Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ações de acompanhamento de egressos no IFCE - Campus Ubajara
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
15/08/2022
Previsão de Fim:
15/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2022 - Seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
Ibiapina
Guaraciaba do Norte
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Reunião
Relatório
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Genilton da Silva Faheina Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Genilton da Silva Faheina Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2022 15/12/2022
Leonardo Costa Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 15/08/2022 15/12/2022
Luiz Carlos Melo Gomes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 15/08/2022 15/12/2022
Maria Luana Barbosa Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/08/2022 15/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Acompanhamento do Egresso foi criado através da necessidade de acompanhar o itinerário profissional do egresso dos cursos regulares do IFCE por um um conjunto de ações e mecanismos permanentes de consulta aos setores interessados. De acordo com o regulamento vigente, visa acompanhar o o egresso, “na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão.” O acompanhamento compreende: atividades de integração dos egressos à comunidade científica; consolidação do vínculo com o egresso; promoção de atividades extracurriculares de cunho técnico-profissional; implementação e manutenção de um sistema de comunicação com os egressos; além da construção de indicadores de atividades desenvolvidas.
Justificativa
De acordo com o Regulamento do PROAE, o IFCE compreende que conhecer a jornada profissional dos egressos, bem como suas necessidades e expectativas, visando o fortalecimento da relação destes com a instituição através da criação e novas formas de comunicação e atuação. As ações do programa de acompanhamento são interligadas com o movimento de avaliação continuada das condições de oferta dos cursos do IFCE, favorecendo uma formação holística de pessoas capazes de interagir de forma mais ampla com a sociedade e o mercado de trabalho. Logo, torna-se uma oportunidade para que a instituição seja um espaço de constante atualização e melhoria dos processos de desenvolvimento profissional e atualização científica. Atualmente o Campus Ubajara conta com 375 egressos, sendo 17 do curso de Licenciatura em Química, 47 do curso Tecnologia em Agroindústria, 43 do curso Tecnologia em Gastronomia e 266 egressos do curso Tecnologia em Alimentos. No entanto, são poucas as informações quanto ao perfil profissional, nível de satisfação e a contribuição acadêmica para a vida profissional destas pessoas. Portanto, a execução do projeto oportuniza o maior conhecimento acerca dos egressos e adoção de melhorias no trajeto profissional dos egressos. O projeto justifica-se por permitir e ampliar a avaliação da eficácia dos serviços educacionais promovidos pelo IFC e melhorias de adequação das matrizes curriculares oferecidas às demandas sociais e econômicas, a identificação do perfil profissional de seus egressos e a análise da inserção dos ex-alunos no mundo do trabalho.
Público Alvo
Egressos do IFCE Campus Ubajara. Bem como a comunidade externa interessada nas temáticas discutidas neste projeto.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades de interação entre alunos e egressos e acompanhar os egressos dos cursos regulares do IFCE campus Ubajara quanto à sua inserção no mercado de trabalho após a conclusão do curso.
Objetivo Específico
I – Integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em permanente contato com o IFCE; II – Consolidar o vínculo com o egresso, por meio da criação e implementação de ações, tendo em vista o compromisso e a responsabilidade com a comunidade; III – Promover a realização de atividades extracurriculares de cunho técnico-profissional, buscando a valorização do egresso; IV – Implementar e manter atualizado sistema de comunicação com os egressos, a partir de dados e registros atualizados; V – Construir indicadores para que seja verificado se as atividades desenvolvidas pelo egresso estão em consonância com os objetivos propostos pelo curso; VI – Estabelecer parcerias e divulgar oportunidades de emprego aos alunos formados colaborando para sua inserção no mercado de trabalho; VII - Tornar o egresso uma referência para divulgação e valorização da Instituição, através da criação de um “Banco de Talentos”; VIII – Incentivar os formandos a realizarem encontros de caráter recreativo ou científico, dentro e fora do ambiente do IFCE e que conte com a participação dos docentes, corpo técnico-administrativo e direção.
Metodologia
Etapa I – Planejamento dos recursos, ações e rotinas a serem desenvolvidas. Em uma etapa inicial, serão escolhidos os recursos pessoais, físicos e digitais que serão utilizados em todo o projeto. Também será desenhada a agenda das ações a serem desenvolvidas de acordo com os eventos anuais do Campus Ubajara. Etapa II - Triagem dos egressos A equipe do projeto ficará responsável por obter os dados de quantitativo e contatos dos egressos junto à Coordenação de Controle Acadêmico (CCA-Ubajara). Os primeiros contatos serão realizados através de telefonemas, aplicativos multiplataforma de comunicação instantânea (Whatsapp e Telegram) e e-mail institucional. Nesta etapa, espera-se uma mobilização de, no mínimo, cinquenta egressos. Etapa III - Criação dos canais de comunicação, como redes sociais de maior alcance (Instagram e Linkedin), site institucional e lista de e-mails. Etapa IV - Elaboração dos materiais de divulgação e validação destes pela equipe. Etapa V – Inscrições para o projeto. As inscrições serão realizadas no formato digital, através de formulários eletrônicos que serão amplamente divulgados nas redes sociais e site institucional do Campus. Etapa V - Gravação de depoimentos dos egressos e criação de eventos para interação com os discentes. A equipe do projeto se reunirá quinzenalmente para definição dos planos de ações. Os egressos serão convidados para ministrar cursos extracurriculares em temas específicos de acordo com a área de atuação profissional dos mesmos, tais como: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; Química de Produtos Naturais; Técnicas da Agroindústria e outras temáticas. Estes eventos deverão ser inseridos como parte de eventos que já fazem parte da agente do Campus, como: Feira da Nutrição e Dietética, semanas dos cursos de Gastronomia, Química e Agroindústria, na recepção dos novos discentes ou em eventos específicos. Oportunizando a criação e fortalecimento de vínculos do IFCE Ubajara com os locais de atuação dos egressos, será proposta uma agenda de visitas técnicas com rodas de conversa para trocas de experiência.