Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
06/01/2025
Previsão de Fim:
23/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Questionário
Seminário
Testes Objetivos
Testes Subjetivos
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Redes sociais
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cristiene Ferreira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiene Ferreira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/01/2025 23/12/2025
Fabiana Rodrigues Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 21/01/2025 23/12/2025
Joao Victor Sousa de Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 21/01/2025 17/04/2025
Rafael Marques do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 17/04/2025 23/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
« Atelier FLE de lecture express.com-en ligne » : les nuits de la lecture 2025 et les patrimoines... Evento
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE tem o compromisso de promover o desenvolvimento de projetos, estudos científicos e trabalhos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. No desempenho deste propósito, o Instituto proporciona aos seus alunos, servidores, professores e à comunidade externa ações que priorizem suas necessidades de qualificação, capacitação e de busca de novos conhecimentos. Assim, este projeto figura apenas uma dessas ações que primam pela comunhão entre o ensino, a extensão do mesmo, e que apresentam e preparam terreno fértil para estudos científicos na academia. No âmbito das ações de extensão, o « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » é um projeto cujas ações estratégicas desenvolvidas são oportunidades significativas de contato com aspectos linguísticos (gramaticais, lexicais, fonéticos e fonológicos) em diversas situações de uso da Língua Estrangeira (LE). Essas ações oferecem atividades práticas de compreensão e expressão oral e escrita úteis ao desenvolvimento da comunicação em LE. Nesse sentido, o projeto vem de encontro às freqüentes solicitações dos alunos ao propor suporte prático à superação das carências, dificuldades e/ou déficits do aprendiz nas suas habilidades de leitura e de produção oral em LE. Este projeto possibilita desenvolver atividades em sala de aula, virtual ou presencial, que, promovam a interação do aprendiz com os outros, sua participação ativa, sua autonomia, e que possibilitem ele próprio observar e verificar a existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em LE. No propósito da realização de suas ações diversificadas e expansivas, este projeto elege a modalidade presencial e/ou permite a abrangência da modalidade da EAD para desenvolver suas atividades, sejam elas síncronas e/ou assíncronas e, ainda, permite adotar o Google Classroom e o Google Meet como suportes de acesso dos participantes à sala de aula virtual, conforme orientações prévias do IFCE.
Justificativa
O projeto « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » justifica-se pela finalidade de promover regularmente, junto ao público alvo do IFCE e a comunidade externa, ações educativas que visam desenvolver atividades de compreensão e expressão oral e escrita inerentes à comunicação em Língua Estrangeira (LE). Considerando a grande diversidade de eventos realizados no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), este projeto reconhece a necessidade de maior ocorrência das atividades de leitura e produção oral em cursos regulares de Língua Estrangeira (LE) e, nessa perspectiva, justifica-se por oferecer suporte prático à superação das carências, dificuldades e/ou déficits do aprendiz nas suas habilidades de leitura e de produção oral em LE. Na delimitação da abrangência deste projeto, a proposta inicial foca abordagem no desenvolvimento da aprendizagem da Língua Estrangeira (LE), por considerar baixa a ocorrência de prática de leitura e produção oral em sala de LE, sendo esta prática uma solicitação frequente por parte dos alunos. Nesse contexto, este projeto justifica-se pela oportunidade de enfrentamento e superação das dificuldades do aprendiz nas suas competências de leitura e expressão oral.
Público Alvo
O projeto « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » (e seus desdobramentos) é destinado ao público do IFCE (alunos, professores e servidores) e a comunidade externa. Pessoas que tenham o ensino fundamental II completo e conhecimento prévio do idioma (sendo necessário, no mínimo, o básico de 120h/a), ou seja, jovens e adultos em busca de qualificar e complementar sua formação profissional e/ou expandir novos conhecimentos. A seleção do público alvo é realizada por sorteio do nº de inscrição realizada via Formulário Google disponível no site do IFCE. Após o preenchimento das 20 vagas ofertadas é gerada uma lista de espera por ordem de inscrição dos demais candidatos. Na aplicação de suas atividades em sala de aula virtual, o público externo pode ter sua abrangência para além dos estados da federação brasileira, uma vez que a internet possibilita o acesso a todo público externo (sempre dentro do limite do número de vagas ofertadas e/ou disponíveis). Obs: havendo vagas ociosas pode ser enviado convocação e/ou convite para os inscritos em lista de espera.
Objetivo Geral
Este projeto pretende inicialmente criar o « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » e, junto ao público alvo, criar em sala de aula, seja ela física ou virtual, um espaço para a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral em Língua Estrangeira (LE), sendo a Língua Francesa o primeiro idioma a ser contemplado na execução deste projeto (seguido do Espanhol e do Inglês). Assim, o projeto tem o objetivo inicial de desenvolver as habilidades de compreensão e de expressão em diversas situações comunicativas, por meio do estudo de textos selecionados (e/ou de gêneros textuais) sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos. Esse estudo de textos e/ou de gêneros textuais visa promover o desenvolvimento das competências linguística, sociolinguística e pragmática, podendo abordar temas variados e de interesse dos participantes, bem como abordar estruturas linguísticas (de nível iniciante e/ou intermediário), no propósito de aperfeiçoar os atos de fala na comunicação em Língua Estrangeira (francês, espanhol, inglês ,..). Nessa perspectiva, o ‘Club’ oferece ao aprendiz oportunidade singular à superação das dificuldades inerentes à aprendizagem e a comunicação em LE.
Objetivo Específico
• oferecer ao aluno um espaço, físico e/ou virtual, para desenvolver atividades de compreensão e expressão oral e escrita, com foco na prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral (na abrangência do nível iniciante e/ou intermediário) ; • promover a exposição dos alunos à diversidade de textos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...) e/ou de gêneros textuais, visando a compreensão e expressão oral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3, MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes e criar condições de trabalho que visem o enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua, na fonética..., dentre outros aspectos ; • orientar e desenvolver o estudo de textos selecionados e/ou de gêneros textuais, sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos, na promoção das atividades de: escuta, leitura, repetição, conversação, discussões, debates, dentre outras ; • adotar ações estratégias (observando o nível de cada grupo/atelier) que visam o desenvolvimento da competência leitora e produção oral, tais como promover: o diálogo; o jogo de interpretação/encenação; o jogo de palavras/numéricos, os jogos fonéticos; a escuta de documentos sonoros; a leitura (silenciosa e/ou em voz alta, imagética, participativa/coletiva...); a repetição (de palavras/frases); a contação de histórias; a apresentação (exposé) de variados temas; o teatro; a imagem; a canção, a adivinhação, adoção de um “partenaire linguistique” visando a motivação/participação nas atividades, dentre outras ; • orientar, aplicar, corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais e escritos, individuais ou em grupos, observando o nível de conhecimento da língua dos grupos participantes (iniciante e/ou intermediário); • levar o aluno à observar e verificar a existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em FLE ; • promover a interação do aprendiz com os outros (inclusive por meio da adoção de um “partenaire linguistique” visando a motivação/participação) , sua participação ativa, suas reflexões críticas e sua autonomia no uso e aprendizagem da língua ; • capacitar os alunos ao uso da Língua Francesa, para que eles se expressem e compreendam no idioma em diversas situações comunicativas da vida cotidiana; • desenvolver as competências linguísticas, sociolinguística e pragmática (discursivas e funcionais) em língua francesa, considerando as habilidades comunicativas de interação, compreensão e expressão da língua (oral e escrita), na abrangência dos níveis básico e intermediário, capacitando os participantes ao uso do idioma em situações comunicativas da vida cotidiana; • estudar regularidades e particularidades da estrutura léxico-gramatical da língua; • estudar aspectos socioculturais do universo da francofonia. (...).
Metodologia
No propósito do planejamento e realização de suas ações, o « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » oferece inicialmente três ‘ateliers de leitura e expressão oral em LE’: em francês, inglês e espanhol. É previsto para a realização das atividades de cada atelier a oferta de 60h/a (por semestre), à serem distribuídas de modo regular e na constância de dois encontros semanais. Cada ATELIER LE adota a modalidade da EAD para desenvolver suas atividades, sejam elas síncronas e/ou assíncronas e, ainda, adota o Google Classroom e o Google Meet como suportes de acesso à sala de aula virtual, conforme orientações do IFCE. Em síntese, o Google Classroom é o ambiente virtual para a realização de cada atelier, (podendo haver adoção de variadas mídias/aplicativos do universo digital), onde ocorrerá aula expositiva online via Google Meet com slides em ppoint e aplicação/correção de exercícios orais e/ou escritos e/ou questões Google Forms..... e/ou videoaula de reforço gravada e postada. O link/Meet de acesso aos encontros/aula será disponibilizado no Mural do Classroom momentos antes do início da aula. É necessária a presença online dos alunos em sala virtual para que as atividades propostas sejam desenvolvidas e os objetivos deste projeto sejam alcançados. A abordagem metodológica propõe aula expositiva dialogada, na qual será considerado o conhecimento de mundo dos alunos e sua construção de maneira reflexiva. As atividades são desenvolvidas levando em conta o nível de conhecimento dos participantes no idioma, bem como suas carências na prática da leitura e da expressão oral. De modo regular e gradual, os dossiers e exercícios (previamente preparados/elaorados) serão solicitados/aplicados, procurando sanar dúvidas e dificuldades dos alunos em relação à comunicação em LE. As atividades buscam promover um processo dinâmico do aprendiz pela sua participação ativa e sua autonomia na verificação da existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em LE. As atividades avaliativas ocorrerão de maneira contínua e no decorrer das aulas: os alunos serão avaliados conforme suas participações e desempenhos nas atividades desenvolvidas, bem como por meio de exames que ocorrerão no decorrer do atelier ofertado. As atividades propostas aos participantes são elaboradas na observância dos objetivos deste projeto e buscam atender às necessidades/carências inerentes de cada grupo/atelier. Em cada encontro/aula será apresentado um dossier previamente elaborado. As atividades buscam criar condições de trabalho para • desenvolver a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral (na abrangência do nível iniciante e/ou intermediário) ; • promover a exposição dos alunos à diversidade de textos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...), visando a compreensão e expressão oral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3, MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes ao enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos ; • orientar e desenvolver o estudo de textos selecionados, sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos, na promoção das atividades de: escuta, leitura, repetição, conversação, discussões, debates, dentre outras ; • adotar ações estratégias (observando o nível de cada grupo/atelier) que visam o desenvolvimento da competência leitora e produção oral, tais como: o diálogo; o jogo de interpretação/encenação; o jogo de palavras/numéricos, os jogos fonético; a escuta de documentos sonoros; a leitura (silenciosa e/ou em voz alta, imagética, participativa/coletiva...); a repetição (de palavras/frases); a contação de histórias; a apresentação (exposé) de variados temas; o teatro; a imagem; a canção, a adivinhação, adoção de um “partenaire linguistique” visando a motivação/participação nas atividades, dentre outras ; • orientar, aplicar, corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais e escritos, individuais ou em grupos, observando o nível de conhecimento da língua dos grupos participantes (iniciante e/ou intermediário). PARA O ANO LETIVO 2024/2025 A proposta para o ano letivo 2024-2025 (para além das atividades já em andamento via Edital n°34/2024 datado de 16/10/2024, vide SEI nº 23256.010177/2024-01 e SEI/inicial nº 23256.010115/2024-91 (c/ código verificador 6619022 e o código CRC C468FE31) e disponível in https://ifce.edu.br/fortaleza/cursos/cursos-de-extensao e https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/extensao/curso-de-formacao-inicial-e-continuada/editais-fic-campus-fortaleza/2024/selecao-para-os-cursos-de-frances/turmas-de-2024.2) consiste na oferta de três (3) ateliers de leitura virtual, sendo a carga horária de 60h/a para cada atelier. No período letivo 2024-2025 o projeto piloto « CLUB DE LEITURA E EXPRESSÃO EM LINGUA ESTRANGEIRA » renova seus desdobramentos para também desenvolver atividades em sala de aula virtual por meio da oferta de Ateliers de Leitura Virtual/en Ligne em Língua Estrangeira (LE), como, no pretérito, a ocorrência/realização dos ATELIERS DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE, sendo esta prática uma solicitação freqüente por parte dos alunos e significativa oportunidade de enfrentamento e superação das dificuldades do aprendiz nas suas competências/habilidades de leitura e expressão oral. Assim, considerando o calendário letivo 2024-2025 do IFCE(pós-greve), a proposta dos Ateliers de Leitura Virtual/en Ligne em Língua Estrangeira (LE) tem realização pela oferta/ocorrência nos idiomas de francês, espanhol e inglês, dado o oportuno apoio de 2 bolsistas (para espanhol e inglês) previsto no Edital n°37/2024 (6631019) GAB-FOR/DG-FOR/FORTALEZA-IFCE (EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA BOLSAS DA DIRETORIA DE EXTENSÃO) datado de 18/10/2024, vide SEI n° 23256.010319/2024-22. Somente a oferta e realização do “Atelier de Français: lecture express.com en ligne” fica aos encargos e responsabilidade do orientador/proponente. As ações estratégicas adotadas visam à ocorrência da prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral em LE nos idiomas de francês, espanhol e inglês. Nesse sentido, a cada 60h/a, a seleção do público alvo é realizada por ordem de inscrição, via Formulário Google com link disponível no site do IFCE. E após o preenchimento das 20 vagas ofertadas é gerada uma lista de espera por ordem de inscrição dos demais candidatos. Assim, havendo vagas ociosas pode ser enviado convocação e/ou convite para os inscritos em lista de espera. Dos procedimentos (ações/etapas) adotados e das datas (*): Primeira etapa/período - seleção e recepção de bolsistas (06/01/2025 a 15/01/25); - reunião/orientação com bolsistas selecionados (17/01/25); - período para inscrição dos alunos participantes via link de formulário google disponivel no site do IFCE (20/01/2025 a 30/01/25), dentre outras demandas; - abertura das salas virtuais, envio dos convites aos alunos e planejamento de atividade (31/01/25); - início dos ateliers de leitura e das atividados nas salas virtuais (de 03/02/25 a 26/02/25 ); - reunião/orientação com bolsistas em função do término do período letivo de 2024.2 (28/02/25); - reunião/orientação com bolsistas em função do retorno das férias e planejamento (04/04/25); - volta às aulas e reinício dos ateliers de leitura nas salas virtuais (de 07/04/25 a 23/06/25); - período para lançamento de notas, fechamento dos diários de classes e envio aos alunos dos comprovantes de participação nos ateliers (25/06/2025 a 30/06/25); Segunda etapa/período - período para nova inscrição dos alunos participantes via link de formulário google disponivel no site do IFCE (02/07/2025 a 11/08/25), dentre outras demandas; - reunião/orientação com bolsistas em função do retorno das férias e planejamento (01/09/25); - envio dos convites aos alunos participantes e planejamento de atividade/dossier (03/09/25); - início das novas turmas dos ateliers de leitura e das atividados nas salas virtuais (de 08/09/25 a 17/12/25); - período para lançamento de notas, fechamento dos diários de classes e envio aos alunos dos comprovantes de participação nos ateliers (19/12/2025 a 22/12/25); (*) os procedimentos, ações, etapas e as datas aqui apresentadas/sugeridas são passíveis de mudanças/alterações visando a boa execução/realização de cada Atelier ofertado: - ATELIER DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE ; - ATELIER DE ESPAÑOL: LECTURA EXPRESS.COM ONLINE ; - ATELIER DE ENGLISH: READING EXPRESS.COM ONLINE. Plano de trabalho Referente às atividade desenvolvidas pelo estudante bolsista (12h/semanais) é importante considerar que: cada atelier de leitura virtual apresenta seu calendário semestral (60h/a) com 2 (dois) encontros semanais, sendo 2 horas para cada encontro (no total de 4 horas semanais) e será destinado 4 horas semanais (não consecutivas) para preparação/planejamento das atividades de leitura, como : a seleção prévia dos textos e atividades/exercicios a serem trabalhos; elaboração dos dossiers a serem exibidos em sala virtual; atividade de leitura (realização e correção); planejamento de atividade de avaliação contínua dos participantes, elaboração de relatório... No decorrer do desenvolvimento/realização do projeto, está previsto a carga horário de 4 horas semanais destinadas para orientação do(s) bolsista(s). Das ofertas e horários HORÁRIO DE OFERTA DOS ATELIERS (60h/a) E DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DO(S) BOLSISTA(S) (12h/sem)* HORÁRIO/DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 13h00 -15h00 (segundas e quartas-feiras) : Aplicação: ATELIER DE LEITURA VIRTUAL EM ESPANHOL (2h) + 15h00-17h00 : Planejamento e preparação: ATELIER DE LEITURA VIRTUAL EM ESPANHOL (2h) 13h00 -15h00 (terças e quintas-feiras) : Aplicação: ATELIER DE LEITURA VIRTUAL EM INGLES (2h) + 15h00-17h00 : Planejamento e preparação: ATELIER DE LEITURA VIRTUAL EM INGLÊS (2h) 15h00 -17h00 (segundas e quintas-feiras) : Aplicação ** ATELIER DE LEITURA VIRTUAL EM FRANCÊS (2h) + 15h00 -17h00 (terças e quartas-feiras) : Planejamento e preparação: ATELIER DE LEITURA VIRTUAL EM FRANÇAIS (2h) 13h00 -17h00 (sextas-feiras) : 4h p/ orientação ao(s) bolsista(s) + planejamento e preparação (*) a distribuição das ofertas aqui apresentada/sugerida é passível de mudanças/alterações visando a boa execução de cada Atelier ofertado. (**) a oferta/realização do “Atelier de leitura virtual em Français” fica aos encargos e responsabilidades do orientador/proponente. De forma específica, na conformidade da proposta do cronograma aqui sugerido (passível de ajustes/alterações), conforme o repasse de orientações prévias (às sextas-feiras), as atividades desenvolvidas/realizadas por cada bolsista consiste em: ‒ seleção prévia dos textos e atividades/exercícios a serem trabalhos; ‒ elaboração dos dossiers a serem exibidos em sala virtual; ‒ realização da atividade de leitura em sala virtual; ‒ correção da atividade de leitura dos participantes em sala virtual (conforme orientação repassada); ‒ planejamento de atividade de avaliação contínua dos participantes; ‒ elaboração de relatório (texto descritivo e informativo) com percepção e apreciação dos eventos/atividades realizadas; ‒ dentre outras... AINDA PARA O ANO LETIVO 2024/2025 : 1- O projeto está inscrito/aceito no evento "Nuits de la Lecture" com a seguinte apresentação (conforme comprovante aqui anexado): Projet « Atelier FLE de lecture express.com-en ligne » : les nuits de la lecture 2025 et les patrimoines... 2- O projeto foi aceito no Edital nº 37/2024 que possibilita o engajamento de 2 estudantes bolsistas (conforme resultado/comprovante aqui anexado)