Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Gaia
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Produção e Consumo Sustentáveis
Data de Início:
17/10/2022
Previsão de Fim:
17/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ileane Oliveira Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Julia Braga Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Ana Liria Cruz Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/10/2022 13/10/2025
Ana Livia da Silva da Silva Magalhães IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Antonio Edmar dos Santos Silva Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Anyelly Neves Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Beatriz de Sousa Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Beatriz Nayra de Sousa Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Camila Maria Souza dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Danielly Silva Cardoso IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Domingos Denner da Rocha Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Ducia Neila Maciel Rocha Escola de Música de Paracuru Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Eduardo Inacio Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Emanoel Oliveira Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Francisco Kauã de Almeida Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Francisco Leonardo Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Gutemberg Rodrigues Damasceno IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Iara Saraiva Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Ileane Oliveira Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Jose Waltermille Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Julia Janis Coelho da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Juliane Vargas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Larissa de Sousa Felix IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Leane de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Leticia Matias dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Mairla Rodrigues Paiva Comunidade Externa Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Maria Clarisse Sousa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Maria Clivia Machado de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Mariana Chaves Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Mariane França dos Santos Associação Comunitária dos moradores do Sítio Coqueiro Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Marília Carolina Ribeiro de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Patricia Cavalcante Dias IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Renner de Sousa Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Rodrigor Emanuel Souza Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Romina Joice Alves de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Rosângela Fernandes Vieira Associação Comunitária Sítio Coqueiros Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Samantha Pâmela de Sousa Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Taina Gois dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 13/10/2025
Vitoria Conceição Sousa Otaviano IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 17/10/2022 17/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Música de Paracuru Não
Associação Comunitária Sítio Coqueiros Não
Cáritas Brasileira - Regional Itapipoca Sim Acordo de cooperação 23255.003081/2022-27
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Gaia nasceu com a premissa de utilizar os espaços disponíveis do IFCE Campus Paracuru para a criação de hortas orgânicas de livre acesso. A ideia inicial é implantar uma horta orgânica no campus que sirva de espaço para formações, discussões sobre modos de produção sustentáveis, questões ambientais, riscos dos agrotóxicos e alimentação saudável. Pretende-se a futuramente fomentar a produção e distribuição de mudas, a realização de feiras de produtos, apoiar as escolas que desejem implantar hortas em seus espaços e as pessoas da comunidade que queiram ter quintais produtivos.
Justificativa
Segundo os Organismos Internacionais, a Segurança Alimentar diz respeito à garantia do direito de todos(as) em acessar alimentos de qualidade, em quantidades suficiente e de modo permanente, com base em práticas alimentares saudáveis sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais nem o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases sustentáveis. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2017 e 2018, mostra que 37% dos domicílios do Brasil apresentam algum grau de insegurança alimentar. Tal fato se aprofundou pela caracterização do contexto pandêmico e da crise humanitária manifesta a partir do ano de 2020. Reconhecer a articulação entre pobreza, fome e educação é fundamental para o entendimento dos problemas que afetam cada uma dessas categorias. As condições sociais interferem na aprendizagem escolar, e as desigualdades sociais se traduzem, de forma geral, em desigualdades educacionais, e vice-versa. Diante de tal cenário, enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Paracuru, submete este projeto com a perspectiva de ser um espaço para a prática e aprofundamento dos estudos dos conteúdos curriculares, aproximação com a comunidade e elo entre os aspectos ecológicos e sociais, especialmente em relação à segurança alimentar e meios de produção sustentáveis. Considerando o contexto atual de descaso com o meio ambiente, a insegurança alimentar, e a escassez de alimentos saudáveis e seguros, o projeto tem a missão de sensibilização da população sobre tais temas. Além disso, prevê a utilização de terrenos públicos e espaços institucionais como referência de hortas escolares para a produção agroecológica de alimentos. Nesse sentido, as hortas escolares podem contribuir para o aprendizado de técnicas de plantio sustentáveis e servir como modelos em cursos de capacitação para a comunidade. Tais hortas integram ensino e prática e tornam-se um ótimo ponto de partida para a implementação de projetos agregados que tenham como objetivo a promoção da segurança alimentar escolar e comunitária, tais como os quintais produtivos. Os Quintais Produtivos fazem parte da composição da paisagem de uma pequena propriedade baseada na produção familiar no qual são cultivadas alimentícias, frutíferas, ornamentais, leguminosas e medicinais. Essas áreas oferecem vantagens para a família e comunidades, tais como maior comodidade, menor tempo para executar as atividades de cultivo, manejo e colheita dos produtos de época (PEDROSA, 2007) e podem ser uma via para o fortalecimento da formação cidadã e da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. Nesse sentido, Carneiro et al. (2013) destacam o importante papel dos quintais produtivos para a segurança e a diversidade alimentar, colaborando igualmente para a preservação da cultura alimentar, o consumo de alimentos menos processados, sem calorias vazias e que efetivamente contribuam para a nutrição. Assim, se faz necessário um processo formativo que possa capacitar a comunidade a organizar, manter e produzir esses espaços, portanto, este projeto pode estimular uma alimentação mais saudável. Outro ponto importante a ser destacado é a possibilidade de utilizar cultivares locais, reduzindo o uso de transgênicos e colaborando para a manutenção das sementes crioulas. Essa produção local e em menor escala pode ser associada também com diversas práticas sustentáveis visando a uma produção agroflorestal. Os aspectos citados contribuem para a saúde dos envolvidos, pois os agrotóxicos apresentam diversos riscos ao bem-estar humano (RIGOTTO; VASCONCELOS; ROCHA, 2014), além de causarem contaminação do meio ambiente e redução da biodiversidade. Consequentemente o projeto Gaia pode contribuir em diversos aspectos: econômicos, culturais, de saúde física e mental, para estimular a autoestima, autonomia, socialização e saúde, trazendo empoderamento aos beneficiados.
Público Alvo
Estudantes e servidores das Escolas municipais e estaduais, Escola de Música de Paracuru, Moradores do Sítio Coqueiros, Coletivos atendidos pela Cáritas Diocesana Regional Itapipoca e comunidade em geral.
Objetivo Geral
-Utilizar os espaços disponíveis do IFCE Campus Paracuru para a criação de hortas orgânicas de livre acesso.
Objetivo Específico
-Estreitar laços com a comunidade de Paracuru, criando uma relação de pertencimento, troca, aprendizagem e crescimento; -Promover a sensibilização ambiental, ecológica, alimentar e social; - Criar uma rede de análise e estudos do desenvolvimento de orgânicos; -Estimular a implantação de hortas escolares e quintais produtivos.
Metodologia
O Projeto Gaia pretende promover através de grupos de estudos, seminários e debates, a capacitação dos participantes da ação, a fim de prepará-los para a parte prática. Serão criados e publicados conteúdos de divulgação e sensibilização através das redes sociais. Ocorrerão reuniões mensais de planejamento com a equipe para definir as ações a serem realizadas e avaliar o andamento do projeto. Pretende-se estabelecer um esquema de rotatividade semanal para a execução das etapas de organização estrutural da horta tais como, preparo do solo, compostagem, agoação, produção de mudas, entre outras. Serão reutilizados materiais recicláveis e implantadas hortas verticais e também hortas no chão com viés permacultural. A comunidade será alcançada pelas produções digitais divulgadas e também por palestras e convites realizados nas associações e escolas do município, bem como convidadas para oficinas, mutirões e minicursos que ocorrerão nos espaços implantados.