Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Egressos em evidência
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
31/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2022 - Seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Marco
Jijoca de Jericoacoara
Itarema
Cruz
Bela Cruz
Acaraú
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Tarcisio Jose Domingos Coutinho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcela da Silva Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2022 31/12/2022
Maria Suzane dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2022 31/12/2022
Tarcisio Jose Domingos Coutinho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 31/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto está vinculado ao Edital 01/2022/PROEXT e a equipe será atualizada após a seleção dos bolsistas. As políticas desenvolvidas no âmbito do IFCE objetivam a formação profissional, a fim de proporcionar a inserção de seus egressos no mercado de trabalho, assim como proporcionar o desenvolvimento regional e pessoal para transformar a sociedade. Mas as políticas não são eficazes apenas por serem implementadas, é preciso acompanhar, avaliar e realizar ajustes para que alcance os resultados esperados, para tanto o acompanhamento dos egressos é imprescindível. O projeto aqui proposto busca aproximar o IFCE campus Acaraú dos seus egressos, por meio: da criação de perfil no Instagram; da alimentação do Portal do Egresso com informações sobre oportunidades na área acadêmica e mercado de trabalho; da realização de palestras dos egressos para os discentes expondo suas experiências.
Justificativa
É indiscutível a forte relação existente entre as instituições de ensino e a sociedade. Se uma das finalidades dessas instituições é inserir na sociedade diplomados aptos para o exercício profissional, é importante que ela obtenha informações quanto à qualidade desses profissionais que vem formando, principalmente no que diz respeito à qualificação para o trabalho. Assim, a integração com o mercado de trabalho é fundamental. Nesta lógica, destaca-se o egresso - aquele que efetivamente concluiu os estudos, recebeu o diploma e está apto a ingressar no mercado de trabalho - como fator de destaque e fonte de informação à Instituição de Ensino que o formou. Existem poucas informações sobre os egressos do IFCE campus Acaraú em nível de avaliação do curso, contribuição da formação acadêmica para a vida profissional, absorção pelo mercado de trabalho, satisfação profissional, perfil do profissional etc., informações essas necessárias para uma avaliação da formação obtida e, consequentemente, para a melhoria do ensino. Essa "falta de informação" é, fortemente, derivada da falta de aproximação entre a instituição e os egressos. É, pois, imprescindível que sejam executadas ações capazes de gerar aproximação entre o IFCE campus Acaraú e seus egressos, e criar vínculos enquanto ainda são discentes da instituição.
Público Alvo
Egressos do campus Acaraú
Objetivo Geral
Proporcionar a aproximação entre o IFCE campus Acaraú e seus egressos com o fito de viabilizar a retroalimentação de informações pertinentes aos ajustes na execução dos objetivos institucionais.
Objetivo Específico
• Proporcionar momentos de interação e integração entre discentes e egressos; • Produzir material de divulgação de oportunidades de emprego e acadêmicas para os egressos; • Alimentar redes sociais e site institucional com as informações pertinentes; • Incentivar discentes e egressos a manterem vínculos com a instituição.
Metodologia
Na primeira etapa do projeto serão planejadas as ações e definidas as rotinas de execução das mesmas, ou seja, é o momento de planejamento. Na segunda etapa serão criados o perfil no Instagram e o Portal do Egresso no site institucional. Na terceira etapa serão elaborados os materiais para divulgação nas redes e site, esta etapa ocorrerá durante toda a execução do projeto. Na quarta etapa serão convidados egressos para gravar depoimentos para as redes e para fazer palestras com os discentes relatando suas experiências. Para execução dessas etapas a equipe se reunirá quinzenalmente para definir o plano de ação.