Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
29º Torneio Amistoso de Xadrez do IFCE-Acaraú (2º Aberto de Trairi)
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
14/08/2022
Previsão de Fim:
20/08/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
130
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Amontada
Bela Cruz
Cruz
Itapipoca
Itarema
Marco
Massapê
Paracuru
Paraipaba
Pentecoste
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
São Luís do Curu
Sobral
Trairi
Ubajara
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Áudio
Atividades Realizadas:
Oficina
Olimpíada
Nome do Responsável:
Joao Gilberto Goncalves Nunes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Armando Matos Fontenele Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 14/08/2022 20/08/2022
Emanoel Rodrigues Moura Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 2 14/08/2022 20/08/2022
Fabiano de Oliveira Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 2 14/08/2022 20/08/2022
Francisco Gabriel Ferreira Nascimento Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 2 14/08/2022 20/08/2022
Francisco Wender Montenegro Santos Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 2 14/08/2022 20/08/2022
Joao Gilberto Goncalves Nunes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/08/2022 20/08/2022
José Juarez Mendes Júnior Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 2 14/08/2022 20/08/2022
Pedro Alves Pinto Filho Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 2 14/08/2022 20/08/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O XADREZ é um instrumento educativo multidisciplinar que auxilia no desenvolvimento de alguns aspectos do pensamento cognitivo, tais como abstração, memorização, raciocínio lógico matemático dedutivo e indutivo e seu vínculo efetivo com a informática e outras tecnologias da informação permitem aumentar o espectro de sua utilização e abrangência. A realização de Torneio Aberto de Xadrez presencial com a participação de enxadristas dos mais variados níveis com a parceria e patrocínio de entidades públicas ou privadas tem estimulado este esporte no meio escolar e desenvolvido sobremaneira as competências dos discentes no que diz respeito ao raciocínio lógico necessário para as competições de Olimpíadas de Matemática e Física, dentre outras. Estes, por vez, tem dado aos seus municípios de origem uma posição de destaque frente aos outros que não estimulam de forma lúdica a cognição de seus discentes. Trata-se, pois, de uma iniciativa que caminha em sintonia com as novas tendências educacionais do país e do mundo. Estas iniciativas podem germinar agentes enxadristas multiplicadores que, certamente, difundirão a prática pedagógica e esportiva dessa ciência milenar entre seus pares. Com base nesses pressupostos, a realização do nosso Torneio Aberto de Xadrez visa um maior entrosamento entre os diversos praticantes bem como melhorar o desempenho cognitivo de todos os envolvidos, sem faixa etária definida. O presente projeto também almeja proporcionar ferramentas para despertar o desejo dos docentes enxadristas participantes a criarem pequenos clubes de xadrez nas suas escolas, contribuindo sobremaneira a longo prazo para reduzir a evasão escolar com a prática planejada e sistemática desta atividade lúdica que pode ser complementada com a aplicação de outros jogos interativos.
Justificativa
É notório que a maioria dos educandos apresenta inúmeras dificuldades nas disciplinas que exigem o raciocínio lógico-matemático. O Xadrez aplicado de forma estratégica e lúdica pode estimular, facilitar, criar e desenvolver a compreensão das mais diversas situações em que o raciocínio seja necessário. Na busca incansável da melhoria da aprendizagem de nossos educandos e educadores nas disciplinas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias surgiu a ideia de trabalharmos este Projeto durante o aniversário de cada município dos Vales do Curu e do Acaraú, podendo se estender para outras regiões do Estado do Ceará. Quando se trabalha com a população infanto-juvenil-adolescente não se pode preterir do universo lúdico; sendo assim, é imprescindível que todos que atuem na educação com esse público tenham uma noção básica de como a criança e o jovem adolescente se desenvolve através do brincar/jogar. O xadrez é um jogo matemático de estratégias calculadas. Seus movimentos são essencialmente geométricos. É de fundamental importância se estabelecer uma relação saudável entre as áreas de conhecimento e os jogos que mobilizam o raciocínio. A aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo podem e devem ser estimulados e este estímulo é mais surpreendente quando feita de forma prazerosa, rica, criativa e transformadora. O jogo de Xadrez se presta muito bem a esse papel e é considerado por alguns apenas como mais um passatempo. Por mentes mais avançadas é considerado um esporte completo para o intelecto. Em fim, pode-se dizer que o jogo em si é fascinante, não apenas pelas estratégias envolvidas, mas também por disciplinar e aguçar o raciocínio. É um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva. Características de arte e de ciência são intrínsecas às composições enxadrísticas. Sendo o Xadrez aprofundado e difundido como ciência, são oportunizados muitos benefícios tais como o desenvolvimento do intelecto, do caráter, do raciocínio lógico, da concentração e do discernimento entre uma decisão certa ou errada. Oportunizar as crianças, adolescentes, jovens e adultos à prática do Xadrez é excelente recurso para se desenvolver habilidades mentais, pois se trabalha a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a matemática. Todos esses aspectos cognitivos são essenciais para o desenvolvimento de um cidadão e, consequentemente, para a sociedade onde o mesmo está inserido.
Público Alvo
Comunidade enxadrista dos municípios envolvidos na ação.
Objetivo Geral
Oportunizar a integração dos enxadristas dos diversos municípios do Estado do Ceará que queiram se envolver nas ações deste projeto.
Objetivo Específico
• Desenvolver e/ou aperfeiçoar o raciocínio lógico matemático indutivo e dedutivo e o espírito competitivo de todos os enxadristas envolvidos. • Promover a integração dos enxadristas profissionais e amadores dos diversos municípios do Estado do Ceará que participarem das ações deste projeto, como estímulo para que nossos munícipes despertem o interesse para competições regionais, estaduais e até mesmo a nível nacional e internacional. • Difundir os nomes dos municípios envolvidos como incentivadores desse jogo-esporte-ciência milenar. • Tornar o Torneio Aberto de Xadrez uma atividade integrante do calendário de ações municipais de Trairi, futuramente com realização SEMESTRAL.
Metodologia
SÃO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS: . Será realizado um Circuito de Xadrez em dois turnos (Torneios), com intervalo de uma quinzena entre os dois, exclusivamente com jogadores do município de Trairi. Este Circuito servirá de aquecimento e preparação para o Torneio Aberto feito em seguida. • Os dois Torneios do Circuito serão realizados no município de Trairi, na sede do SISPUMT(Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Trairi), no turno MATUTINO de DOMINGO. • Já o Torneio Aberto será realizado na sede do município de Trairi em um ambiente reservado de uma escola, no turno VESPERTINO (tarde) de um sábado, para dar condições de recepcionar jogadores vindos de outros municípios no turno matutino. • O Torneio Aberto será organizado em UMA ÚNICA CATEGORIA MISTA, comportando no máximo uma quantidade compreendida entre 20 (vinte) a 64 (sessenta e quatro) DUPLAS, • Como haverá grande concentração/aglomeração de pessoas vindas de partes diversas do Estado do Ceará, o uso de máscara que não é mais obrigatório, será recomendado, mas com uso facultativo. • A Coordenação do Projeto será responsável em delegar funções para o bom andamento das atividades, preservação do patrimônio e da disciplina interna ao longo de todo o processo da realização dessa atividade. • A Coordenação do Projeto também terá a missão de realizar reuniões de planejamento e execução, inscrições, registros e divulgação, bem como de avaliação de toda a dinâmica da ação desenvolvida. SÃO PRINCIPAIS METAS: . Realizar um grande evento que seja capaz de agradar 100% dos envolvidos direta ou indiretamente na atividade. • Alcançar o envolvimento de enxadristas representantes de ao menos 75% dos municípios circunvizinhos de Trairi, das regiões dos Vales do Curu e do Aracatiaçu, bem como dos Vales do Acaraú e Vale de Sobral, dentre outros onde haja enxadristas interessados em participar. SÃO PRINCIPAIS AÇÕES: . Divulgar o projeto por meio das mais diversas redes sociais disponíveis e com maior visibilidade na região. • Divulgar os municípios parceiros e demais entidades envolvidas na ação. • Captar apoio e recursos financeiros do comércio local para implementação da logística necessária. • Estimular a participação da comunidade enxadrística dos vários municípios. • Divulgar e fazer cumprir os REGULAMENTOS das competições. • Promover o Xadrez como um instrumento lúdico-pedagógico de integração social e como esporte acessível para todos, independente de faixa etária. SÃO RESULTADOS ESPERADOS: . Satisfação plena de ter participado do evento por todos os envolvidos na ação; • Maior socialização/integração dos jogadores dos diversos municípios participantes; • Melhoramento na convivência com ética e espírito de solidariedade e de competição olímpica. • Que todos os participantes, inclusive docentes e discentes envolvidos, tenham despertado o forte desejo de participar de clubes escolares ou comunitários de Xadrez na sua comunidade sempre com o intuito de universalizar gratuitamente em seu entorno tudo aquilo que de bom o xadrez proporciona. SÃO MATERIAIS NECESSÁRIOS: 65 (sessenta e cinco) jogos de Xadrez Jogos de Xadrez com Tabuleiros (*) 65 (sessenta e cinco) Relógios de Xadrez (*) 65 (sessenta e cinco) mesas com 2 (duas) cadeiras cada (* *) Kit multimídia (Projetor, Notebook, Caixa de Som e Microfone) (* *) Material de secretaria/escritório (Fita gomada, caneta porosa, grampeador, papel ofício) Premiação em espécie (dinheiro vivo) / Medalhas/ Troféus. Crachás/ Súmulas / Prismas Numeradores de Mesa/ Faixa/ Banner do Evento. Premiações: (P/Torneio Aberto): 22 (vinte e duas) medalhas personalizadas, + 3 (três) troféus artesanais de acrílicos personalizados (p/ 1º, 2º e 3º lugares), + valor (R$$$) em espécie. (P/Torneios do Circuito): 20 (vinte) medalhas personalizadas. Água e Lanche (Sugestão: café, salgadinhos/biscoitos ou frutas. Ex.: melancia fatiada) Sineta e cronômetro para arbitragem. (*) LEGENDA: (*) Será providenciado pela Organização do Torneio. (**) Será emprestado por algum apoiador. SÃO REFERÊNCIAS PARA ESTA AÇÃO: BECKER, Ideal. Manual de Xadrez. Ed. 19. São Paulo: Nobel, 1987. D’AGOSTINI, Orfeu G. Xadrez Básico. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1980. ELKONIN, Daniel B. Psicologia do jogo. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. MAIA JÚNIOR, Francisco Ari. Leis do Xadrez Comentadas. 3. Ed. Liga Brasileira de Xadrez.