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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Atendimento Educacional Especializado: interfaces e articulações com a inclusão escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
28/09/2022
Previsão de Fim:
01/02/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixeramobim
Quixadá
Ibicuitinga
Ibaretama
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francelio Angelo de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adele Cristina Braga Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 5 28/09/2022 01/02/2023
Alysson Saraiva de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/09/2022 01/02/2023
Claudeth da Silva Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 28/09/2022 01/02/2023
Denise Beserra Dutra IFCE contrato Integrante Sem vínculo Não 4 28/09/2022 01/02/2023
Denise Tomaz Aguiar IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 28/09/2022 01/02/2023
Eduarda Celestino Portela de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/09/2022 01/02/2023
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/09/2022 01/02/2023
Francisco Edson Alves Garantizado IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/09/2022 01/02/2023
Joanna Aretha Silveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 28/09/2022 01/02/2023
Juciane Maria Cabral Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/09/2022 01/02/2023
Marisangela dos Santos Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 28/09/2022 01/02/2023
Natalia Queiroz de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/09/2022 01/02/2023
Raimundo de Almeida Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/09/2022 01/02/2023
Rodrigo Fernandes Meireles IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 28/09/2022 01/02/2023
Saulo Henrique dos Santos Esteves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/09/2022 01/02/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Formação, Monitoramento, Acompanhamento e Atendimento à Inclusão de Quixadá - FORMAI Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto consta de uma ação de extensão para compreensão e instrumentalização do Atendimento Educacional Especializado-AEE. Através do processo de execução que terá como público-alvo os integrantes do NAPNE e professores do AEE das redes públicas municipal e estadual de Quixadá e adjacências, espera-se a apropriação de uma maior compreensão sobre esse serviço da educação especial. A partir do entendimento sobre a função do AEE objetiva-se maior articulação entre as práticas do atendimento especializado e de sala de aula comum, tanto no âmbito externo alcançado pelo projeto como entre as ações desenvolvidas pelo NAPNE e as salas comuns do IFCE-Campus Quixadá.
Justificativa
A crescente demanda de estudantes público-alvo da educação especial a saber, alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, vem provocando aos sistemas de ensino a organização de uma oferta escolar que garanta o acesso, participação e o direito de aprendizagem de todos, indistintamente. Para tanto, faz-se necessário um conjunto de medidas que contemplem as singularidades desses estudantes, garantindo-lhes o acesso àquilo que é comum. Dentre essas medidas destaca-se o Atendimento Educacional Especializado-AEE enquanto um conjunto de intervenções pedagógicas e de acessibilidade que visam instrumentalizar o sujeito para que transponham as barreiras impostas pela condição social da deficiência e outros impedimentos. Frente ao processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial e seu direito ao AEE, a presente ação de extensão irá colaborar para uma maior compreensão sobre esse serviço complementar ou suplementar da educação especial. Do mesmo modo, contribuirá para o processo de compreensão sobre a articulação entre AEE, professor de sala de aula comum e famílias e ainda irá favorecer a implantação da Sala de Recursos Multifuncionais do IFCE/Campus Quixadá, espaço em que será oferecido o AEE.
Público Alvo
Professores do AEE da rede municipal de Quixadá Professores do AEE do estadual acompanhados pela CREDE 12
Objetivo Geral
Compreender os concepções e práticas do Atendimento Educacional Especializado voltadas para o processo de inclusão de estudantes público-alvo da educação especial.
Objetivo Específico
- Apresentar as bases teórico-conceituais do AEE - Conhecer as práticas do AEE voltadas para o atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial - Discutir os instrumentais de avaliação e intervenção utilizados no AEE
Metodologia
Olhando para o objetivo de compreender as concepções e práticas do Atendimento Educacional Especializado voltadas para o processo de inclusão de estudantes público-alvo da educação especial, a metodologia do projeto se desdobrará do seguinte modo: 1 Divulgação e inscrições: a divulgação do projeto será realizada por meio do site e das redes sociais do IFCE - Campus Quixadá. As inscrições serão efetivadas por meio de formulário virtual (Google Forms) 2 Os participantes irão se reunir quinzenalmente para as ações que ocorrerão por meio de estudos, debates, rodas de conversa e seminários, em que serão trabalhados os temas descritos abaixo: - Atendimento Educacional especializado: bases teórico-conceituais - O AEE no contexto de inclusão de estudantes com deficiência visual - O AEE no contexto de inclusão de estudantes com deficiência intelectual - O AEE no contexto de inclusão de estudantes com física - O AEE no contexto de inclusão de estudantes com auditiva - AEE no contexto de inclusão de estudantes com autismo - O AEE no contexto de inclusão de estudantes com altas habilidades - A avaliação no contexto do AEE: estudo de caso e plano do AEE 3 Culminância Ao final das ações, será realizado um seminário em que os participantes apresentarão seus trabalhos elaborados no decorrer da execução do projeto. 4 Visita técnica a Sala de Recursos Multifuncionais Para uma reflexão mais aprofundadas das questões debatidas no decorrer das ações, os participantes serão convidados a conhecer a rotina de uma Sala de Recursos Multifuncionais. Nesse momento poderão fazer vinculações e aproximações entre os conteúdos estudados e a realidade de uma SEM.