Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Nova Terra : Bioconstruindo no Semiárido
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Urbano
Data de Início:
15/07/2022
Previsão de Fim:
15/01/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
160
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Levi Teixeira Pinheiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Herbeson Mikson Lessa Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/07/2022 13/01/2023
Levi Teixeira Pinheiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/07/2022 15/01/2023
Márcio Holanda Cavalcante Natural Arquitetura Integrante Sem vínculo Não 2 15/07/2022 15/01/2023
Marcos Eldenio de Sousa Farias Frente Social Cristã Integrante Sem vínculo Não 1 15/07/2022 15/01/2023
Rafael Costa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/07/2022 15/01/2023
Tatiane Lima Batista Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 2 15/07/2022 15/01/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Frente Social Cristã Não
Universidade Federal do Ceará Não
Natural Arquitetura Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Bioconstruindo no Semiárido”, irá atender a demanda habitacional de famílias de baixa renda do município de Crateús, prestando assistência técnica gratuita para produção de habitações sustentáveis, através de técnicas de bioconstrução. O projeto surge da parceira do IFCE campus quixadá com instituições públicas e privadas, que detém a experiência de pesquisa, extensão e práticas profissionais na área de sustentabilidade, como Laboratório de Tecnologias para o Semiárido (IFCE Quixadá), PROHABITA (UFC), Natural Arquitetura e a Frente Social Cristã. O Laboratório de Tecnologias para o Semiárido é um grupo de pesquisa do campus de Quixadá, que tem desenvolvido pesquisas na área de habitações sustentáveis para o semiárido. O PROHABITA é um projeto de extensão da UFC, campus Cratéus, que atua como escritório de assistência técnica para população baixa renda. O escritório Natural Arquitetura, que há 20 anos atua no mercado nacional com projetos e obras sustentáveis. A Frente Social Cristão é um movimento social que luta por moradia no município de Crateús.
Justificativa
Final da década de 2000 foram o governo brasileiro apresentou duas ações que contribuíram para a redução do déficit habitacional. As principais ações foram a lei da assitencia técnica e programa Minha Casa e Minha Vida. No ano de 2008 foi criada lei de assistência técnica, uma Lei que assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia previsto no art. 6o da Constituição Federal. A assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS) garante que famílias com renda de até três salários-mínimos, em áreas urbanas e rurais, recebam assistência técnica pública e gratuita, prestada por profissionais habilitados para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras necessárias para a edificação, reforma, ampliação ou regularização. Mesmo antes da lei de ATHIS, verifica-se a criação dentre das universidades brasileiras de escritórios modelos de arquitetura e urbanismo para atender esta demanda. No Ceará destacam-se: Escritório de Tecnologia Social (ETCS), PROHABITA, Escritório Habitar e Canto. No final dos anos 2000, criou-se o programa Minha Casa e Minha Vida (MCMV), que se propôs a reduzir o déficit habitacional brasileiro através do financiamento de habitações urbanas e rurais. Mesmo com o elevado volume de produção habitacional do programa Minha Casa e Minha Vida durante 20 anos (2009 a 2019), o déficit habitacional brasileiro continua elevado. Segundo a fundação João Pinheiro o déficit habitacional no ano de 2016 era de 5.657.249 domicílios, o Nordeste brasileiro representa 30% deste déficit. Mesmo o MCVM se apresentando como um programa mais eficaz do que os demais, se verifica, devido sua padronização, problemas de ordem cultural, seja por dimensionamento ou distribuição espacial e climática, materiais e soluções térmicas inadequadas. Em paralelo a produção de habitação social com materiais indusrtrializados do programa MCMV, desde da década de 1960 algumas experiências de HIS com bioconstrução, como o Cajueiro Seco (1963), Casa Carjás (1985), Casa Serra Azul (1993), Casa Castelinho (1994), Assentamento Rural Fazenda Pirituba (2005) e Assentamento Rural Tiarajuru (2010). A bioconstrução é conjunto de tecnologias construtivas que utiliza materiais naturais, como terra, bambu e madeira e por vezes, utiliza de forma contemporânea técnicas construtivas vérnaculas. A partir das experiência nacionais de conjuntos habitacionais em biconstrução e o contexto local, propõem-se desenvolver este projeto de extensão, produzindo 40 unidades habitacionais para famílias de baixa no município de Crateús de forma sustentável.
Público Alvo
Famílias do acampamento Carlos Leite organizado pela Frente Social Cristão.
Objetivo Geral
Esse projeto objetiva prestar assistência técnica gratuita no campo da bioconstrução para famílias de baixa renda do acampamento Carlos Leite no município de Crateús, utilizando-se de tecnologias locais de forma produzir habitações sustentáveis e de baixo custo.
Objetivo Específico
• Oferecer serviços especializados de assistência técnica gratuita a população de baixa renda; • Oportunizar experiências de trabalho profissional na área da sustentabilidade para estudantes do IFCE; • Capacitação dos beneficiários e pedreiros na área da bioconstrução • Publicação de artigos
Metodologia
A metodologia do projeto de extensão irá se de desenvolver a partir da demanda dos beneficiários de modo gerar um projeto participativo. Assim, o mesmo será desenvolvido em 4 etapas: seleção dos beneficiários, diagnóstico, projetos e orçamento, acompanhamento de obra e pesquisa. SELEÇÃO E DIÁLOGO COM OS BENEFICIÁRIOS As famílias atendidas serão previamente selecionadas pelo movimento social frente social cristã e cadastradas na setor de habitação da secretaria de assistência social do município de Crateús. Após a seleção das famílias, será realizado um diálogo com os mesmas sobre as demandas habitacionais. Ao final do projeto de extensão todas as famílias beneficiadas irão receber um certifificado de participação. ESTUDO PRÉ-LIMINAR Durante o diagnóstico irá se coletar dados sobre o terreno como topografia, sondagem do solo, condicionantes climáticas e os parâmetros legais para produção do loteamento e unidades habitacionais. A demanda dos beneficiários, seja como moradia ou equipamentos coletivos. Além da coleta de dados referente disponibilidade recursos naturais e mão de obra. PROJETOS Após a finalização do estudo pré-liminar inicia-se o desenvolvimento de projetos. Os projetos a serem desenvolvidos são: o projeto arquitetônico, hidrossanitário e elétrico. Todos os projetos serem elaborados de forma participativa sempre a consultar a população beneficiada. PLANEJAMENTO DE OBRA E ORÇAMENTO Com os projetos definidos inicia-se o planejamento de execução da obra de acordo com os materiais mão de obra disponíveis. • Planejamento da obra • Capacitação dos beneficiários e pedreiros PESQUISA Durante o desenvolvimento do projeto de extensão irá se organizar informações e metodologias que permitam o desenvolvimento de artigos científicos e TCCs sobre a experiência a ser desenvolvida nas áreas de arquitetura, engenharia civil, produção civil e ambiental.