Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
TEATRO PARA INICIANTES: CONTANDO HISTÓRIAS SOBRE A REGIÃO DO CARIRI
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
02/09/2022
Previsão de Fim:
09/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Crato
Barbalha
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Flavia Cristiana da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Flavia Cristiana da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Francisco Givaldo Pereira Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Iara Lopes Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Irla Maria Roseno Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Lemuel Manoel Sá Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Marcia Rejane Freire de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Maria Alice Lucena Pereira Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Marla Maria Moraes Moura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2022 09/12/2022
Pedro Esdras Lucena Pereira Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Professora Odete Monteiro Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Teatro para Iniciantes: contando histórias sobre a região do Cariri” tem como finalidade o estudo e a criação de um grupo de teatro no IFCE campus Juazeiro do Norte com público interno e externo, tendo como foco a pesquisa sobre a cultura da região do Cariri cearense. Assim, a intenção é aprofundar num processo socioeducativo elementos básicos de teatro, contribuindo para o exercício da imaginação, da criatividade, da expressividade, da dramaticidade e da discussão acerca de temas concernentes ao universo das identidades afro-indígenas brasileiras, especificamente, caririense, incentivando o crescimento grupal e individual. Esta área de conhecimento se fundamentará sobre o binômio Teatro-Educação, tendo como concepção predominante a compreensão do participante sobre as diversidades culturais e as diversas formas de entender a cultura e realidade em que se vive, suscitando a valorização e expansão da sua cultura como forma de resistência, através da experiência lúdica, artística e cultural. Este espaço de criação servirá como estímulo para o seu desenvolvimento em seus vários meio-ambientes de convívio e participação social através da Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa, que é uma abordagem dialógica e que tem três eixos principais, são eles: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. Assim, a ideia é articular a leitura com a contextualização e o fazer artístico para os participantes. Nosso foco principal de público para o projeto são crianças, adolescentes e adultos da comunidade externa (escolas municipais da região e moradores da redondeza) e do IFCE campus Juazeiro do Norte (alunos e servidores).
Justificativa
A educação é um processo que não tem “fim”. Viver implica em aprender a todo o momento. Sendo assim, visualizamos que a necessidade de aguçar o lúdico é de extrema importância no desenvolvimento do indivíduo, e que lhe possibilita a superação de inúmeras dificuldades e obstáculos que o educando encontra. Aprendizagem, portanto, significa transformação. O teatro-educação tem uma função extremamente importante no processo de aprendizagem do educando, pois no momento em que estiver seguro ao nível de sua emoção, afetividade e principalmente quando estiver bem relacionado socialmente e viver uma experiência de socialização, ele terá melhores possibilidades de realizar com tranquilidade o seu processo de aquisição do conhecimento. A educação em arte, especificamente em teatro, propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, o indivíduo desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por eles, pelos próprios colegas e por artistas com diferentes visões culturais. O projeto “Teatro para Iniciantes: contando histórias sobre a região do Cariri” vem permitir a vivencia artística na reflexão da cultura nordestina, especificamente a cultura do Cariri Cearense, para o conhecimento e valorização de suas raízes, que são fundamentais para o desenvolvimento sensível, estético e cultural do ser social, criativo e transformador.
Público Alvo
Estabelecem-se como púbico alvo externo pessoas da comunidade do entorno, alunos da Escola Professora Odete Monteiro e público em geral. A expectativa média de público é de aproximadamente 50 pessoas, totalizando nas quatro grandes ações (pesquisa de campo, criação, ensaios e apresentação artística). O público externo será composto por crianças, adolescentes e adultos.
Objetivo Geral
Proporcionar ao indivíduo o fazer e o pensar artístico e estético, o estudo de elementos específicos do teatro, o conhecimento da cultura nordestina, especificamente da cultura do Cariri Cearense, já produzida e em produção, o conhecimento de si próprio e do mundo circundante. E também, ampliar a potencialidade do sujeito como ser criativo, comunicativo, expressivo e inteligível. Além disso, estreitar laços com escolas municipais da região do Cariri Cearense.
Objetivo Específico
• Colaborar para o desenvolvimento grupal e individual através de exercícios teatrais; • Estimular as consciências espacial, vocal, táctil, auditiva, visual e corporal; • Instigar a experimentação de ideias e interpretações dos signos teatrais através da improvisação em situações dramáticas; • Dialogar através de vivências com grupos culturais da região do Cariri; • Visitar griôs da região do Cariri e colher histórias sobre lendas e mitos, além de questões étnico-racial; • Incentivar a criação de cenas grupais (produtos finais) construídas a partir de histórias escutadas e as vivências da cultura da região do Cariri. • Promover ensaios de cenas com o propósito de apresentar a culminância do projeto. • Apresentar na Escola Professora Odete Monteiro e fazer um bate-papo sobre as histórias contadas.
Metodologia
A metodologia utilizada para a realização desse projeto será uma confluência entre vários pontos dos mais conhecidos métodos ativos de teatro-educação como, por exemplo, Standislavsky, Barba, Ana Mae Barbosa, entre outros. O trabalho será realizado com um compilado de atividades práticas e teóricas. Trabalharemos com a contextualização histórica do teatro, encenadores, princípios básicos para construção de um espetáculo e a cultura do cariri. Outro ponto é indicação de visita de campo para o enriquecimento desse estudo em comunidades e eventos culturais e/ou artistas da localidade, no intuito de contribuir diretamente no conteúdo que será trabalhado em sala, na construção de dramaturgia sobre os contos e lendas da região do cariri, e também do seu contexto histórico que será abordado. Assim, pretende-se que todas as ações do projeto sejam realizadas em ambientes do IFCE e na escola Professora Odete Monteiro. Registraremos as ações deste trabalho, na intenções pedagógicas e científicas, através de fotografias, vídeos, áudios e relatos dos participantes. Para uma melhor compreensão do projeto, teremos algumas etapas: 1) Teoria e prática sobre história, encenadores e elementos do teatro 2) Estudo sobre cultura do cariri cearense e visita de campo 3) Construção dramatúrgica sobre o material recolhido 4) Criação de um espetáculo tendo como foco a cultura do cariri 5) Apresentação final (culminância do projeto) A divulgação do projeto será através dos canais oficiais institucionais como site, redes sociais, e-mails, cartaz e divulgação presencial feita pela equipe executores do projeto. Desta forma, para os que tem interesse serão feitas inscrições pelo formulário do google forms. A seleção será por ordem de inscrição. O curso será realizado uma vez por semana com carga horaria de 04 horas.