22/11/2019
Isaac Bernardo Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Jefferson Ferreira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/11/2019 22/11/2019
Kiara Lima Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/11/2019 22/11/2019
Maria Isabely Meneses Tabosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Mario Lucas Marques Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Raimundo Nonato Araujo da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2019 22/11/2019
Renê Arthur Melo Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Samuel Nykson Bastos Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/11/2019 22/11/2019
Simone Cesar da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2019 22/11/2019
Talles Vinicius da Silva Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Vinicius Mota Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Vitoria Carvalho Rabelo IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Vitoria Suelly Pereira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/11/2019 22/11/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A matemática desempenha um papel importante e decisivo no nosso cotidiano. Ela interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e no desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno. Diante destes fatos, torna-se cada vez mais importante a discussão de abordagens metodológicas pelas quais o aluno possa aprender matemática de maneira a empregá-la adequadamente nas situações diversas com as quais se depara. Por meio do evento “Matemática em ação: do imaginário para o real” pretende-se incentivar novas práticas e pesquisas educacionais e apresentar uma matemática interessante e motivadora aos alunos da educação básica. Com as atividades propostas pretende-se relacionar conteúdos matemáticos com situações do cotidiano, desconstruindo a ideia de que as fórmulas e expressões ensinadas na escola não são úteis e que a matemática é uma ciência abstrata e de difícil compreensão. Portanto o evento “Matemática em ação: do imaginário para o real” pretende promover uma articulação mais estreita entre os alunos e professores da educação básica e do IFCE campus Fortaleza por meio da construção de um saber matemático contextualizado e significativo, propiciando uma oportunidade para se relacionar a teoria com a prática.
Justificativa
O curso de licenciatura em matemática oferece a formação docente para estudantes com ensino médio completo ou já graduados para atuarem no ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas em todo território nacional. Essa formação considera a atuação do professor de matemática em diversas áreas, bem como sua função social no ensino dessa matéria. Assim, tornar a matemática mais próxima do cotidiano é considerar o processo de transposição didática como elemento fundamental para constituição desses saberes alinhados a realidade dos estudantes para garantia dos processos de ensino e aprendizagem com a eficiência necessária aos objetivos educacionais dos ensinos fundamental e médio. O evento aqui proposto considera tal cenário educacional conforme demandas da Base Nacional Comum Curricular, e aspectos da didática e metodologia do ensino da matemática. A matemática desempenha um papel importante e decisivo no nosso cotidiano. Ela interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e no desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno. Diante destes fatos, torna-se cada vez mais importante a discussão de abordagens metodológicas pelas quais o aluno possa aprender matemática de maneira a empregá-la adequadamente nas situações diversas com as quais se depara. A escola deve promover e incentivar práticas pedagógicas com diferentes metodologias para atender a todos os alunos. Assim, acreditamos que a organização de um ambiente que favoreça as discussões de diversos assuntos da matemática de modo a relacioná-la com o cotidiano do aluno seja muito importante. Sendo assim, o evento “Matemática em ação: do imaginário para o real” vem ao encontro desta proposta. Por meio do evento “Matemática em ação: do imaginário para o real” pretende-se incentivar novas práticas e pesquisas educacionais e apresentar uma matemática interessante e motivadora aos alunos da educação básica. Com as atividades propostas pretende-se relacionar conteúdos matemáticos com situações do cotidiano, desconstruindo a ideia de que as fórmulas e expressões ensinadas na escola não são úteis e que a matemática é uma ciência abstrata e de difícil compreensão.
Público Alvo
Alunos e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, demais pessoas interessadas na temática
Objetivo Geral
• Realizar o evento “Matemática em ação: do imaginário para o real”, promovendo articulação entre os alunos e professores da educação básica e do IFCE campus Fortaleza por meio da construção saberes matemáticos contextualizado e significativos
Objetivo Específico
• Promover o evento no campus Fortaleza, mobilizando estudantes e professores do IFCE e Educação Básica. • Divulgar as ações relacionadas ao ensino da matemática, contextualizando os saberes e significados da área. • Oferecer atividades que incentivem o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e formar multiplicadores destas atividades dentro da escola de ensino básico; • Proporcionar aos alunos e professores da Educação Básica o convívio acadêmico; • Contribuir para a aprendizagem de conteúdos e aquisição de competências que estejam em harmonia ao nível cognitivo próprio de cada série; • Apresentar um ambiente diferenciado da sala de aula da escola, com materiais que proporcionem momentos de conhecimento e descontração; • Incentivar o professor do ensino básico a utilizar novas metodologias de ensino; • Proporcionar aos futuros licenciados em Matemática uma efetiva experiência na prática do magistério; • Estreitar relações entre Universidade e Comunidade; • Divulgar o Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Fortaleza junto à sociedade em geral.
Metodologia
O evento será realizado nas dependências do campus Fortaleza, no dia 21 de novembro de 2019. O público alvo será composto de docentes e estudantes da educação básica e ensino superior. Serão realizadas atividades em formato de exposição, palestras, minicursos, bem como jogos e atividades lúdicas. A organização do evento contará com a participação de docentes e estudantes do IFCE campus Fortaleza do curso de licenciatura em matemática, bem como discentes do ensino médio. As palestras abordarão temas relacionados a Matemática no cotidiano, bem como seus aspectos pedagógicos no que trata o ensino na educação básica. Já os minicursos versam sobre a práticas de sabres matemáticos nos conteúdos da educação básica. Na exposição teremos stands apresentações feitas por estudantes da educação básica, e do ensino superior, tratando de demonstrações aplicações matemáticas no cotidiano. As escolas da rede estadual e municipal serão convidadas para visitação e participação em todas as atividades, contemplando estudantes e professores das unidades educacionais inscritas. Os estudantes do campus Fortaleza de todos os cursos estarão convidados, podendo obter inscrição e acesso livre ao evento.