Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
26/07/2022
Previsão de Fim:
26/07/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Caroline Vitor Loureiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caroline Vitor Loureiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 26/07/2022 26/07/2022
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/07/2022 26/07/2022
Jobedir Holanda Ravette IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/07/2022 26/07/2022
Lizandra Monteiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/07/2022 26/07/2022
Mauricio Martins Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/07/2022 26/07/2022
Michelle Maciel Coletivo Comer com os Olhos Integrante Sem vínculo Não 2 26/07/2022 26/07/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Cinema do Sertão Não
Casa de Saberes Cego Aderaldo Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os dados do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que o Brasil se insere em um contexto onde negros representam a maioria da população carcerária e da população abaixo da linha da pobreza. Ressalta-se que mais da metade (63%) das famílias abaixo da linha da pobreza são chefiadas por mulheres negras. Realidade difícil de ser mudada diante do racismo estrutural enraizado no país que posiciona as mulheres negras hierarquicamente inferiores aos homens e mulheres brancos, e aos homens negros. Dados do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese) apontam que as mulheres representam 92% das pessoas ocupadas no trabalho doméstico no Brasil, das quais 65% são negras. Esses indicadores foram e são suficientes para que a luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo ganhem mais visibilidade. No ano de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana, o dia 25 de julho foi escolhido para relembrar as lutas traçadas pelas mulheres negras. Diante desse quadro social, o NEABI Quixadá, em alusão ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, convidará a comunidade interna e externa a fazer-se presente em momento de debate e aprendizado sobre a temática. Portanto, consideramos que realizarmos debates sobre o tema é fundamental para o rompimento da estrutura racista que continua a negligenciar as mulheres negras dentro da sociedade.
Justificativa
O NEABI do campus Quixadá atende à Resolução n° 071, de 31 de julho de 2017, que, de acordo com o Art. 3º do referido documento, tem como missão “sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações, ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, em particular, no Instituto Federal do Ceará”. O Plano Anual de atividades do NEABI Quixadá prevê uma séria de atividades e ações com vias ao cumprimento da sua missão, dentre elas, estudos direcionados, projetos de extensão junto à comunidades e promoção de eventos e debates. Portanto, o Evento aqui proposto, fortalece o compromisso institucional do NEABI Quixadá na defesa da igualdade e da justiça social.
Público Alvo
Educadores das Redes pública e privada do município de Quixadá.
Objetivo Geral
Discutir sobre as questões enfrentadas pelas mulheres negras e suas lutas.
Objetivo Específico
- Exibir curtas sobre as lutas das mulheres negras; - Qualificar e valorizar o debate sobre a defesa de direitos e por uma sociedade antirracista, antissexista e mais justa; - Capacitar professores em formação e atuantes nas redes pública e privada para que essas discussões sejam expandidas para os estudantes.
Metodologia
Em reunião quinzenal do grupo NEABI Quixadá, os membros integrantes definiram a realização de um Evento que reavivasse o debate em alusão ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A realização do evento contará com as seguintes etapas: - Divulgação interna e externa ao campus, bem como em contato telefônico com a Secretaria de Educação do Município de Quixadá; - Exibição de curtas para introdução do debate sobre as lutas das mulheres negras; - Roda de debate sobre o tema, com participação de Michelle Maciel, mulher negra e integrante da Escola de Cinema do Sertão, além de curadora dos curtas. Ressalta-se que por meio de frequência coletada durante o evento, a posteriori, serão emitidos certificados de participação para o público. Também está previsto que em reunião do grupo a ser realizada após o Evento, ocorrerá uma avaliação do desenvolvimento da atividade, buscando aprimorar e otimizar as ações do NEABI Quixadá.