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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Aula em Jogo
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
17/08/2022
Previsão de Fim:
04/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaruana
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Daniel Diego Lacerda Cirilo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aldair Oliveira Araujo Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/08/2022 04/12/2023
Daniel Diego Lacerda Cirilo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/08/2022 04/12/2023
Jose Henrique Brandao Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/08/2022 04/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A maioria dos jovens de hoje conhece ou pelo menos já ouviu falar em RPG, uma modalidade de jogo que atrai cada vez mais adeptos seja nos tabuleiros ou no mundo virtual. A sigla, oriunda da expressão em inglês “Role Playing Game” (Jogo de Interpretação de Personagens), define um estilo de game em que as pessoas interpretam seus personagens, criando narrativas, histórias e um enredo guiado por uma delas, que geralmente leva o nome de mestre do jogo. Role Playing Games, ou RPGs, são jogos que utilizam a imaginação, estratégia, interpretação de texto e de papéis e desenvolve o trabalho em grupo. Nos últimos 20 anos, os RPGs tem se popularizado, gerando iniciativas pioneiras na área da educação no Brasil e no exterior. Assim existe uma construção de um alicerce acadêmico e experimental para a consolidação dessa prática como uma inovadora alternativa educacional. O RPG é uma alternativa viável que pode complementar outras técnicas, diversificando o repertório do educador. Nesse contexto, o Projeto de Extensão de RPG (Aula em Jogo) insere os participantes, tanto de forma teórica como prática, para fomentar a cultura nerd e incentivar a busca por novos conhecimentos e superação de desafios. Existindo um ganho colateral que estimula o público externo a conhecer os cursos da instituição, que muito puxam pela área. O potencial do RPG como forma de estimular a criatividade, a capacidade estratégia e o trabalho em equipe dos participantes.
Justificativa
O projeto visa proporcionar interação entre o instituto e a comunidade promovendo a cultura nerd e geek, públicos alvo de cursos do ofertados pelo campus Jaguaruana. A aplicação do RPG como uma ferramenta de autoração de jogos possibilita criar e participar da criação, sem a necessidade de conhecimento de programação, trabalhando com a multidisciplinaridade, através do uso da língua portuguesa, leitura e escrita, da matemática, da lógica e do game design, trabalhando diversos aspectos de disciplinas e assim promovendo o auxilio na produção de valiosos objetos de aprendizagem, dotados de interatividade e aprendizado por meio lúdico. As criações e situação imaginárias serão elaboradas de modo a apontar o apoio aos estudos dos conteúdos diversos, além de atendimento individualizado aos alunos. O jogo de RPG tem uma proposta de desafios, com conteúdos de várias disciplinas. O jogador utiliza seu raciocínio lógico, somado às habilidades do personagem escolhido, e vai vencendo etapas, evoluindo e passando de nível. A adoção da aplicação do RPG na sala de aula, possibilita maior facilidade de adequação da proposta à questão de inclusão social. Assim os integrantes do projeto, serão estimulados a ampliarem os seus horizontes em diversas áreas através da criatividade e exploração a fim de resolver problemas que lhes são apresentados em cenário fictício no imaginário, seguindo as regras do jogo. “Tanto é possível melhorar a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, quanto nos ajuda, a partir de lições aprendidas no jogo, a lidar com situações da vida real. Todo personagem tem limitações que precisam ser superadas, assim como é preciso lidar com as de cada. Desta forma, é compreendido que o RPG é de fato um meio para integração social e cultural, que promove a troca de experiências e visões além de mostrar a força do trabalho em grupo e da contribuição individual por meio das diferenças para solução de problemas, mesmo que em ambiente seguro do imaginário criativo. *** Das vagas e o ciclo de inscrições *** Apesar de narrativas de RPG funcionar com 2 ou mais jogadores, neste projeto é entendido que o número de participantes pode variar no mínimo de 5, número ideal para perfeita execução das narrativas e no máximo 30, os quais formariam entre 5 e 6 mesas simultâneas de narrativas de RPG. Como uma atividade cultural, a vivência mostra que é comum após ser apresentado a este universo, que os participantes tragam seu amigos e conhecidos para dividir este momento. Considerando que o projeto se desenvolve em ciclos, será permitida e estimulada a entrada de novos participantes, dessa forma não será encerrada a janela de inscrição durante todo o período de execução. Levando em consideração também que no decorrer do projeto, acontecer de participantes que não puderem mais participar, ter sua vaga preenchida por novos integrantes, renovando e reaproveitando a vaga. O exercício de divulgação e chamamento, é repetido sempre no primeiro passo, durante o planejamento. Para tanto, poderá ser expedida uma declaração para cada aventura (mês) que o participante integralize com seu total de horas.
Público Alvo
Nerds, geeks, Entusiastas, conhecedores do RPG e o público em geral que desejem conhecer e praticar o conteúdo.
Objetivo Geral
Apresentação do Role Playing Game - RPG para a comunidade de modo a fomentar a cultura nerd promovendo explicações, estudos e partidas de narrativas e interpretação de papéis.
Objetivo Específico
* Ampliar os limites criativos através de narrativas; * Promover o hábito da leitura, interpretação e capacidade cognitiva; * Promover a socialização e trabalho em grupo; * Melhorar o pensamento lógico e matemático;
Metodologia
O projeto iniciará com a etapa de divulgação e inscrição, durante os 15 dias iniciais. A divulgação será realizada principalmente por redes sociais através de banners e publicações, de modo que este é o principal canal de comunicação para se alcançar o público desejado. É esperado uma penetração forte nesse público, uma vez que, o Campus Jaguaruana já abrigou 2 eventos externos neste viés na faixa de 100 participantes, nos quais foi possível montar uma rede de contatos com outros grupos e figuras chave no município. A partir de então, entrará em um ciclo mensal de dividido em 4 etapas, que se repetem de acordo com o que preconiza o PDCA (plan, do, check, ajust) ou seja, Planejar, Executar, Verificar e Ajustar. 1) Planejamento: Primeira semana de cada mês, a partir de setembro; será a semana de planejar uma nova aventura narrativa e cria os materiais necessários, textos, artes e impressões. Nesta etapa também é realizado o passo de divulgação e chamamento de novos membros para participar do projeto. 2) Execução: Durante as demais 3 ou 4 semanas do mês, será trabalhada a execução da aventura narrativa planejada. Estes encontros dar-se-ão semanalmente nas quartas-feiras das 8h às 12h, objetivando realizar integração social, leitura e conhecimento das regras e mecânicas dos jogos e interpretação da narrativa com duração de 4 horas. Nestas reuniões também acontecerão a prática experimental e dialogada com a troca de experiências e problemas apresentados pelos participantes. Ainda na prática acontecerá o processo de autoração na criação de personagens, interpretação de papéis, descrição de lugares, de objetos, problemas e enigmas e suas soluções, trespassando pelas disciplinas adentrando em conhecimentos gerais. 3) Verificar: Na última sessão do mês, será entregue para os participantes um formulário de pesquisa de satisfação no qual poderão preencher de modo subjetivo os pontos positivos, negativos, pontos de melhoria e o que absolveram com o conteúdo passado e qual sua contribuição individual para o processo. 4) Ajustar: Com base na análise da avaliação, poderá ser ajustado o produto da próxima iteração, fomentando a aventura narrativa seguinte.