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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FORMAÇÃO ESTÉTICA FOTOGRÁFICA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
26/05/2025
Previsão de Fim:
20/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1600
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Trabalho em grupo
Pesquisa de Satisfação
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Site institucional
Cartaz
Sistema acadêmico
Articulações institucionais
Rádio
Jornal e TV
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Wendel Alves de Medeiros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Milena Sena de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 20/01/2025 20/01/2026
Victor Rogerio Pinheiro Jales IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 20/01/2025 20/01/2026
Wendel Alves de Medeiros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/05/2025 20/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto visa a execução de um percurso formativo estético fotográfico, com duração de 1 (um) ano (02/12/2024 a 02/12/2025). Este percurso tem como objetivo realizar um conjunto de ações práticas educacionais, culturais, artísticas e sociais direcionadas à comunidade cearense, através do uso da linguagem fotográfica.
Justificativa
Imagens foram criadas para mediar a nossa relação com o entorno, porém, em uma sociedade digital, virtual, profusa e acelerada, tem sido cada vez mais problemático compreendê-las. As mudanças tecnológicas que nos levaram à realidade do digital – devido ao barateamento dos computadores desktop pessoais e à implementação da internet na primeira metade da década de 1990 ao grande público – trouxeram-nos tempos de embotamento de nossas experiências estético-visuais. Supõe-se que há em curso um empobrecimento de nossas experiências perceptivas, que em muito se deve ao crescimento exponencial dos mais variados tipos de imagens na contemporaneidade. A fotografia digital insere-se nesse contexto. Com o advento dos smartphones com câmeras fotográficas de qualidade, nos rendemos aos automatismos dessas tecnologias e ao fotografarmos hoje, simplesmente apertamos botões e raramente atentamos para o que de fato está sendo captado e os impactos daquilo que criamos. O surgimento de aplicativos e softwares específicos de manipulação e tratamento de imagens, praticamente eliminou o tempo de pausa, contemplação, criticidade e conexão com o assunto a ser fotografado. O pensamento de quem fotografa sem pensar é o de que a imagem pode ser melhorada posteriormente via computador ou celular. Ledo engano. Mediante tal situação, faz-se necessário a criação, implementação e divulgação de formações estéticas e artísticas no campo da imagem, que possam ampliar nossa compreensão, fruição e produção imagética, necessária em heterogêneos processos comunicacionais no mundo contemporâneo. Por isso, uma formação fotográfica híbrida, ou seja, que mescle o analógico e o digital, que alie aspectos técnicos, possibilidades criativas, artísticas e estéticas, que atendam a comunidade interna do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza e o público externo de nossa cidade, nos colocará em condições de enfrentamento dos impactos sociais e culturais causados pela instauração de uma realidade tecnológica digital e globalizante.
Público Alvo
Faixa etária mínima: 15 anos, moradores da comunidade Brasília, região próxima a Reitoria do IFCE. Público Externo Indiretamente Beneficiado: Os demais moradores da comunidade somando mais de 40 famílias residentes. 20 vagas destinadas ao público externo
Objetivo Geral
Objetivo geral: implementar uma Formação Estética Fotográfica que contemple um conjunto de ações práticas educacionais, culturais, artísticas e sociais direcionadas ao público externo e a comunidade interna do Instituto Federal do Ceará.
Objetivo Específico
1.Possibilitar formação com fotografia digital, analógica e sua aproximação e mistura com linguagens artísticas como a pintura, a gravura e o bordado contemporâneo (AÇÃO EDUCACIONAL e SOCIAL); 2.Constituir vivências fotográficas (palestras, mini oficinas e feira fotográfica) ao final do percurso formativo estético fotográfico. (AÇÃO CULTURAL); 3. Difundir resultados das artes constituídas com a realização de 1 (uma) exposição fotográfica ao final do percurso formativo estético fotográfico, fruto das produções imagéticas do público-alvo beneficiário. (AÇÃO ARTÍSTICA).
Metodologia
Pensamos a construção metodológica da Formação Estética Fotográfica tendo como base a Abordagem Triangular (AT) de Ana Mae Barbosa, sistematizada na década de 1980. A Abordagem Triangular não é um método a ser rigorosamente seguido, mas que pode e deve ser pensada por um viés artístico. Trata-se de uma visão de arte/educação pós-moderna, com o objetivo de alargar horizontes interdisciplinares para o ensino e aprendizagem em arte. Ela promove a hibridação de diferentes áreas, pois carrega consigo a compreensão histórica, cultural e social do papel da arte na civilização. A AT surge como uma resposta à arte-educação vazia de reflexão crítica e aporte histórico e cultural, tão comum nos anos de 1960. A AT parte da premissa de que práticas artísticas em ambientes educacionais não devem ser propostos sem a promoção de uma contextualização, fruição e produção. A operacionalização da Formação Estética Fotográfica seguirá o itinerário triangular que “a partir de seus três eixos – fazer, ler e contextualizar –, que não são hierárquicos ou lineares, é possível pensar uma atuação significativa no Ensino de Arte” (PIMENTEL, 2010, p. 213). Como ressaltou Pimentel (2010) a Abordagem Triangular não possui uma ordem hierárquica de aplicação, mas, em relação às ações educacionais, culturais, artísticas e sociais, agiremos primeiramente com a contextualização, explicitando o que é a fotografia digital, apresentando o equipamento fotográfico, seus componentes, técnicas de manuseio e composição para só então partirmos para momentos específicos de produção fotográfica analógica em diálogo com outras linguagens artísticas como a pintura, a gravura e o bordado. Em todas as etapas os bolsistas discentes vão dinamizar a fruição dos conteúdos através de trabalhos fotográficos e artísticos que sigam a mesma proposta dos módulos formativos, além de convidar artistas locais que trabalham com a fotografia em suas poéticas, fortalecendo toda a proposta de nosso projeto. - Acompanhamento e avaliação do projeto durante a execução Serão realizados com a participação do professor coordenador e dos bolsistas discentes selecionados (12 horas semanais) e do técnico administrativo que compõem a equipe. A presente formação estética fotográfica deverá acontecer tão logo o projeto seja aprovado e os bolsistas selecionados, antecedida pelo planejamento dos encontros formativos com a equipe e demais colaboradores. Durante a realização da formação adotaremos o diário de campo como ferramenta de registro das atividades, tomando notas visuais e verbais a cada encontro sobre o que pode ser melhorado efetivamente. - resultados esperados e disseminação dos resultados Esperamos que os partícipes possam ter experiências culturais, técnicas e artísticas singulares nesta formação e que também se sintam transformados ao terem contato com uma linguagem fotográfica para além das suas convenções clássicas de fotogenia. Também é nosso anseio que o público-alvo possa desenvolver em sua dimensão do ver, um senso crítico, reflexivo e sensível para as coisas que os cercam. A nossa pretensão é formar um público que seja capaz de se conectar com as imagens, para que delas possam extrair significados e discursos que superem a camada fina de suas meras aparências. Além dos registros escritos, providenciaremos registros imagéticos fotográficos e videográficos das atividades desenvolvidas durante o período de vigência do projeto, que estarão à disposição da Pró-Reitoria de Extensão na forma de relatórios técnicos mensais e relatório final das atividades formativas. Realizaremos uma exposição fotográfica com as produções imagéticas construídas pelo público participante. Para além do nosso compromisso com a extensão, a ideia é que o professor coordenador possa aproveitar toda a experiência vivenciada junto aos bolsistas discentes para dar seguimento a elaboração de produções e publicações de artigos científicos e possíveis participações em eventos acadêmicos dentro ou fora de sua instituição.