Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Terra dos bons ventos de negócios empreendedores e sustentáveis
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
27/07/2022
Previsão de Fim:
25/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Afia Suely Santos da Silva de Almeida
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Afia Suely Santos da Silva de Almeida IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 28/02/2023 25/08/2023
Afia Suely Santos da Silva de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/07/2022 27/02/2023
ANA BARBARA DA SILVA NASCIMENTO Colégio Marista de Brasília -EM, MARISTÃO Integrante Sem vínculo Não 1 27/07/2022 25/08/2023
Ana Cristina de Lima e Souza Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/07/2022 25/08/2023
Edson Vieira de Paula Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/07/2022 25/08/2023
Elsine Carneiro Falcao IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/07/2022 25/08/2023
Eveline Porto Sales Aguiar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/02/2023 25/08/2023
Marcia de Negreiros Viana IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/07/2022 27/02/2023
Marcia de Negreiros Viana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/02/2023 25/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
ORIENTAÇÃO ÉTICA PARA NEGÓCIOS VISANDO O INCENTIVO AO FORTALECIMENTO DE NEGÓCIOS EMPREENDEDORES NO MUNICIPIO DE ARACATI Evento
Apresentação
Dialogar,debater, apoiar e assessorar representantes da Comunidade Vila da Volta do Município de Aracati - Ceará sobre as possibilidades de empreender dentro da própria comunidade na criação de negócios formais, éticos e sustentáveis a partir de do planejamento de serviços de atendimento tendo por base a criação de uma cafeteria e lojinha com venda de produtos produzidos na comunidade.
Justificativa
A iniciativa de efetivar um projeto ocorreu a partir de diálogos e debates realizados desde 2021 no qual foram realizados eventos de roda de conversa e palestra que tiveram a participação de representantes da comunidade Vila da Volta em especial membros da comunidade ligados ao Instituto Estrela do Mar de Arte e Cultura. Esses eventos realizados visavam contribuir para fomentar e fortalecer o empreendedorismo na comunidade de forma planejada, ética e sustentável a partir de um diagnóstico local tendo por base o projeto sustentabilidade, economia solidária e turismo comunitário da Vila da Volta (projeto do Instituto Estrela do Mar de Arte e Cultura). No mês de junho de 2021, fomos convidados por representantes da Comunidade da Vila da Volta do Município de Aracati - Ceará ligados ao Instituto Estrela do Mar de Arte e Cultura para conhecer e se possível apoiar um projeto na comunidade que se chama projeto sustentabilidade, economia solidária e turismo comunitário da Vila da Volta. Vale salientar que um dos integrantes do Instituto é egresso do Curso Superior em Tecnologia em Hotelaria. Em geral a equipe do IFCE formada por professores, considerou interessante a proposta do projeto do Instituto e que era possível como representes do IFCE contribuir e iniciar a construção de uma possível parceria com a comunidade. Vale salientar a comunidade escolhida se deu também em virtude a partir de um estudo realizado por um aluno do Curso de Tecnologia em Hotelaria que desenvolveu sua pesquisa de TCC entitulada “O Turismo de Base Comunitária: potencialidade para o crescimento na Vila da Volta – Aracati – Ceará” no qual apresentou que na comunidade predomina a pesca artesanal e agricultura familiar e as atividades do turismo comunitário que vêm sendo realizadas em sua grande parte por associações comunitárias da localidade com o apoio da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede TUCUM). E que a comunidade ainda não possui uma boa situação econômica e infraestrutura adequada para neg´cios , mas com potencial de crescimento referente aos seus atrativos geográficos, ambientais e culturais. Acredita- se como equipe que é interessante podermos aprofundar as relações com a comunidade buscando incentivar e apoiar seu potencial empreendedor referente ao turismo, hospitalidade e lazer que possa favorecer a geração de emprego e renda.
Público Alvo
Comunidade Vila da Volta do Município de Aracati
Objetivo Geral
Incentivar, apoiar e orientar o desenvolvimento do empreendedorismo na Comunidade da Vila da Volta do Município do Aracati em prol de geração de emprego e renda com a geração de novos e fortalecimento de negócios formais, éticos e sustentáveis , emprego e renda.
Objetivo Específico
- Fazer o mapeamento das potencialidades empreendedoras locais da Comunidade Vila da Volta ligadas ao turismo, cultura, gastronomia, artesanato, agronegócios e meio ambiente; - Fomentar a participação da juventude nos processos de debate sobre questões atividades econômicas locais; - Orientar ações voltadas ao desenvolvimento da gastronomia ao aproveitamento de produtos e alimentos produzidos na comunidade por pequenos produtores; - incentivar boas práticas sanitárias na manipulação de alimentos; - Orientar ações de negócios que visem a implementação de práticas de sustentabilidade ambiental; - Promover eventos ligados ao turismo, hospitalidade e lazer que possam incentivar e fortalecer negócios; - Promover eventos ligados ao direito do consumidor e a ética empresarial; - Promover eventos que incentivem e fortaleçam o empreendedorismo; - incentivar os empreendedores a realizar ações de sustentabilidade dentro da comunidade;e - Estimular o pensamento crítico e reflexivo em relação ao comportamento da equipe em relação ao inter-relacionamento ao desenvolvimento dos negócios sobre o prisma da ética.
Metodologia
No primeiro momento ocorrerá reunião com membros da Comunidade Local Vila da Volta ligados inicialmente ao Instituto Estrela do Mar com o intuito de dialogar e debater os objetivos propostos com a definição de um cronograma e um plano de ação que contemple o período estipulado pelo projeto. A divulgação ocorrerá prioritariamente nas redes sociais (utilizando principalmente o whatsApp, facebook e instagram). Além disso, será feita divulgações em site e folders. Para desenvolver ações que desenvolvam a temática ética foi convidada a docente externa Prof.ª Dr.ª Ana Bárbara da silva Nascimento (ID Lattes: 1380132748243477) que fará ações em conjunto com o Prof. Ms Edson de Paula Júnior em virtude do seu amplo conhecimento da temática e já ter participado de ações de extensão junto ao IFCE em parceria com a SEFAZ/CE com a temática Educação para a Ética em 2020 e recentemente em 2022 Ética nos Negócios.