Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Parceria pela aprendizagem da Física no Ensino Médio nas escolas estaduais da cidade de Sobral
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
06/06/2022
Previsão de Fim:
30/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria e Braga Mota
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria e Braga Mota IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/06/2022 30/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
As escolas da Rede Estadual de Ensino Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
IFCE de Portas Abertas Programa
Apresentação
O presente projeto trás o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de Licenciatura de Física do IFCe - Sobral, desenvolver atividades docente, no ensino da Física nas escolas estaduais do município de Sobral, com aulas de reforço, para alunos devidamente matriculados que demonstram dificuldades com o conteúdo e necessitam de recuperação, para aprendizagem satisfatória e habilidades exigidas da disciplina. A ação do projeto consiste em disponibilizar o total de 2h (duas) semanais em horários no contra turnos de acordo com as disponibilidades dos envolvidos no projeto, alunos e professores. As atividades dos alunos da Licenciatura serão alinhadas com os professores da disciplina, de maneira que possa atender as dificuldades de cada conteúdo trabalhado no instante. Quanto ao professor coordenador do projeto do IFCe, será responsável pelo acompanhamento e sugestões de atividades, recebimento de frequência emitida pela escola e relatório final de avaliação da ação.
Justificativa
A Física como uma disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio é percebida por parte dos alunos como difícil, pelo caráter "matematizante" (Ramalho et all. (1979), somada a essa dificuldades, podemos identificar, o largo período do ensino remoto, causado pela pandemia do Covid 19. O impacto negativo da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes de todas as etapas de ensino é notável em todos os níveis e principalmente no ensino médio. Mesmo com o empenho dos professores nas escolas, é perceptível que muito dificultou o trabalho com os conteúdos da disciplina da Física o afastamento dos alunos da escola e as aulas presenciais. Faz-se necessário o trabalho de reforço de aprendizagem da Física para esses alunos das escolas públicas estaduais da cidade de Sobral, no sentido de incentivar aprendizagem e recuperar as deficiências com o componente curricular. Acreditamos na relevância do projeto para a formação docente dos alunos do curso de Licenciatura de Física, como também, para os alunos das escolas estaduais que apresentam dificuldades de aprendizagem da Física. Dessa forma, o IFCE, cumprirá o seu papel social de atender a comunidade escolar ao mesmo tempo, criará vínculos com as unidades escolares estaduais da cidade de Sobral.
Público Alvo
Alunos da Rede de Ensino Estadual Médio, matriculados na disciplina de Física na cidade de Sobral, que apresentarem dificuldades com o componente curricular.
Objetivo Geral
Desenvolver aulas de Reforço e Recuperação das aprendizagens da disciplina de Física nas escola da Rede Estadual de ensino da cidade de Sobral.
Objetivo Específico
- Identificar as dificuldades na disciplina de Física mais recorrentes dos alunos do ensino médio das escolas estaduais da cidade de Sobral e trabalhar na recuperação da aprendizagem - Estabelecer parceria com as escolas da rede pública da cidade de Sobral no sentido de fortalecer o trabalho de extensão da Instituição.
Metodologia
-Inicialmente será feita a divulgação do projeto e a procura pela adesão por parte dos alunos do curso de Licenciatura do IFCe Sobral, que já tenha cursado o 5º semestre do curso - Formularemos calendário de visitas às escolas Estaduais de Ensino Médio da sede do município para a apresentação do projeto e elaboraremos parceria de trabalho pela recuperação e reforço da disciplina de Física . - Os alunos da licenciatura terão um momento com o professor da disciplina para alinhar o trabalho das aulas - Definido os horários, será orientado a aplicação de um diagnóstico de cada sala e identificar os alunos com dificuldades - Estabeleceremos um calendário para o atendimento de 2h aula ao longo de cada semana -A coordenação do projeto irá acompanhar através da ficha de frequência assinada pela escola e dará suporte para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. -Ao final do projeto que se encerra no segundo semestre, os alunos apresentarão relatório com a apreciação dos resultados - Os alunos que aderirem ao Projeto e desenvolverem, terão por parte dos professores do curso, à soma de valores a serem discutidos com a coordenação nas avaliações N1 e N2.