Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Física para o ENEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
13/08/2022
Previsão de Fim:
19/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Carlos Ferreira Bastos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jose Carlos Ferreira Bastos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/08/2022 19/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto visa promover a preparação de estudantes do Ensino Médio para o ENEM .
Justificativa
O projeto justifica-se por oportunizar os alunos da rede pública da periferia de Fortaleza a preparação para ajudá-los a realizar a prova do ENEM.
Público Alvo
Alunos da rede pública do Ensino Médio que tenham interesse em participar das aulas. Será realizada uma visita à Escola EEM Figueredo Correia. Será feita uma visita à escola para convidar os alunos do 3º ano do Ensino Médio participarem das aula. Os primeiros a se manifestarem, dentro do número de vaga, poderão participarem das aulas.
Objetivo Geral
Preparar alunos do Ensino Médio para realizar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, particularmente a prova de Física do ENEM 2022 e conhecer os programas governamentais de acesso ao Ensino Superior.
Objetivo Específico
- Adquirir habilidades e competências para fazer questões de provas de exames anteriores de Ciências da Natureza, particularmente da prova de física. - Ministrar aulas do conteúdo curricular de Física. - Definir conceitos fundamentais para a compreensão dos diversos conteúdos de Física. - Expor as técnicas para interpretação dos comandos das questões e a resolução das mesmas. - Apresentar os procedimentos necessários para participar de programas de ingresso ao Ensino Superior: SISU, PROUNI e FIES; - Ministrar aulas de física para proporcionar competências para realizar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em particular a prova de Física. - Resolver e comentar questões de provas já realizadas do ENEM.
Metodologia
A metodologia de ensino adotada visa formar cidadãos críticos, reflexivos e autônomos. As experiências acadêmicas devem garantir a apropriação e o aprofundamento dos conhecimentos específicos da disciplina de Física. Dentre os procedimentos metodológicos selecionados destacam-se: • Trabalho com situações-problema que envolva os conteúdos de Física; • Interação e tira-dúvidas através de grupo do WhatsApp; • Apresentação de vídeos insitucionais e live para a apresentação dos diversos departamentos e cursos de ensino superior do IFCE. Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas e interação no grupo de WhatsApp da turma, participação em atividades de grupos com a finalidade de desenvolver habilidades de cooperação entre os alunos, por exemplo, ajudar uns aos outros tirando dúvidas dos colegas do grupo. As aulas acontecerão aos sábados no horário de 8h às 12h. A preparação abordará os seguintes conteúdos da física que são cobrados no ENEM e resoluções de questões de provas anteriores do ENEM: - Mecânica; - Termodinâmica, Ondas e Óptica; - Eletricidade e Eletromagnetismo. As aulas do curso acontecerão sempre aos sábados de 08h às 12h, no IFCE, campus de Fortaleza.