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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Programa de Extensão Campus de Arte e Cultura
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
11/07/2022
Previsão de Fim:
11/07/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Solonópole
Senador Pompeu
Quixeré
Quixeramobim
Quixadá
Ibicuitinga
Ibaretama
Choró
Banabuiú
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joyce Custodio de Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alef de Almeida Inácio IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/07/2022 11/07/2024
Alysson Saraiva de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2022 11/07/2024
Ana Sara Alves dos Reis IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/07/2022 11/07/2024
Aureo Freire Castelo Branco IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2022 11/07/2024
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2022 11/07/2024
Francisca Thays dos Santos Silva Feclesc - Letras Integrante Sem vínculo Não 2 11/07/2022 11/07/2024
Francisco Rerisson Carvalho Correia Maximo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2022 11/07/2024
Joyce Custodio de Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/07/2022 14/06/2024
Leandro Bezerra de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/07/2022 11/07/2024
Nicolai Henrique Dianim Brion IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2022 11/07/2024
Paula Soares Coletivo de Música - UFC campus Quixadá Integrante Sem vínculo Não 2 11/07/2022 11/07/2024
Rafaela Moura Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/07/2022 11/07/2024
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2022 11/07/2024
Thais Marilane Carneiro de Vasconcelos Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2022 11/07/2024
Wellington Matias dos Santos Júnior IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/07/2022 11/07/2024
Wesley Yury Oliveira Cordeiro Grupo de Teatro Integrante Sem vínculo Não 2 11/07/2022 11/07/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Casa de Saberes Cego Aderaldo Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Cia Teatral Curral de Pedras Projeto
Coletivo de Música Projeto
Patrimonialização da Caminhada da Seca: Ações de apoio ao Registro do Patrimônio Imaterial de Senador Pompeu - CE Projeto
Patrimônio da Cultura Junina: processos de aprendizagem Projeto
TransEducação Projeto
Apresentação
O Programa de Extensão Campus de Arte e Cultura é composto de projetos e ações de fruição e formação nas áreas de cultura e arte, integradas às demais atividades de Ensino e Pesquisa do campus Quixadá. O Programa é composto por servidores, docentes e técnicos administrativos, que demonstrem interesse em participar das atividades e integrem uma das áreas artísticas designadas. Alunos também integram o projeto, participando de forma permanente ou temporária nos projetos de áreas/linguagens a exemplo da Cia. Curral de Artes - Teatro, do Coletivo de Música, do Coletivo de Artes Visuais. Literatura e Fotografia. A estrutura do Programa está dividida em: Coordenação Geral e Coordenações de Áreas que correspondem às linguagens artísticas, quais sejam: • Teatro • Dança • Audiovisual • Música • Literatura • Artes Visuais e Fotografia • Culturas Populares, Patrimônio e Roteiros Culturais As referidas coordenações de área desenvolvem atividades em suas linguagens artísticas, de acordo com as condições disponíveis e o planejamento do programa, quais sejam: • Artes Visuais – exposições fotográficas, pintura, escultura, gravura, grafite, entre outros; • Audiovisual (Cinema e Vídeo) – exibição de curtas, média e longa metragens, mostras temáticas; • Artes Cênicas (Teatro e Dança) – apresentações de grupos artísticos, profissionais e amadores, mostras temáticas de teatro e dança, ensaios, montagem e exibição e espetáculos de teatro para palco italiano e teatro de rua; • Literatura – rodas de leitura, saraus, concursos literários, entre outros; • Música – ensaios, apresentações profissionais e amadoras, espetáculos temáticos (carnaval, junino, etc), concursos musicais, saraus, entre outros; • Culturas populares – apresentações, intercâmbio com grupos culturais tradicionais, festivais e mostras/feiras de produtos artesanais; • Patrimônio e Roteiros Culturais – roteiros/percursos temáticos em espaços culturais e artísticos de Quixadá e de outras cidades do Sertão Central; • Atividades de Formação (em todas as áreas) – apresentações/discussões, palestras, oficinas, cursos, seminários, entre outros.
Justificativa
O Programa tem realizado diversas atividades, tendo destaque o Projeto de Teatro da Cia. Curral de Pedras, com atuação permanente, ensaios semanais e apresentações mensais. Além das diversas apresentações em Quixadá. A Companhia já representou nosso campus e o IFCE em outros estados (MA, PE), durante eventos institucionais e de parceiros. Desde sua criação o Programa é responsável pelas ações culturais do campus, dentre elas destacam-se a programação de Aniversário do IFCE – Quixadá, o São João do IFCE – em sua quarta edição, o Q-Zine, o Junho Literário, o Concurso e a Exposição Retratos do Patrimônio Cultural e a participação na Semana do Meio Ambiente da Faculdade Católica, Festival de Esquetes de Quixadá, Semana de História da FECLESC, o Seminário Tempos de Partilha junto à programação do XX Encontro dos Profetas da Chuva, entre outras. Nota-se um grande aproveitamento acadêmico nos alunos e alunas que integram ou integraram os diversos projetos do Programa de Arte e cultura. O desenvolvimento acadêmico, cultural e pessoal é destacado na comunidade acadêmica e em alguns casos, a exemplo dos(as) integrantes do Coletivo de Música e da Cia Teatral Curral de Pedras, ultrapassa estas barreiras institucionais e perfaz a vida artística e profissional destes(as) alunos(as). Outrossim, o grupo de alunos e professores engajados nesses projetos garantem à comunidade acadêmica do IFCE campus Quixadá e à comunidade externa o acesso à cultura e a arte, oferecendo para sua fruição produtos de grande qualidade técnica e artística, bem como, momentos de lazer, diversão e ludicidade, situações que contribuem para uma melhor vivência no campus.
Público Alvo
Moradores da cidade de Quixadá, bem como de outros municípios que compõem o sertão Central que se interessem por formação artística e cultural. Pessoas que já participaram ou pretendem integrar um coletivo artístico. Estudantes de nível médio e superior que tem afinidades em práticas artísticas e culturais. Público das ações dos coletivos artísticos do Programa.
Objetivo Geral
Dar continuidade às ações dos projetos do Programa Campus de Arte e Cultura, integrando os Coletivos já existentes a outras ações e eventos integrados que possam contribuir nas áreas de arte e cultura no Campus de Quixadá.
Objetivo Específico
- Contribuir para o desenvolvimento da formação intelectual dos seus integrantes, por meio de estudos textuais, iconográficos e audiovisuais no campo da cultura e da arte; - Proporcionar aos seu integrantes a formação experiencial/vivencial das práticas culturais e artísticas desenvolvidas nos diversos projetos que fazem parte do Programa; - Elaborar ações artísticas e culturais: espetáculos cênicos, musicais, exposições de arte, saraus, seminários etc.; - Efetivar uma sistematização do conhecimento produzido sobre a formação cultural e artística dos(as) integrantes dos diversos projetos de linguagens, bem como refletir sobre o próprio Programa e sua contribuição aos processos educativos do campus Quixadá; - Elaborar e apresentar trabalho científico em forma de artigo, com o resultado desta sistematização para submissão a encontros e eventos afins.
Metodologia
Este projeto, na prática, dar-se-á cotidianamente na perspectiva de um aprendizado continuo e vivencial, tendo incluído, além das práticas de desenvolvimento das ações culturais propriamente ditas, a sua concepção e elaboração conceitual e consequente avaliação. O espaço de atuação dos integrantes no desenvolvimento deste projeto será amplo e irrestrito ao campus. Dada a diversidade de projetos e ações que compõem o Programa de Arte e Cultura, como já explicitado anteriormente, as possibilidades de ação são distintas de acordo com a realidade de cada área/linguagem artística/cultural, o que possibilitará aos seus participantes uma maior integração e um maior aprendizado. Dito isto, podemos compreender as seguintes etapas metodológicas do projeto: 1. Elaboração teórico conceitual no campo da cultura e da arte – através da leitura dirigida de textos afins, da visita em exposições e instituições culturais, na audiência de peças audiovisuais ou participação em eventos de cunho cultural e artístico integrantes ou não do Programa de Arte e Cultura; 2. Planejamento (concepção e elaboração) das ações dos distintos projetos do Programa de Arte e Cultura – participação efetiva em reuniões preparatórias das ações do Programa e envolvimento com a rotina destas ações; 3. Desenvolvimento sistemático das ações do Programa na realização das ações culturais de cada área/linguagem, conjuntamente com toda equipe do respectivo projeto; 4. Avaliação das ações do Programa – desenvolvimento dos instrumentais e ações de avaliação das ações realizadas; 5. Sistematização do conhecimento – desenvolvimento de reflexão acadêmica sobre o conhecimento produzido nas ações dos distintos projetos, o seu próprio aprendizado e dos demais integrantes do Programa, a serem expressos em artigo para submissão a encontros acadêmicos e culturais afins. No campo conceitual e teórico a metodologia da Observação Participante e a História Oral serão utilizadas para construção do trabalho proposto ao final do percurso do programa. Assim, as observações de cunho etnográfico, porque vivenciadas pessoalmente, direta ou indiretamente, bem como as entrevistas estruturadas, realizadas com os participantes e ex-participantes do Programa darão o suporte a realização do trabalho acadêmico.