Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Levantamento das casas de sementes na Regional Cáritas Sobral-Acaraú e caracterização das sementes crioulas
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
01/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Acordo de Cooperação IFCE e Cáritas
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Santana do Acaraú
Massapê
Forquilha
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jorge Alberto Bezerra Fernandes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Jose Carvalho Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 01/08/2022 01/12/2022
Jorge Alberto Bezerra Fernandes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 01/12/2022
Vanária Rodrigues de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 01/09/2022 01/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Diocesana Regional Sobral/Acaraú Sim Convênio 23258.001183/2021-05
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Cáritas Diocesana de Sobral é uma organização da sociedade civil, filantrópica, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, fundada em 12 de novembro de 1983, com atuação no âmbito da Diocese de Sobral, visa exercer atividades de assistência social, promoção de pessoas, grupos e comunidades, orienta sua política de ação de acordo com o pensamento da agroecologia e economia popular solidária. Tendo como missão promover, animar, organizar e participar efetivamente da prática da Justiça Social e Solidariedade Libertadora, contribuindo na construção de alternativas para que todas as pessoas tenham igual direito a uma vida digna. A agricultura familiar é de fundamental importância para a conservação do meio ambiente e manutenção da biodiversidade, além de prover e favorecer as técnicas milenares da agricultura, contribuindo com a troca de saberes. Neste sentido, pode-se destacar a importância das casas de sementes crioulas, assegurando o desenvolvimento sociocultural, garantindo a oferta de sementes, o que contribui para uma alimentação saudável de forma permanente para a população atrelado, sobremaneira ao fortalecimento da Produção Agroecologia. Portanto, conhecer estes ambientes e as espécies que são trabalhadas/produzidas em cada região é de fundamental importância para subsidiar as intervenções que ora sejam necessárias, com o intuito de melhorar as atividades prestadas por essas entidades. Neste sentido, a proposta apresentada aqui visa fazer a catalogação das casas de sementes da regional Acaraú Sobral da Cáritas e caracterizar as espécies que são trabalhadas nelas; além disso, pretende-se fazer algumas oficinas formativas sobre coleta, seleção, armazenamento e qualidade fisiológica destas sementes.
Justificativa
As sementes crioulas, desempenham um papel importante pois asseguram fonte genética e mais condições a adaptações. A sementes crioulas são variedades desenvolvidas, produzidas ou adaptadas pelos agricultores familiares, assentados de forma agrária, quilombolas ou indígenas. Essas sementes são passadas de geração para geração e garantem a preservação da biodiversidade, produtividade, qualidade das plantas, respeito às culturas locais, geração de renda, liberdade de escolha da variedade para o consumo familiar. Essas sementes apresentam-se como uma alternativa economicamente viável para os produtores familiares, sendo considerada uma tecnologia livre.
Público Alvo
Comunidades rurais da região norte do estado do Ceará atendidas pela Cáritas Regional Norte e que fazem parte de rede de intercâmbio de sementes crioulas que totalizam 90 casas de sementes.
Objetivo Geral
Levantamento das casas de sementes na Regional Cáritas Sobral-Acaraú e caracterização das sementes crioulas
Objetivo Específico
levantar as casas de sementes ativas Avaliar o modelo de gestão das sementes Avaliar a metodologia de armazenamento das sementes crioulas Fazer o levantamento da diversidade de sementes e suas principais características Coletar, identificar e analisar amostras das sementes crioulas Realizar oficinas sobre coleta, secagem, seleção e armazenamento
Metodologia
A regional Acaraú-Sobral da Cáritas conta com 90 casas de sementes crioulas distribuídas em 11 municípios, contando com alguns municípios que concentram a maior quantidade delas, quais sejam: Sobral – 17; Massapê – 17; Santana do Acaraú – 17 e Forquilha – 16. As outras 24 casas estão distribuídas nos outros 7 municípios. A catalogação e coleta serão feitas in loco e através de reuniões regionais mobilizadas pelos agentes da Cáritas. As sementes serão organizadas quanto ao tipo, local de coleta, data da colheita, usos, características diversas e possível origem. O material coletado passará por avaliação laboratorial e posteriormente de campos no IFCE Campus Sobral. Após todos dados coletados será elaborado uma cartilha com os dados coletados e posteriormente será disponibilizados às comunidades.