Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Desenvolvimentautista
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Projetos de intervenção
Data de Início:
22/09/2022
Previsão de Fim:
23/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cicero Luciano Alves Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicero Luciano Alves Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/09/2022 23/12/2022
Emanuel Moita do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/09/2022 23/12/2022
Uania da Silva Alves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 22/09/2022 23/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Desenvolvimentautista é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Comportamento Motor, Performance e Saúde, do curso de Educação Física, que busca inserir crianças com Transtorno do Espectro Autista com idades entre 6 e 10 anos em um programa de intervenção motora voltado à melhoria do desenvolvimento motor. O projeto busca ofertar atividades baseadas em uma Educação Física Desenvolvimentista para crianças com TEA, com brincadeiras e jogos do universo infantil adequando-os às restrições de cada participante.
Justificativa
Estudos tem evidenciado atrasos em todas as dimensões do desenvolvimento de crianças autistas. No entanto, em comparação aos aspectos cognitivos, os aspectos motores não tem recebido a mesma atenção, sendo ainda poucas as intervenções especializadas ao desenvolvimento de habilidades motoras de crianças autistas. No entanto, sabe-se que na infância o desenvolvimento das dimensões cognitiva, motora e afetivo-social são bastante dependentes um do outro, de modo que além de promover o desenvolvimento de aspectos motores, intervenções com tal objetivo também podem contribuir para o desenvolvimento da interação social e do modo como as crianças interpretam o seu meio. Ou seja, podem também contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo. Desta forma, é de grande relevância a implementação de projetos de intervenção motora para crianças com TEA.
Público Alvo
Crianças de 6 a 10 anos com Transtorno do Espectro Autista.
Objetivo Geral
Melhorar o desenvolvimento motor de crianças com TEA, especialmente em relação às habilidades motoras fundamentais.
Objetivo Específico
Contribuir para a melhoria da interação social de crianças com TEA; Inserir os discentes participantes em um contexto de intervenção profissional ao qual poderão trabalhar no futuro.
Metodologia
Ofertar duas aulas semanais durante três meses seguidos a um grupo de crianças da comunidade que sejam diagnosticadas com TEA. As aulas seguirão uma metodologia baseada na Educação Física Desenvolvimentista. Trata-se de um conjunto de conteúdos compostos por jogos, exercícios, ginástica e dança. As aulas serão ministradas no ginásio do Centro de Referência Cidade Alta pelo docente responsável pelo projeto e dois discentes do curso. Serão utilizados materiais como bolas, cones, cordas, raquetes e arcos, todos materiais disponibilizados pelo curso de Educação Física. Por fim, pretende-se retornar o projeto no semestre seguinte, após as férias docentes.