Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFCE – CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Programa de Acompanhamento de Egressos
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Junio Moreira de Alencar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Cassio Queiroz Bezerra Leite IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/08/2022 30/12/2022
Alan Cassio Queiroz Bezerra Leite IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 01/08/2022 02/08/2022
Junio Moreira de Alencar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 03/08/2022 30/12/2022
Junio Moreira de Alencar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 02/08/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Acompanhamento dos Egressos do curso Licenciatura em Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte é uma ação da Comissão Permanente de Acompanhamento ao Egresso (CEPAE) do IFCE campus Juazeiro do Norte, com caráter de extensão e com inter-relações com a pesquisa e o ensino, que contribui para um melhor acompanhamento aos Egressos do curso Licenciatura em Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte;
Justificativa
O curso de Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte vem contribuindo com a formação de professores de matemática que atuam principalmente no Ensino Fundamental e Médio público e privado na Região do Cariri, Ceará, Brasil tão carente de profissionais qualificados nesse nicho educacional. Particularmente percebe-se que o rendimento escolar dos alunos de escola pública do ensino básico ainda é muito baixo em matemática. Os índices negativos no aprendizado matemático pode ser amenizado com a contribuição de mais professores de matemática qualificados. Nesse contexto, o presente projeto contribui a partir de um acompanhamento dos alunos egressos em matemática uma vez que tal acompanhamento pode ajudar na tomada de decisão da equipe pedagógica e professores de matemática para potencializar as contribuições do curso Licenciatura em Matemática para a formação cidadã e educacional da Região do Cariri.
Público Alvo
As escolas da rede privada e pública (principalmente) e familiares dos alunos egressos em matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte.
Objetivo Geral
Compreender o perfil do aluno egresso do curso de Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte
Objetivo Específico
Identificar os alunos egressos do curso de Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte; Analisar o perfil do aluno egresso do curso de Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte; Pesquisar quais as principais dificuldades do egresso em Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte; Pesquisar quais as principais contribuições do curso de Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte para seus egressos.
Metodologia
Será realizado um pesquisa documental no IFCE campus Juazeiro do Norte para o levantamento dos alunos egressos do curso Licenciatura em Matemática. A partir desse levantamento realizará uma organização dos dados para identificação dos egressos que concluíram o curso e os que não concluíram. Uma vez organizado o levantamento dos egressos buscar-se-á contato com a comunidade de egressos e realizará entrevistas a fim de obter uma maior compreensão do perfil dos egressos. Para uma melhor condução nas entrevistas será realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o acompanhamento dos egressos nos cursos de formação de professores de matemática. Buscará a luz de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências sobre a temática proposta no programa compreender o perfil do aluno egresso do curso de Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte.