Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
AÇÕES MULTIDISCIPLINARES DE SAÚDE NA COMUNIDADE PITAGUARY
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
12/09/2022
Previsão de Fim:
12/09/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Reunião
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Exposição
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Emanuel Araujo Bezerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emanuel Araujo Bezerra IFCE Coordenador Sem vínculo Não 8 12/09/2022 12/09/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A saúde é direito de todos e dever do estado. Assim, o modelo de atenção à saúde e seus programas existem por meio da implantação de equipes multidisciplinares que atuam na promoção, prevenção, recuperação e, principalmente, na manutenção da saúde da comunidade onde estão estabelecidas. Tratar da questão da assistência multidisciplinar à saúde é um desafio, pois traz à tona a necessidade do trabalho em equipe e do trabalho com uma visão holística, integral do ser humano. Para tanto, há que se envolver o conhecimento de diversas disciplinas, não apenas no campo da saúde, mas também no campo das ciências humanas e das ciências sociais. Ricardo Burg Ceccin (2005) chama atenção para o fato de que a grande área da saúde é integrada por profissionais cujos núcleos de competência (conhecimento, habilidade e atitude) se organizam pelas práticas de assistir e por outras que integram as práticas de promoção de saúde. As diversas profissões são capazes de somar forças no sentido de desenvolver as condições para o trabalho em conjunto, valorizando a importância da multiprofissionalidade para a comprovação de uma atenção que se desloque do eixo recortado e reduzido / corporativo – centrado para o eixo – plural e complexo / usuário - centrado. Para que isso ocorra, é necessário desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe, ter o conhecimento das ações em saúde voltadas a cada ciclo de vida e a atitude de promover a assistência integral ao indivíduo.
Justificativa
A assistência multidisciplinar à saúde nos dá a possibilidade de olhar o ser humano numa concepção biopsicossocial, bem como de conduzir a estruturação do cuidado à saúde sob uma visão sistêmica do homem, estratégia esta direcionada para um trabalho cuja metodologia está centrada estritamente no ser humano, na família, na comunidade. Essa orientação de trabalho em equipe consta tanto das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Saúde, como das Diretrizes para o Exercício Profissional no Sistema Único de Saúde (Princípios e Diretrizes para a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos para o SUS). Nos últimos anos, o controle de doenças se tornou a grande preocupação das autoridades sanitárias em nosso país. As atividades multidisciplinares visam à melhoria da saúde da comunidade onde está instalada, desde o recém-nascido até o idoso, passando pelo adulto, a grande força de trabalho e desenvolvimento do nosso país.
Público Alvo
Residentes na comunidade Indígena Pitaguary
Objetivo Geral
Realizar ações de saúde de caráter multidisciplinar na comunidade Indígena Pitaguary.
Objetivo Específico
• Prestar atenção integral integral aos povos indígenas da Comunidade Pitaguary; • Comprometer-se com o desafio das práticas de saúde no contexto das políticas públicas para os povos indígenas, com o controle social, conhecer reivindicações deste segmento. • Detectar entraves e articular soluções a partir de um conjunto de saberes que convergem para práticas de caráter interinstitucional e interdisciplinar, respeitando os aspectos socioeconomicos e culturais das populações.
Metodologia
Na elaboração desta ação de intervenção foi utilizado o método simplificado de Planejamento Estratégico em Saúde – PES, incluindo a realização de reuniões de equipe, visando identificar os principais problemas de saúde e seus “nós” críticos na área de abrangência da Comunidade Pitaguary. A partir dos encontros realizados, definimos realizar um ações multidisciplinares que objetivarão a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida dos povos indígena Pitaguary.