Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Semana da Mulher Negra e Tereza de Benguela do IFCE Cedro Mulheres negras na luta pela garantia dos direitos: da visibilização à inclusão
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
25/07/2022
Previsão de Fim:
29/07/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Exposição
Oficina
Palestra
Semana
Nome do Responsável:
Daniela Fernandes Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Ferreira Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/07/2022 29/07/2022
Daniela Fernandes Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 25/07/2022 29/07/2022
Deyseane Pereria dos Santos Araújo IFPB Integrante Sem vínculo Não 2 25/07/2022 29/07/2022
Diego Bandeira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/07/2022 29/07/2022
Maria Milena Nicolau Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/07/2022 29/07/2022
Shelda Almeida Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/07/2022 29/07/2022
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/07/2022 29/07/2022
Wilder de Paiva Ximenes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/07/2022 29/07/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFPB Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A II Semana da Mulher Negra e Tereza de Benguela do IFCE Cedro Mulheres negras na luta pela garantia dos direitos: da visibilização à inclusão, é uma proposta de evento online em alusão ao dia 25 de julho, dia internacional da mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e dia nacional de Tereza de Benguela e da mulher negra promovido pelo núcleo de Estudos e pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi Cedro.
Justificativa
A II edição de samana da Mulher Negra, justifica-se pela necessidade de construção de espaços de debates, refexões e práticas feministas. Valorizando a produção cientifica e o compartilhamento das percepções e vivências das mulheres negras no combate a interseccionalidade de opressões nesse período pandêmico. No que tangue as inúmeras formas de violência e os impactos na saúde fisíca e mental das mulheres negras, compreendendo que o racismo é uma violência que se apresenta de várias maneiras, sejam elas simbólicas, sutis, agressões físicas, verbais, psicológicas dentre outras. Além disso, divulgar o dia 25 de julho, importante data histórica e simbólica que foi denominada de dia internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, criado em 1992 a partir do primeiro Encontro de Mulheres Afro-LatinoAmericanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. E dia nacional de Tereza de Benguela e da mulher Negra, em homenagem à líder quilombola nascida no século XVIII, expressa por meio da Lei nº 12.987/2014, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Considerado como dia de luta contra o sexismo, racismo e discriminação de classe social. Para o campus Cedro, especificamente para o núcleo Neabi a realização desse evento, simboliza a a continuidade dos passos na direção da busca por reconhecimento e valorização dos direitos humanos. Uma mudança de percepção e atitude perante a luta contra contra as opressões racistas e sexistas. E o reconhecimento de que o ambiente acadêmico é um espaço de dialogo e valorização das mulheres de diversos contextos e dos seus lugares de fala.
Público Alvo
Através de divulgação pelas redes sociais e inscrições onlline, teremos como público as pessoas interessados pela temática, pois será no modelo híbrido, com atividades realizadas no campo e transmitidas pelo canal do Youtube do campus Cedro.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Divulgar o dia 25 de julho como uma data significativa, simbólica e histórica que versa sobre reflexões e lutas políticas, educacionais e humanitárias, bem como sobre o combate a interseccionalidade de opressões relacionadas às mulheres negras na busca pelas garantias dos direitos e inclusão.
Objetivo Específico
Refletir sobre os processos históricos de opressões e suas manutenções nesse modelo societário segregador e desumano. - Promover espaços de vivências, discussões, enfrentamento e construção de uma educação antirracista. - Apresentar abordagens teóricas que visam diminuir os possíveis distanciamentos e entraves que permeiam a luta pela garantia dos direitos a fim de superar os agenciamentos de desigualdade e de invisibilidade vivenciados pelas mulheres negras.
Metodologia
Primeira etapa: Planejamento do pré-evento, com reuniões períodicas para organização da temática, pré-programação, grupos de trabalho-GT e convite para as/os participantes. Segunda etapa: Planejamento e ações desenvolvidas pelos GT que viabilize a realização do evento. Tais como: Fechamento da programação, busca de patrocinadores, convite e confirmação das convidadas ( pelestranta, mesa, atividade cultural e ciclos de estudoss), elaboração da ideintidade visual do evento, divulgação nas redes sociais oficiais do Campus, do núcleo Neabi e dos participantes da comissão organizadora e elaboração e disponibilização de formulário de inscrições no google forms no instagram do Campus e do núcleo Neabi. Terceira etapa: Realização do evento para um público estimado de 300 pessoas com avaliação por meio de um questionário online a ser preechido pelos participantes e também pela comissão organizadora no último dia do evento. Posteriormente, avaliação geral do evento em reunião do núcleo.