Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Exposições Fotográficas Sinfonias do IFCE
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
30/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisca Antonia Marcilane Goncalves Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emmanuel Kant da Silveira e Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2022 31/10/2022
Francisca Antonia Marcilane Goncalves Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 30/11/2022
Francislane Teles Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2022 31/10/2022
Leonilson Alcantara Benicio IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2022 31/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE campus de Sobral tem desenvolvido, ao longo de sua história, diversas atividades que envolvem o fazer musical e o incentivo à formação de plateia. Essas iniciativas obtiveram um grande crescimento e uma ampliação em seu campo de atuação a partir da implementação dos cursos de extensão na área de música, bem como da inserção da disciplina de educação musical no currículo dos estudantes. A partir de então, foi iniciado um forte trabalho de ensino e aprendizagem em música, com foco tanto no público interno como externo. Tais atividades têm obtido um grande reconhecimento por parte da comunidade interna e externa e, inclusive, obteve êxito em editais de fomento como Papex (IFCE) e Sobral Cidade das Artes (Secult). Os resultados das produções artísticas formalizadas no campus de Sobral já foram destaques em eventos acadêmicos e culturais se apresentando, inclusive, em palcos como o do Theatro São João da cidade de Sobral -CE e o Theatro José de Alencar de Fortaleza, CE. De forma simultânea, todo esse desenvolvimento sempre foi acompanhado por diversos registros audiovisuais, que encontram-se no acervo fotográfico do IFCE Campus de Sobral. Entretanto, muitos eventos e acontecimentos desta história ainda encontram-se desconhecidos por uma boa parte da comunidade acadêmica e externa. A fim de contribuir para a divulgação e a valorização das atividades musicais e culturais desenvolvidas dentro do campus, o presente projeto propõe a realização de uma exposição fotográfica representando aspectos marcantes dessa história e, ao mesmo tempo, propõe a formação da comunidade em relação a prática fotográfica por meio do celular, tendo em vista que este equipamento é, na atualidade, um recurso acessível e capaz de contribuir para a memória de eventos, grupos, artistas e projetos distintos no campo cultural.
Justificativa
O IFCE Campus de Sobral dispõe de pouca divulgação de sua história institucional do campus, dispondo no setor do Audiovisual o Acervo Fotográfico do Campus, com mais de 10.000 imagens de momentos de nossa memória que faz parte de nossa história e que precisa ser divulgada para conhecimento das gerações futuras de nossa história e cultura em Sobral e Região. Desta forma, buscamos contribuir para a divulgação e valorização do campo musical no IFCE campus de Sobral e, ainda, capacitar a comunidade interna e externa em relação ao uso do aparelho celular para a efetivação de registros fotográficos, com foco no fazer artístico.
Público Alvo
Ex-alunos desta Instituição de Ensino e alunos de universidades como UFC e UVA; Estudantes de música, educadores musicais e apreciadores desta arte e comunidade em geral.
Objetivo Geral
Realizar exposições fotográficas, de maneira cronológica, como foco nas práticas artístico-musicais desenvolvidas no IFCE campus de Sobral ao longo de sua história.
Objetivo Específico
Pesquisar, selecionar e divulgar fotos para a exposição virtual. Proporcionar aos alunos, servidores e comunidade externa o acesso aos registros audiovisuais que enfatizaram o fazer musical no campus. Capacitar a comunidade interna e externa em relação ao manuseio do aparelho celular para o registro audiovisual de produções artísticas.
Metodologia
Iniciaremos com uma reunião, juntamente com a equipe de execução, a respeito das estratégias de pesquisa, seleção e divulgação das ações do projeto, bem como das imagens selecionadas no banco de imagens com mais de 10.000 fotografias. A partir de então será realizada a curadoria do material, que tratará dos aspectos mais técnicos da exposição, bem como da seleção e organização do formato da exposição. Neste mesmo período iniciaremos as divulgações das atividades do projeto, tanto da exposição presencial como do curso de fotografia. Para essa divulgação contaremos com o apoio da coordenadoria de comunicação e eventos do campus de Sobral. Dentre as ações de divulgação da exposição, enviaremos convites via e-mail para instituições de ensino de música da cidade de Sobral como o Curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), Escola de Música de Sobral (EMS) e a instituições de ensino superior como Universidade Vale da Acaraú (UVA) e a Faculdade Luciano Feijão, ao mesmo tempo em que os convidaremos para prestigiar a exposição, também os convidaremos para que conheçam as atividades musicais já realizadas no campus, bem como as suas dependências e espaços físicos desta instituição. Posteriormente, realizaremos a exposição das imagens digitalizadas, que acontecerá em formato presencial, através de projeção tendo como espaço principal o hall do auditório do IFCE campus de Sobral. Esta exposição terá como tema “Sinfonias do IFCE” e está prevista para ser desenvolvida no período de duas semanas, sendo aberta ao público em geral. Neste mesmo período as imagens também serão divulgadas, por meio da ferramenta Adobe Express. A divulgação para a comunidade interna acontecerá, principalmente, através dos e-mails institucionais e para a comunidade externa por meio das redes oficiais do campus. Juntamente com o encerramento desta exposição será ofertado à comunidade interna e externa um minicurso que terá como tema “Fotografia de bolso com celular”, o qual será ministrado pelo nosso técnico em audiovisual, integrante desta equipe. Para esse curso serão ofertadas 15 vagas, das quais 8 serão destinadas, prioritariamente, à comunidade externa e 7 para a comunidade interna, podendo as vagas serem ocupadas por ambos os públicos caso não haja demanda suficiente em uma das categorias. Como parte de finalização do projeto, os estudantes do curso serão convidados a responderem, de forma voluntária, a um formulário de avaliação. A partir de então, daremos início as análises e as avaliações dos resultados obtidos, realizaremos uma reunião de encerramento e apresentaremos o relatório final do projeto à Pró-reitoria de extensão, por meio da Plataforma SigProext.