Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Empreendedorismo é o Futuro
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
22/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Incubadoras
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Elisangela de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandre Freitas Batalha IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2022 22/12/2022
Antonio Carlos Neto de Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2022 16/12/2022
Marcela da Silva Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2022 22/12/2022
Maria Elisangela de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 22/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão “EMPREENDEDORISMO É O FUTURO” é resultado da seleção simplificada de projeto de extensão para NAPNES, Comissão de Egressos, NEABIS e Incubadora de Empresa - Edital 01/2021 – CERE/ACA -Edital para seleção interna simplificada de bolsistas para atuar em projetos extensionistas. Quando se fala em empreendedorismo, vem à cabeça apenas abrir uma empresa, mas é importante expandir esta visão. O termo, na verdade, está relacionado a toda uma mentalidade, capaz de auxiliar o desenvolvimento humano e fornecer novas perspectivas para o futuro. O resultado é a melhoria da inteligência emocional e a capacidade de reagir de forma adequada diante dos imprevistos e das dificuldades. O projeto Educar para o Futuro apresenta-se como uma ação para sensibilizar e incentivar o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, por meio de ações desenvolvidas pela Incubadora de Empresas do IFCE campus Acaraú.
Justificativa
Os avanços tecnológicos têm trazido consigo transformações não apenas no processo produtivo, mas no mercado de trabalho e na sociedade. Esta situação vem moldando a exigência de novas habilidades numa realidade tão competitiva. O empreendedorismo incentiva e busca o desenvolvimento de habilidades e competências que formam um cidadão autônomo e proativo. Isso contribui de forma significativa para sua prontidão diante de desafios profissionais e pessoais. Diante disso, eles estarão prontos para um mundo do trabalho mais rápido, dinâmico e tecnológico. Dessa forma, há um estímulo para o desenvolvimento de competências e habilidades que os transformarão em cidadãos críticos, criativos, autoconfiantes e independentes, que passam a enxergar os seus objetivos com mais clareza. Além disso, eles terão consciência maior sobre si mesmos, buscando caminhos viáveis de acordo com o seu perfil. Isso faz com que eles desenvolvam suas escolhas com mais independência, o que reflete na sua vida pessoal e profissional. Atuar na temática do empreendedorismo estão entre os objetivos presentes no PDI do IFCE e coaduna com outras políticas que têm sido implementadas nos últimos anos na instituição, como a criação das Incubadoras de Empresas. O projeto aqui proposto baseia-se na ação conjunta de conhecimentos movimentando-se entre ensino-pesquisa-extensão.
Público Alvo
Professores e estudantes de nível médio da rede pública e privada; ● Comunidade externa interessada na temática;
Objetivo Geral
Incentivar o desenvolvimento da mentalidade empreendedora a fim de desenvolver competências e habilidades empreendedoras no público alvo.
Objetivo Específico
• Produzir material de divulgação de conteúdos relacionados a empreendedorismo; • Realizar momentos de discussão e debate com a comunidade interna e externa sobre empreendedorismo. • Incentivar o desenvolvimento de habilidades empreendedoras; • Alimentar redes sociais e site institucional com as informações pertinentes;
Metodologia
O projeto “EMPREENDEDORISMO É O FUTURO” está constituído em etapas. A primeira etapa do projeto acontecerá no mês de agosto, nesta etapa serão planejadas as ações e definidas as rotinas de execução das mesmas, ou seja, é o momento de planejamento onde será definido cronograma das ações que serão desenvolvidas junto aos alunos com apoio dos professores em sala de aula, criação de cronograma para produção de conteúdo de divulgação do perfil da incubadora e momentos de estudo. Na segunda etapa no mês de setembro, começa a execução do cronograma de ações de sensibilização e divulgação da incubadora de empresa junto à comunidade acadêmica, juntamente com a elaboração de materiais para divulgação no perfil da incubadora no Instagram. Essas ações iniciam na segunda etapa e se estendem até o término do projeto. Na terceira etapa- outubro a novembro, serão convidados jovens empreendedores, de preferência egressos e os também egressos que foram incubados na incubadora-para gravar depoimentos para as redes sociais do Campus e perfil da Incubadora de Empresa, bem como a realização do evento da incubadora de empresa contando com a participação dos mesmos relatando suas experiências. Na quinta etapa- mês de dezembro será realizado o evento de culminância do projeto no dia 07/12 onde serão apresentados para comunidade interna e externa os resultados obtidos com o projeto “EMPREENDEDORISMO É O FUTURO”.