Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LITERATURA CEARENSE: CULTURA E TRADIÇÕES DA REGIÃO NOROESTE
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
01/06/2022
Previsão de Fim:
01/09/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Granja
Camocim
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcia Maria Fonteles Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Eduarda Ferreira Arruda IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Éllen de Jesus Gonçalves Monteiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Erika Holanda Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Francisca Bruna Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Francisca Paula do Nascimento Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Francisca Vânia da Silva Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Francisco dos Santos Moraes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Geovany Nícolas Durval de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Isabeli Gonzaga Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Jean Luis Sousa Caetano Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Marcia Maria Fonteles Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/06/2022 01/09/2022
William Bruno Santos Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/06/2022 01/09/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As primeiras manifestações literárias no Ceará se deram por volta do final do século XIX. Quando alguns intelectuais e homens de Letras se uniram para denunciar a atmosfera social e econômica do período. Assim, foram criados diversos movimentos artísticos, científicos e intelectuais. No entanto, alguns desses movimentos fracassaram, uma vez que defendiam ideias contrárias ao sistema vigente ou não tinham condições de arcar com as despesas das publicações. Partindo disso, é perceptível que apesar do grande empenho nas produções, a Literatura Cearense necessita receber seu devido reconhecimento no campo literário brasileiro, sobretudo no regional, visto que os leitores tendem a consumir uma Literatura amplamente nacional e internacional. Isso se deve, principalmente, pelo berço cultural que, desde o início, deu mais crédito para o que é importado. Nesse sentido, o presente projeto busca trabalhar com as principais características artísticas e literárias presentes nos municípios da região Noroeste: Camocim e Granja, instigando o leitor a conhecer e valorizar sua própria história cultural.
Justificativa
A Literatura ainda constitui área pouco abordada nos currículos de ensino, considerando-se o aprofundamento das discussões e a propagação de obras/autores diversos. Ao falar da literatura numa perspectiva mais restrita, como a Cearense, sabe-se o quão limitado é o acesso a obras e conteúdo histórico-literário do percurso de uma área tão significativa e relevante no meio acadêmico. Partilhar, pois, para além dos saberes de uma literatura que ganhou espaço pela imprensa e que também a representa, embora em abrangência menor, o presente trabalho possibilitará a apresentação da arte da região, popularizando-a entre a comunidade e tornando visíveis os que ainda ficam marginalizados culturalmente.
Público Alvo
Alunos, professores, artistas/autores locais e da região circunvizinha.
Objetivo Geral
Reconhecer repertório cultural, literário e tradições locais como representação artística valorosa, fomento de novas práticas na área, bem como o incentivo ao sentimento de pertença.
Objetivo Específico
- Promover debates e diálogos a respeito da cultura local; - Resgatar lendas, mitos e tradições da cidade e regiões circunvizinhas; - Propagar informações de caráter histórico-artístico para a própria comunidade; - Desenvolver práticas/ações motivadoras para o senso de pertencimento da população.
Metodologia
As ações serão planejadas em reuniões sistemáticas com os discentes participantes, de modo a dividir as atribuições e o levantamento de informações junto às comunidades alvos desse projeto. Após selecionadas as atividades, divididas por blocos representativos, como história da região; representações artísticas; lendas e tradições; literatura regional e música e cinema, os responsáveis criarão estratégias para o aprimoramento de saberes, estudos e análises, como entrevistas/pesquisas com moradores antigos, artistas/autores locais, associações literárias-culturais, dentre outras. Em um segundo momento, os alunos farão a socialização de suas pesquisas, seja por meio de rodas de conversa, de contação de histórias, seja por visitas às escolas da rede municipal e/ou estadual e no próprio âmbito do IFCE. Ao longo desse processo, as reuniões servirão ainda para o relato das dificuldades; a ausência de recursos necessários e outras demandas requeridas para o desenvolvimento das ações, as quais serão acompanhadas pela professora coordenadora do projeto. Serão também aplicados questionários de satisfação para os participantes, de forma anônima, para melhor avaliar a execução das atividades e, consequentemente, o impacto/resultado do plano de trabalho.