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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Feira da Agricultura Familiar e construção social de mercados nos Sertões dos Crateús: trabalho cooperativo entre IFCE e Cáritas Diocenana
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
13/09/2022
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Acordo de Cooperação IFCE e Cáritas
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Novo Oriente
Nova Russas
Independência
Crateús
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Yuri Lopes Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aldilene Chaves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 13/09/2022 30/12/2022
Angela Maria Bento Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 13/09/2022 30/12/2022
Bruno Spindola Garcez IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/09/2022 30/12/2022
Isac Gabriel Abrahao Bomfim IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 13/09/2022 30/12/2022
Maria Kailane Rodrigues Gaspar IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/09/2022 30/12/2022
Valdenio Mendes Mascena IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/09/2022 30/12/2022
Yuri Lopes Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/09/2022 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Diocesana de Crateús Sim Acordo de cooperação 23293.001407/2022-25
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A dinâmica dos mercados se consolidou como objeto de estudo da sociologia apenas na década de 70. Desde então, a plena compreensão das dimensões sociais que envolvem a economia coloca como eixo central as instituições, tendo em vista que estas são capazes de trazer ideias inovadoras para superar questões inerentes aos custos de transações, além de incluir aspectos culturais e políticos. Desse modo, mercados e instituições são construídos socialmente e estão, plenamente, conectados. É necessário tratar este assunto de maneira holística e sistêmica, entendendo que as relações de compra e venda (consumo) nos mercados agroalimentares estão pautadas em modos de vida, bem como na conjuntura sociopolítica de um determinado lugar. Por isso, é fundamental manter as relações de confiança e proximidade, o que faz com que os mercados locais valorizem os produtos regionais e fortaleçam suas especificidades. Nesse sentido, a Feira Regional da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Sertões de Crateús Inhamuns é uma ação continuada com mais de quinze anos, que envolve vários parceiros em atividades de formação (cursos, oficinas, paletras e dias de campo), pesquisa, apresentações culturais e comercialização. Assim, o IFCE-Campus Crateús figura como organizador das ações pertinentes ao evento, articulando atividades formativas e recebendo para alojamento agricultores e agricultaras.
Justificativa
Ao entender que a questão alimentar envolve temas referentes à comercialização, produção, consumo, nutrição e saúde tem-se a necessidade de desenvolver uma agenda institucionalista pautada em confiança, estabilização dos mercados, sustentabilidade e ética. Com isso, para o pleno atendimento a essas exigências deve-se considerar a dimensão local, bem como a circulação de conhecimentos e práticas tradicionais, o que favorece a construção de espaços sociotécnicos. Nessa perspectiva, as feiras livres são importantes eventos que ocorrem em todo o Brasil. No Nordeste, tornaram-se pontos turísticos, difusão de cultura e fonte de renda, expressando as complexas relações sociais. No Ceará, feiras de agricultura familiar tem aproximado consumidores a produtores. Estes espaços promovem a convivência com semiárido, a prática da economia solidária, o consumo consciente, a difusão da agroecologia e o empoderamento feminino. Em Crateús-CE um desses espaço de comercialização popular vem sendo construído há 14 anos com encontros quinzenais de comercialização de produtos da agricultura familiar. Essas ações envolvem uma rede de atores também responsáveis por um evento territorial anual, que reúne vários visitantes de outros estados do país. Todavia, para alcançar o objetivo que torna essa feira um espaço de formação social mais dinâmico é preciso que todos os atores envolvidos nesses eventos possam construir conhecimentos básicos de economia, gestão, comunicação social e produção sustentável. Diante do exposto, esse projeto torna-se imperativo e necessário para dar suporte a construção do conhecimento dessa rede, respondendo às necessidades dos agricultores (as) familiares do município de Crateús e das entidades públicas e civis parceiras desse local de comercialização popular.
Público Alvo
- Agricultores(as) Familiares residentes em Comunidades Rurais e Assentamentos de Reforma Agrária dos Sertões dos Crateús-Inhamuns atendidos pela Cáritas Diocesana no âmbito dos projetos de desenvolvimento local e regional. - Agricultores familiares em processo de transição agroecológica e estruturação dos quintais produtivos; - Camponeses que realizam atividades de comercialização em áreas rurais e urbanas; - Técnicos da Ematerce e de outras entidades ligadas à assistência técnica e extensão rural; - Docentes, técnicos e pesquisadores vinculados a outras instituições de ensino.
Objetivo Geral
Fomentar ações de extensão para o fortalecimento da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária de Crateús-CE, assumindo um papel chave na educação popular dos seus participantes.
Objetivo Específico
- Atuar nos eixos temáticos da economia solidária, construção social de mercados, gestão, comunicação social e produção agroecológica. - Realizar o diagnóstico participativo da Feira da Agricultura Familiar de Crateús. - Realizar oficinas de formação junto aos agricultores. - Contribuir para a gestão participativa da Feira da Agricultura Familiar de Crateús. - Desenvolver materiais didáticos. - Desenvolver estratégias para controle dos custos de produção, bem como de aspectos inerentes a precificação.
Metodologia
O diagnóstico da feira da agricultura familiar de Crateús consistirá de um estudo descritivo e explicativo, expondo os aspectos socioeconômicos da feira. Assim, serão elencados os principais produtos, as tecnologias de produção, o perfil dos(as) agricultores (as) e consumidores (as), principais dificuldades de realização da feira dimensionando-a dentro da perspectiva da economia solidária e sustentável. Vale ressaltar que, as técnicas de coletas serão mediante instrumentos do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), aplicação de questionários semiestruturados e entrevista, seguindo o ciclo da pesquisa-ação, que considera os agricultores não apenas como objetos da pesquisa, mas como atores construtores da mesma . Para a formação e educação popular dos feirantes serão, inicialmente, contatados possíveis parceiros, tais como Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, ONG’s e Governo Municipal para a realização de oficinas, que serão definidas em conjunto com os feirantes e parceiros. As oficinas serão compostas com carga horária de até 4h de atividade, deverão acontecer seguindo o preceito da pedagogia da alternância (SILVA, 2015) e da autonomia (FREIRE, 1987; FREIRE, 1996; FREIRE,2007). A cada encontro serão trabalhadas atividades práticas nas áreas de produção. Os temas das oficinas serão: economia solidária, gestão, produção agroecológica, indicadores econômicos, dentre outros temas considerados pertinentes.