Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Vivência Coral para a Melhor Idade
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
07/10/2022
Previsão de Fim:
07/10/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Joao Paulo Ribeiro de Holanda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Leandro Ferreira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 07/10/2022 07/10/2022
Joao Paulo Ribeiro de Holanda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 07/10/2022 07/10/2022
Paulo Andre Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 07/10/2022 07/10/2022
Rafaela de Sousa Macedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 07/10/2022 07/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
CRAS I Regional Crateús Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento tem por objetivo compartilhar uma vivência coral com um grupo de idosos e idosas residentes no entorno doCRAS1, regional Crateús. Promovendo a qualidade de vida e envelhecimento ativo e saudável, por meio de: musicalização, canto coral, ações que potencialmente estimulam essas pessoas na melhor idade. Em uma parceria do curso de música com a Coordenadoria do CRAS 1.
Justificativa
A saúde, em sua perspectiva mais ampla, é resultado de um trabalho intersetorial e transdisciplinar de promoção de modos de vida saudável em todas as idades. O envelhecimento populacional revela que nem sempre o aumento do número de anos de vida é acompanhado pela manutenção da saúde e qualidade de vida (VALER et al, 2015). Por isso, é necessário reunir esforços ancorados nas mais diversas atividades e políticas públicas para que não haja simplesmente maior longevidade, mas para que esses anos sejam vividos com qualidade e dignidade. A combinação entre a manutenção da capacidade funcional e o envolvimento ativo com a vida, por meio do estabelecimento de relações sociais e atividades produtivas, resulta em um processo de envelhecimento ativo e saudável, como define a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2005). Em outras palavras, envelhecer de forma saudável e ativa é mais do que a ausência de doença nesta fase, mas um processo de adaptação às mudanças que ocorrem ao longo da vida, que permita às pessoas idosas manterem seu bem estar físico, mental e social. Neste sentido, as atividades a serem desenvolvidas no evento, justificam-se na necessidade de promover condições consideradas determinantes para um envelhecimento ativo e saudável.
Público Alvo
Comunidade idosa acima de 60 anos inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I
Objetivo Geral
Potencializar conhecimentos e habilidades musicais necessárias para que as pessoas idosas desse grupo usufruam da experiência do Coral com o máximo proveito possível e que está signifique também um ganho substancial em qualidade de vida e saúde.
Objetivo Específico
Estudar música em seus múltiplos aspectos e funções na sociedade, porém ressaltando sempre o sentido do fazer música musicalmente (SWANWICK, 2003); Compartilhar metodologias e vivências em canto e suas técnicas; Potencializar conhecimentos e habilidades em saúde necessários para adaptação às mudanças próprias do envelhecimento.
Metodologia
A ideia é fornecer uma introdução ao canto coral com suas performance estética e técnica. O encontro terá a duração aproximada de uma hora e meia. Iniciaremos com o aquecimento corporal (ginástica laboral), seguiremos para aspectos do aquecimento vocal propriamente dito (sistema 4 do bel canto), chegaremos a passagem do repertório (oportunamente pensamos na canção Bandeira Branca por ter uma memória saudosistas das marchinhas de carnaval e tal público demonstrar imensa familiaridade) e por fim, encerraremos com uma auto avaliação em grupo sobre a vivência.