Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento de Egresso do campus Limoeiro do Norte
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
23/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Programa de Acompanhamento de Egressos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Paulo de Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Carmem de Oliveira Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2022 23/12/2022
Antonio Eudson Costa Cabo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 23/12/2022
Joao Paulo de Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 23/12/2022
Jonathan Farias e Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2022 23/12/2022
Nayara Coriolano de Aquino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 23/12/2022
Samara Leitao de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2022 23/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.000,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará instituiu no ano de 2018, por meio da Resolução número 106 do seu conselho superior (CONSUP), o Regulamento do Programa de Acompanhamento aos Egressos dos seus cursos regulares. Tal instrumento preconiza a importância da promoção de ações que visam acompanhar o itinerário profissional do egresso. Seguindo as orientações do documento supracitado, o IFCE campus Limoeiro do Norte, por meio de sua Comissão Permanente de Acompanhamento de Egressos(CPAE), instituída pela portaria n° 90/GAB-LIM/DG-LIM/LIMOEIRO, de 01 de junho de 2022, promoverá um conjunto de ações visando construir uma base de informações e de comunicação com os seus egressos que servirá de suporte para tomada de decisões de forma a propiciar um gerenciamento adequado das ações que serão promovidas no campus, garantindo um acompanhamento mais efetivo e amplo dos profissionais formados na Instituição.
Justificativa
Conhecer o egresso, suas potencialidades e fragilidades é conhecer sobre a própria Instituição em que se deu a sua formação profissional. Por isso é tão necessário que o estabelecimento de ensino acompanhe os profissionais que formou. O acompanhamento do egresso pela entidade formadora permite lançar um olhar crítico sobre si, autoavaliando-se e gerando elementos para a tomada de decisões em relação ao pensar e agir institucional, retroalimentando o seu processo de desenvolvimento. Mas para que esse acompanhamento seja efetivo e eficaz e que as conclusões retratem da maneira mais fiel possível o conjunto dos egressos, é necessário que a instituição possua de forma organizada e atualizada os dados deste público. Por isso o acompanhamento dos egressos deve iniciar por um levantamento cuidadoso dessas informações, seguindo de um tratamento adequado, incluindo a categorização do público e disponibilização por meios que facilitem consultas, análises, comparações, conclusões, levantamento de premissas e de descobertas, de forma rápida e segura por aqueles que deverão acompanhar o itinerário desse público, bem como, pelas entidades públicas ou privadas que poderão utilizar essas informações para encontrar profissionais de acordo com suas necessidades.
Público Alvo
Estudantes egressos do IFCE campus de Limoeiro do Norte.
Objetivo Geral
Acompanhar o itinerário profissional do egresso, na perspectiva de contribuir para sua inserção no mundo do trabalho e de retroalimentar o processo de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão do IFCE campus Limoeiro do Norte.
Objetivo Específico
1. Levantar dados de formação dos egressos (curso, ano, cidade, informações sobre o estágio etc.) e dados sobre a situação atual de empregabilidade e de sua formação continuada; 2. Possibilitar que entidades públicas e privadas tenham acesso a informações sobre a formação profissional dos egressos formados no campus Limoeiro do Norte e aos dados necessários para estabelecimento de contato com o profissional; 3. Garantir a interação e troca de informações entre os egressos e entre estes e o campus Limoeiro do Norte, por meio da CAEAE; 4. propiciar aos egressos maior acesso às oportunidades do mundo trabalho e de formação continuada e aos eventos promovidos pelo IFCE ou por outras entidades parceiras; 5. possibilitar que os egressos tenham acesso a conhecimentos voltados para o empreendedorismo; 6. Despertar na comunidade maior valorização pelo profissional formado no campus Limoeiro do Norte.
Metodologia
O presente projeto se desenvolverá a partir da execução das seguintes ações/etapas: (1) Extração de planilhas de dados dos egressos a partir do sistema Q-acadêmico e análise de informações relacionadas ao estágio supervisionado realizado durante a sua formação; (2) Aplicação de formulário eletrônico para obtenção de informações sobre a situação de empregabilidade e formação continuada dos egressos, entre outros aspectos importantes para o acompanhamento do egresso, como dificuldades encontradas no mercado de trabalho, limitações percebidas na formação obtida, perfil profissional exigido pelas empresas e sugestão de cursos/oficinas para formação continuada. Os egressos formados a menos de um ano serão contactados por telefone e e-mail e os demais apenas por e-mail; (3) Tratamento dos dados coletados: categorização do público alvo por curso, ano/período de formação, etc.; (4) Criação de Dashboard e disponibilização na página da CAEAE para divulgação dos resultados da análise dos dados coletados permitindo consulta pública aos interessados em conhecer melhor os egressos; (5) Criação da lista institucional de e-mails “egressos.limoeiro@ifce.edu.br” e desenvolvimento de grupo dentro da plataforma das listas para interação entre os egressos e entre este e a instituição por meio da CAEAE; (6) Criação de espaço na página oficial da CAEAE-Limoeiro para divulgação contínua de oportunidades de emprego, eventos, concursos e cursos de formação continuada para os egressos; (7) Estabelecimento de parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) de Limoeiro do Norte para obter acesso às oportunidades de emprego disponibilizadas diariamente pelo instituto e repassá-las automaticamente aos egressos por meio da lista de e-mails institucional. (8) Realização de atividades de formação em empreendedorismo em parceria com Coordenação de extensão do campus, por meio do programa de incubadora de empresas. Nessas atividades os egressos serão convidados a participarem como espectadores ou mesmo atuando na própria realização do evento, compartilhando a sua experiência profissional; (9) Realização de entrevistas em microvídeos com egressos que obtiveram sucesso no mercado de trabalho, seja como trabalhadores ou empresários, e/ou como pesquisadores na área de sua formação. Os vídeos serão divulgados em eventos do campus (acolhida de novas turmas, semanas de cursos, divulgação de vagas no processo seletivo etc) e nas mídias sociais do campus.