Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Tratativa de não conformidades em empresas do ramo alimentício
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Segurança Alimentar e Nutricional
Data de Início:
25/06/2022
Previsão de Fim:
01/07/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Testes Subjetivos
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Herlene Greyce da Silveira Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bárbara Jéssica Pinto Costa Universidade Federal Rural do Semi-àrido Integrante Sem vínculo Não 20 25/06/2022 01/07/2022
Herlene Greyce da Silveira Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/06/2022 01/07/2022
Maria Roseane Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 25/06/2022 01/07/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O curso vem com o objetivo de ajudar as pessoas já que atuam na área de alimentos, profissionais ou estagiários, e até pessoas que ainda não trabalham na área de alimentos, mas desejam obter conhecimento sobre as tratativas de não conformidades.
Justificativa
A tratativa de não conformidades é tema muito relevante nas indústrias de alimentos, logo é necessário entender desde as causas das não conformidades, aplicação de ferramentas de gestão para identificar as causas raiz do problema e por fim solucionar de maneira eficiente as não conformidades.
Público Alvo
Ex- alunos do IFCE, estudantes de outras instituições de ensino e comunidade que estuda/trabalha na área de alimentos, bem como empresários da região.
Objetivo Geral
Explanar a tratativa de não conformidades em empresas do ramo alimentício.
Objetivo Específico
Trazer definições de não conformidades, como aplicá-las nas indústrias, realização de relatórios, método de como apresentar os problemas encontrados, definição de prazos e soluções para as não conformidades. Deste modo aumentando o conhecimento dos participantes, como também auxiliá-lo na carreira profissional.
Metodologia
O planejamento do evento teve início no ano de 2021 ao ser formada a equipe para o Projeto de extensão Aperfeiçoamento Profissional na área de alimentos. Todos os mini-cursos que serão ofertados em 2022 já possuem datas e horários a serem ofertados. O mini-curso terá o formato online com aulas gravadas e 2 encontros ao vivo via google meet para tirar dúvidas. A divulgação será realizada via setor de comunicação do Campus Sobral, em suas mídias sociais. A inscrição se dará de forma a preenchimento de formulário via google docs e os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Serão ofertadas 100 vagas. Durante todo o evento será coletada frequência, atividades para contabilização de carga horária. Ao final será feito um formulário de avaliação para os participantes. Segue Programação do evento. Aula 1 – Aula síncrona (2,0h) Assunto abordado- apresentação do palestrante e explicação do planejamento do curso Aula 2 - Aula assíncrona (2,0h) Assunto abordado - Introdução sobre a tratativa de não conformidades, quais as legislações utilizadas e quais elementos não podem faltar em uma tratativa de não conformidades. Atividade assíncrona (0,5 h): Atividade sobre o entendimento de relatório de não conformidades. Aula 3-Aula assíncrona (2,0h) Assunto abordado: Ferramentas de gestão da qualidade e como elas auxiliam nas tratativas de não conformidades. Atividade assíncrona (0,5 h): Atividade com dados para construção de gráfico de pareto, definição das não conformidades. Aula 4– Aula assíncrona (2,0h) Assunto abordado: Criação e aplicação de um check list. Atividade assíncrona (0,5 h): Atividade sobre o tema abordado Aula 5- Aula assíncrona (2,0h) Assunto abordado: Análise de check list aplicado e identificação das causas das não conformidades. Atividade assíncrona (0,5 h): Atividade para criação de um check list Aula 6 – Aula assíncrona (1,0h) Assunto abordado: Como apresentar o relatório-check list e ações corretivas Atividade assíncrona (0,5 h): Elaboração de um relatório de não conformidades diante de um problema apresentado. Aula 7 Aula assíncrona (1,0h) Assunto abordado: Verificação e implementação das ações corretivas. Atividade assíncrona (0,5 h): Atividade sobre o assunto abordado. Aula 8 – Aula Síncrona (3,0h) Assunto abordado: Revisão sobre todo o assunto abordado, questionamento de atividades ou alguma dúvida dos participantes.