Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Incubadora de Empresas do IFCE campus Ubajara: Estímulo ao Empreendedorismo Regional
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
23/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2022 - Seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Tianguá
São Benedito
Ibiapina
Carnaubal
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Phylippe Gomes de Lima Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicero da Silva Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2022 23/12/2022
Maria Kaylane da Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2022 23/12/2022
Maria Renata Gomes Cordeiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2022 23/12/2022
Phylippe Gomes de Lima Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 01/08/2022 23/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Incubadora de Empresas, como uma ferramenta pedagógica, é uma iniciativa do IFCE - Campus Ubajara voltada para potencialização da economia regional, estimulando o “ser empreendedor” de alunos e de egressos da instituição que necessitam de suporte na estruturação e aperfeiçoamento de seus negócios para inserção no mercado, ampliando parcerias no âmbito da inovação, promovendo impactos positivos na geração de novos negócios. Inserida no espaço físico do Núcleo de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (NEPPI) do Campus, a Incubadora expressa sua atuação das diversas dimensões do IFCE. O presente projeto está vinculado à Incubadora de Empresas do IFCE - Campus Ubajara e orienta-se para o desenvolvimento do empreendedorismo na Região da Ibiapaba, direcionando um plano de trabalho capaz de habilitar o indivíduo a assumir posturas criativas e inovadoras no mercado. Neste sentido, ressalta-se a importância da incorporação da educação empreendedora, dentro e fora das instituições de ensino, como ferramenta de estímulo ao desenvolvimento de novas habilidades técnicas e de comportamentos empreendedores para que novas empresas possam surgir e evoluir com segurança diante dos desafios impostos pelo mundo em constantes transformações. O IFCE possui em seu Plano de Desenvolvimento Institucional objetivos, metas e valores que norteiam suas ações, entre as quais incluem a atuação da Incubadora no fomento e maturação de ideias de negócios inovadores que precisam de apoio para se tornarem empreendimentos com maior viabilidade e impacto por meio da oferta de consultorias, laboratórios, salas de reuniões e apoio estratégico em ações de divulgação por exemplo. Nessa perspectiva, surge o presente projeto “Incubadora de Empresas do IFCE campus Ubajara: Estímulo ao Empreendedorismo Regional” voltado à promoção da educação empreendedora, ao fortalecimento da atual incubadora de empresas e à oferta de oportunidades a germinação e aperfeiçoamento de de negócios no território de influência do Campus Ubajara através da pré-incubação, incubação e empresas associadas. Com o apoio e fomento da Proext, o projeto contará com atuação de bolsa discente remunerada para apoiar as atividades de empreendedorismo no campus e em instituições de ensino da região, contribuindo assim com a formação dos discentes que atuarem na equipe de execução.
Justificativa
No contexto do EDITAL 01/2022/PROEXT para estruturação dos programas institucionais, os Programas de Incubadoras de Empresas são uma das interfaces entre o IFCE e a sociedade com destacado potencial de transformação da realidade local a partir do conhecimento desenvolvido ao longo da formação acadêmica e disponibilizado à sociedade através de negócios inovadores, impactando positivamente na economia regional e no desenvolvimento de uma cultura empreendedora nos territórios onde os programas estão situados. A Incubadora de Empresas do IFCE Campus Ubajara está inserida no território da Serra da Ibiapaba, um conjunto de 12 municípios que reúnem menos de 5% da população do Estado do Ceará (IPECE, 2017). Numa ótica socioeconômica, a região apresenta um Produto Interno Bruto (PIB) regional que representa menos de 3% do PIB Estadual e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado médio, estando um pouco abaixo da média do restante do Estado. Sob o cenário do empreendedorismo a nível de micro e pequenas empresas, um estudo do SEBRAE revela que a Serra da Ibiapaba compreende apenas 3,7% do total do Estado do Ceará, em torno de 12 mil negócios. Destes, 48% estão nos municípios de Tianguá, Ipu, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Viçosa do Ceará e Ipueiras, demonstrando que o impacto quantitativo dessas empresas em Ubajara ainda é baixo diante dos potenciais produtivos da cidade, o é reforçado por seus dados de dinamismo, ou seja, o crescimento das micro e pequenas empresas, que está em torno de 19,43%. Com isso, a necessidade de fomento à criação de novas empresas e o seu respectivo desenvolvimento sustentável, com perspectivas de crescimentos escalonáveis e escaláveis, torna a existência da Incubadora e do presente Projeto de Extensão pertinentes ao incentivo de alunos, egressos e empreendedores locais na discussão e reflexão de assuntos relacionados ao empreendedorismo, além de possibilitar apoio quanto aos alinhamento das ideias de negócio às necessidades de mercado.
Público Alvo
Egressos do IFCE Campus Ubajara Estudantes das Escolas de Ensino Médio de Ubajara Empreendedores da região em busca de aperfeiçoamento Empreendedores e Empresas locais para casos de empresas associadas, desde que enquadrados no público alvo da Incubadora.
Objetivo Geral
Consolidar a Incubadora do IFCE campus Ubajara no processo de geração e aperfeiçoamento de empreendimentos inovadores na região da Serra da Ibiapaba.
Objetivo Específico
Ofertar formação inicial e complementar para empreendedores e para potenciais empreendedores Divulgar a Incubadora de Empresas do IFCE Campus Ubajara Mapear os potenciais de inovação produzidos no campus Ubajara Pesquisar sobre o cenário empresarial da Serra da Ibiapaba Identificar demandas atuais e potenciais para negócios inovadores Ofertar oportunidades de incubação
Metodologia
O projeto de extensão “Incubadora de Empresas do IFCE campus Ubajara: Estímulo ao Empreendedorismo Regional” será desenvolvido de agosto a dezembro de 2022 através do Núcleo Gestor da Incubadora, de professores associados e de profissionais convidados do SEBRAE. O Projeto contará com duas discentes do IFCE campus Ubajara, sendo uma bolsista remunerada e outra voluntária. As bolsistas atuarão vinculadas à incubadora do campus, apoiando ações estratégicas adotadas como etapas processuais em conformidade com o Plano de Ação da Incubadora durante cinco meses. As discentes participarão de atividades como divulgação da Incubadora de Empresas, monitoramento e pesquisa relacionadas ao empreendedorismo e inovação no âmbito da Incubadora, organização de ações de extensão na modalidade de eventos como oferta de mini-cursos, treinamentos, palestras e workshops com base em demandas identificadas. Numa primeira fase serão estruturadas as agendas de trabalho para divulgação da incubadora e das ações de formação. No que diz respeito a esta primeira, serão criados e organizados materiais de divulgação da Incubadora do Campus Ubajara, como Apresentação e Vídeos Institucionais, contendo a elucidação sobre o que é a Incubadora, seus objetivos, atuação e estrutura. Para auxiliar nessa divulgação, será criado e desenvolvido um perfil institucional no Instagram para a Incubadora com compartilhamento de materiais informativos e formativos relacionados ao empreendedorismo, ampliando assim o alcance ao público externo. Ademais, será criado um grupo em aplicativo de mensagens para postagem de materiais e informações relativas à Incubadora. Quanto às ações de formação, ainda em agosto, as discentes da equipe de execução passarão por uma capacitação interna com os docentes empreendedorismo e administração do campus sobre: fundamentos do empreendedorismo; oportunidades, negócios e inovação; Design Thinking; Modelagem de Negócios e Prototipagem; Criação de um novo negócio; Construção de Cenários e Avaliação de Negócios. Em conjunto no o Núcleo Gestor da Incubadora, montarão o programa de multiplicação de educação empreendedora que será voltado ao público externo e interno do Campus Ubajara e ofertado através de eventos de extensão.. Numa segunda fase, as ações de extensão serão ofertadas e vinculadas ao presente projeto, devidamente cadastradas no SIGProext, a saber: palestras, oficinas e minicursos voltados para a comunidade acadêmica e para o público externo ao IFCE. As palestras terão temas como: Incubadora de Empresas do IFCE Campus Ubajara; Identificando Oportunidades de Negócios Inovadores; O que é empreendedorismo? Os minicursos e oficinas terão temas como: Identificando Características do Comportamento Empreendedor (CCEs); Ideação e Modelagem de Negócios; Prototipagem; Plano de Negócios; Plano de Marketing e Plano Financeiro; Autoavaliacão de Negócios. Estas ações serão desenvolvidas no Campus Ubajara com o objetivo de fortalecer a educação empreendedora e subsidiar a incubação de empresas, utilizando como espaços o laboratório de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, o Auditório do Campus e a Incubadora. Quando realizadas externamente, com o objetivo de promoção da educação empreendedora e de divulgação da Incubadora do Campus, serão realizadas nas escolas de Ensino Médio da cidade de Ubajara e em instituições parceiras do Campus. Ainda nesta fase, um outro conjunto de atividades envolverá pesquisas e estudos do cenário econômico e empresarial da Serra da Ibiapaba via internet e banco de dados virtuais para viabilizar a prospecção das oportunidades de empreendedorismo para a comunidade interna com discentes e para comunidade externa junto aos alunos egressos, estimulando a inovação tecnológica em direção à propriedade intelectual e a discussão científica entre alunos do campus, empresas locais e instituições de ensino externas pertencentes à macrorregião do projeto. Todas estas ações prévias visam preparar ambiente propício para o lançamento do primeiro edital de incubação da Incubadora de Empresas do IFCE Campus Ubajara, sendo a terceira fase deste projeto. Nesta, ocorrerá a elaboração, revisão e lançamento de um edital que viabilize a oferta de incubação para 2 vagas de pré-incubação e 2 vagas de para incubação de empreendimentos inovadores. Espera-se englobar um universo de aproximadamente 150 discentes e 100 egressos e comunidade externa em todas as etapas de divulgação, formação e adesão ao edital.