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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Vitrine de Talentos - IFCE Maracanaú
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
31/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Programa de Acompanhamento de Egressos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Igor Rafael Silva Valente
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Rodrigues de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2022 31/12/2022
Ezequias Carneiro Frazao IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2022 31/12/2022
Fabio Timbo Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 31/12/2022
Igor Rafael Silva Valente IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 31/12/2022
Luis Jose Silveira de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 31/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE foi definido na RESOLUÇÃO Nº 106, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018 (https://ifce.edu.br/proext/estagioseegressos/arquivos/regulamento-programa-de-acompanhamento-de-egresso-resolucao-106-de-26-de-novembro-de-2018.pdf) destaca a importância do egresso na política de avaliação da instituição. Este programa tem como princípios valorização profissional, relacionamento contínuo, educação continuada, compromisso e responsabilidade com a comunidade, avaliação e autoavaliação do profissional formado, continuidade e institucionalização. Alguns dos objetivos do PROAE são: I – Integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em permanente contato com o IFCE; II – Consolidar o vínculo com o egresso, por meio da criação e implementação de ações, tendo em vista o compromisso e a responsabilidade com a comunidade; III – Promover a realização de atividades extracurriculares de cunho técnico profissional, buscando a valorização do egresso; IV – Implementar e manter atualizado sistema de comunicação com os egressos, a partir de dados e registros atualizados; V – Construir indicadores para que seja verificado se as atividades desenvolvidas pelo egresso estão em consonância com os objetivos propostos pelo curso, visando o planejamento e replanejamento de ações a serem desenvolvidas pela Instituição, com vistas a sanar as fragilidades, manter e ampliar as potencialidades, a partir da: a) Opinião dos egressos sobre a formação recebida; b) Relação entre a ocupação e a formação profissional recebida; c) Avaliação das habilidades e competências previstas nas matrizes curriculares e efetivamente acumuladas pelos egressos do IFCE; d) Identificação do grau de aprendizagem técnico-profissional dos egressos. VI – Acompanhar a carreira profissional dos egressos, durante os dois primeiros anos de atuação profissional, verificando as principais dificuldades encontradas e propor ações e programas que possam contribuir para a sua inserção e manutenção no mercado de trabalho; VII – Estabelecer parcerias e divulgar oportunidades de emprego aos alunos formados colaborando para sua inserção no mercado de trabalho; VIII – Identificar demandas para cursos de graduação, pós-graduação e extensão; IX – Oportunizar aos egressos, sempre que possível, a sua participação em eventos e cursos promovidos pelo IFCE, contribuindo para a formação continuada; X – Utilizar os meios tecnológicos, notadamente o uso da rede mundial de computadores, como recurso para a manutenção do contato direto e imediato entre o IFCE e seus egressos; XI – Construir banco de dados capaz de informar as atividades profissionais desenvolvidas pelos egressos, contribuindo, para possíveis ajustes no curso, face às demandas do mundo do trabalho, de forma a: a) Identificar o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição, o grau de compatibilidade entre a sua formação e as demandas da sociedade e do mundo do trabalho e as suas expectativas quanto à formação profissional continuada; b) Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação e desenvolvimento profissional dos egressos. XII – Estimular o corpo docente a manter contato com o egresso e orientá-lo, sempre que necessário, em oportunidades profissionais e em aspectos diversos de seu planejamento de carreira; XIII - Tornar o egresso uma referência para divulgação e valorização da Instituição, através da criação de um “Banco de Talentos”; XIV – Incentivar os formandos a realizarem encontros de caráter recreativo ou científico, dentro e fora do ambiente do IFCE e que conte com a participação dos docentes, corpo técnico-administrativo e direção. XV – Estabelecer parcerias com entidades associativas e de regulação profissional visando obter informações acerca do mercado de trabalho e das oportunidades de inserção profissional. Este projeto, em conformidade com o PROAE, objetiva construir uma plataforma web onde os alunos terão a oportunidade de cadastrar seus currículos, bem como divulgar suas redes sociais onde eventualmente se possa obter mais informações a respeito de seus talentos e habilidades. A plataforma será divulgada entre as empresas de Maracanaú e cidades vizinhas a fim de facilitar o contato dos egressos e alunos do campus com os empregadores. De maneira complementar, esse projeto deverá ainda ofertar oficinas de preparação de currículo lattes e profissional; ofertar oficina de uso profissional do Linkedin; realizar palestras com egressos voltadas para os alunos atuais do campus. Para tal, será realizado contato com todos os egressos dos cursos regulares do IFCE Maracanaú desde sua inauguração. A lista dos cursos e os meios de contatos foi obtida nos dados acadêmicos dos alunos, junto à CCA do campus e nos revela um total de 2225 alunos concludentes, incluindo cursos regulares, cursos FIC e de pós-graduação. Uma das primeiras atividades deste projeto consiste em filtrar todos esses dados para saber o número exato de concluintes por curso. O próximo passo será contactar todos os egressos dos cursos regulares. Assim como as empresas, os egressos também serão contactados para que tomem conhecimento da plataforma, bem como dos benefícios que esse serviço pode oferecer para suas carreiras. Na ocasião do cadastro egresso será convidado a preencher o formulário de acompanhamento de egressos elaborado pelo setor de egressos da PROEXT. Dessa forma o campus deverá criar uma base de dados importante sobre a situação dos egressos no mercado de trabalho.
Justificativa
De acordo com o PROAE, o IFCE entende que a aprendizagem é um processo contínuo, através do qual o egresso amplia e fortalece as relações com a Instituição. “Tais relações permitem à Instituição avaliar-se e renovar-se permanentemente. Por isso, o egresso deve ter espaço importante no processo de Avaliação Institucional. A intenção é que todos os egressos participem dessa interação, construindo um espaço de desenvolvimento profissional e de atualização científica”. Através da Vitrine de Talentos os egressos terão um contato mais próximo com a instituição, possibilitando uma interação que também forneça subsídios para o campus se auto avaliar através da experiência de seus egressos. Atualmente o campus conta com cerca de 1550 egressos, assim distribuídos nos cursos ofertados: Bacharelado em Engenharia Ambiental - 295 Bacharelado em Ciências da Computação - 91 Bacharelado em Engenharia Mecânica - 24 Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação - 3 Licenciatura em Química - 124 Técnico em Meio Ambiente - 501 Técnico em Informática - 199 Técnico em Rede de Computadores - 85 Técnico em Automação Industrial - 200 Tecnologia em Manutenção Industrial - 28 Esse será o público alvo principal dessa ação.
Público Alvo
O público alvo do projeto abrange todos os concluintes de cursos do IFCE Maracanaú, mas dará prioridade aos egressos dos cursos regulares.
Objetivo Geral
Criar uma plataforma WEB, que será chamada de “Vitrine de Talentos”, na qual os egressos e alunos regularmente matriculados poderão cadastrar seus currículos e outros dados que revelem suas habilidades profissionais.
Objetivo Específico
Criar um canal de contato com os concluintes dos cursos do IFCE Maracanaú; Elaborar e submeter formulários de pesquisa junto aos egressos para acompanhar suas carreiras e obter informações sobre a qualidade de suas formações; Ofertar oficinas de preparação de currículo lattes e profissional; Ofertar oficina de uso profissional do Linkedin; Realizar palestras com egressos voltadas para os alunos atuais do campus; Estreitar os contatos com as empresas, eventuais empregadoras dos alunos do campus; Informar, através da plataforma, sobre vagas de emprego/estágio, oportunidades em cursos dentro da área de formação dos egressos; Fornecer suporte para os colegiados, diretoria de ensino e diretoria geral com vistas a melhorar a qualidade dos cursos do campus.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em 03 etapas que compreenderão o desenvolvimento da plataforma e a realização de atividades complementares: ATIVIDADES: Desenvolvimento da Vitrine de Talentos; As outras atividades: Oficinas de preparação de currículo lattes e profissional; Oficina de uso profissional do Linkedin; Palestras com egressos voltadas para os alunos atuais do campus. ETAPA I Na primeira etapa será realizado o processo de descoberta e análise de requisitos, em um trabalho que envolverá os integrantes do projeto e a Comissão de Egressos do campus. Nesta etapa também serão elaboradas as oficinas e palestras que serão ministradas, definindo-se os palestrantes ministrantes das oficinas. ETAPA II Na segunda etapa a plataforma será desenvolvida e seu acompanhamento se dará através de encontros entre a equipe de desenvolvimento e a Comissão de Egressos. Nesta etapa se iniciarão também os contatos com os egressos e a divulgação prévia dessa plataforma. Nesta etapa se iniciarão também os contatos com os egressos e a divulgação prévia dessa plataforma e das oficinas e palestras. Realização de palestras dos egressos para os atuais alunos. Realização de oficina sobre o uso profissional do Linkedin. ETAPA III Na terceira e última etapa, será feita a apresentação da plataforma para egressos e empresas e se dará início ao cadastramento dos currículos dos alunos na Vitrine de Talentos. Estes currículos devem compor a versão inicial de lançamento do sistema, cujo desenvolvimento pode se estender após esta etapa. Nessa etapa irão ocorrer também as oficinas de preparação de currículo lattes e profissional. CONTATO E AVALIAÇÃO Os alunos serão contactados por email (através do email da comissão de egressos), por meio de convites divulgados através das redes sociais do campus e através de contato direto, via celular, a partir de seus dados de contatos obtidos no acadêmico. As empresas serão contactadas através de ligação telefônica e/ou visitas institucionais. As inscrições dos alunos usuários da plataforma e participantes das oficinas serão feitas através de formulário online. A avaliação das atividades se dará por meio de enquete junto aos participantes onde os mesmos poderão avaliar as atividades e fazer sugestões. A equipe fará uma auto avaliação do trabalho, tendo como base o feedback recebido dos participantes.