Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO DE APOIO VRTUAL AO DESENVOLVIMENTO SUTENTÁVEL DA AGROPECUÁRIA NO SEMIÁRIDO E COMBATE A DESERTIFICAÇÃO - 2022
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Roberto Henrique Dias da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Elayne Cardoso de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/08/2022 30/12/2022
Joao Paulo de Holanda Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Roberto Henrique Dias da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE CAMPUS CRATEÚS Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A agropecuária tem se constituído ao longo do tempo, na atividade básica das populações rurais, exercendo uma grande importância econômica e social para o Nordeste gerado ocupação, emprego e renda. Entretanto cerca de 70% dessa região é constituída por semiárido, e caracterizada por condições climáticas específicas, tais como: forte insolação, temperaturas relativamente altas e regime de chuvas marcado pela escassez, irregularidade e concentração das precipitações num curto período, em média, de quatro meses, apresentando reservas de água insuficientes em seus mananciais reservatórios naturais ou artificiais. Esses fatores acarretam estiagens prolongadas, resultando em um déficit hídrico, e consequentemente, em falta de forragem para os animais, dos quais muitas vezes, acabam morrendo por causa da fome. Onde, os produtores ao perderem seu rebanho e se veem obrigados a abandonarem sua propriedade e partirem para cidade em busca de outra fonte de renda (êxodo rural). Como uma solução para viabilizar os problemas existentes na região, surge como alternativa, o cultivo de espécies forrageiras adaptadas às condições locais, tais como, as cactáceas, merecendo um destaque maior para plantas como a palma forrageira, pitaya e algumas gramíneas que servem para alimentação animal e humana. Também podemos destacar a importância da criação de animais adaptados as condições locais como: a criação de ruminantes, criação de abelhas e outras espécies vegetais e animais principalmente nas áreas com vegetação nativa, onde se deve buscar a produção integrada com a preservação e combate a desertificação neste ambiente.
Justificativa
O projeto justifica-se devido à dificuldade de acesso ao conhecimento técnico pelos produtores rurais sobre o manejo correto para criação de ruminantes, criação e manejo de abelhas, cultivo de cactos para utilização na alimentação humana e animal com espécies adaptadas a nossa região, e consequentemente a morte dos animais por desnutrição e o insucesso da atividade. O acesso a este conhecimento pode evitar a desistência da atividade rural pelo produtor e sua saída do campo para buscar nas cidades uma nova opção de renda, pois o projeto visa evitar o êxodo rural. O projeto se justifica também pela sua contribuição no desenvolvimento de uma consciência para preservação ambiental e para o combate à desertificação.
Público Alvo
Produtores, empresas, ONG, associações, cooperativas, estudantes, professores e técnico de outras Instituições que desenvolvam atividades agropecuária e que tenham a atividade rural como uma das suas fontes de exploração econômica ou de preservação ambiental.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo principal difundir e orientar de forma virtual a implantação de projetos e o manejo da criação de animais (abelhas, ruminantes e outros), cultivo de ferrageiras, cultivo de cactos e gramíneas além de outras plantas como fonte de alimento estratégico para seres humanos e animais principalmente no período seco, através da orientação técnica e de unidades demonstrativas além de fortalecer o conhecimento entre o público alvo sobre o combate a desertificação.
Objetivo Específico
Desenvolver e implantar projetos para exploração da apicultura, meliponicutura e outras criações de animais de forma sustentável; Organizar e conduzir um grupo virtual de produtores para divulgação e discussão de tecnologias em apicultura e outras áreas; Capacitar e orientar os produtores de forma correta no cultivo de espécies vegetais adaptadas ao semiárido; Capacitar e orientar os produtores de forma correta no manejo da criação de animais adaptadas ao semiárido; Promover o aumento da disponibilidade de alimento para os animais criados e explorados de forma racional e econômica; Orientar na implantação e condução de projetos agropecuários. Gerar ocupação e renda para os pecuaristas; Repassar conhecimentos técnicos aos produtores através do trabalho de extensão, na tentativa de reduzir o índice de mortalidade dos animais; Auxiliar os produtores nos tratos culturais e no controle de pragas que atacam as culturas agrícolas e os animais; Fortalecer a tecnologia de cultivo, conservação e armazenamento da palma e outras forrageiras; Combater a desertificação com uso de técnicas e manejos adequados no cultivo da palma; Fortalecer parcerias do IFCE com empresas, produtores rurais, associações, cooperativas e outros parceiros que tenham interesse. Fortalecer a melhoria da qualidade de vida dos produtores através dos conhecimentos adquiridos e aplicados nas suas atividades diárias; Melhorar a segurança alimentar da população através de produtos produzidos com baixa contaminação química e microbiológica. Evitar o êxodo rural.
Metodologia
O projeto será divulgado junto as comunidades de produtores, associações, empresas governamentais e não governamentais através de e-mails, rede social e outros. Os interessados poderão entrar em contato com o coordenador do projeto, mas depois deverão encaminhar uma solicitação para o e-mail do coordenador do projeto solicitando a sua intensão de participar, e assim, formalizando sua participação. O trabalho será realizado através de oficinas virtuais pelo Google Meet, palestras virtuais pelo Google Meet e grupo virtual de produtores pelo WhatsApp , onde na ação serão discutidos com o produtor, empresário e outros, as suas necessidades e problemas para possíveis soluções através de orientações técnicas e demonstrações práticas de forma virtual e caso haja disponibilidade até de forma presencial. Caso o IFCE não possa disponibilizar transporte para apoio ao deslocamento do professor o produtor, empresa, associação ou cooperativa poderão se responsabilizar pelo apoio ao deslocamento e estadia do professor e estudante do IFCE que estiverem desenvolvendo a ação de extensão. Os trabalhos de orientação também poderão ocorrer de forma presencial se houver condições. As oficinas e palestras virtuais serão agendadas de acordo com a necessidade dos produtores e discutidos com os mesmos os temas, horários, número de participantes e o tempo de cada ação. No caso do grupo de produtores pelo WhatsApp, os participantes serão inseridos pelo administrador do Grupo que serão os professores do IFCE que participam desse projeto. Os alunos do IFCE participaram das ações como participantes das oficinas, palestras e do grupo do WhatsApp se desejarem participar. A participação do Campus de Crateús nesse projeto se dará através da participação do Prof. João Paulo de Holanda Neto, onde mesmo poderá ministrar palestras virtuais , oficinas virtuais quando houver demanda dos produtores e como administrado do grupo Apicultura Tropical no WhatsApp colaborando com divulgação de tecnologias além de participar dos planejamentos das ações deste projeto.