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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Empreendedorismo e a inclusão dos nativos na oferta do turismo de experiência
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
19/10/2022
Previsão de Fim:
18/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barroquinha
Camocim
Granja
Jijoca de Jericoacoara
Martinópole
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Izabela Cristiane de Lima Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adrielle Magalhães de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/10/2022 18/06/2023
Aline Siebra Fonteles Lopes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 19/10/2022 18/06/2023
Ana Thamires de Morais Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/10/2022 18/06/2023
Edmo Montes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/10/2022 18/06/2023
Francisca Caroline da Silva Apolinário IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/10/2022 18/06/2023
Francisca Paula de Oliveira Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/10/2022 18/06/2023
Izabela Cristiane de Lima Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/10/2022 18/06/2023
Lucas Fontenele Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/10/2022 18/06/2023
Marilia Cicera Gomes dos Santos Figueiredo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/10/2022 18/06/2023
Simoneide Coêlho de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/10/2022 18/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SEDET-CE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O turismo representa um dos principais Clusters do Litoral Norte do Ceará, em função do seu grande potencial atrelado aos atrativos diversos e exuberantes identificados na realidade das variadas municipalidades da região. Ele movimenta as principais atividades econômicas desenvolvidas, como comércio, serviço, hospedagem, restaurante, bar, entre outras. Entretanto, aspectos históricos e culturais, aliados a ausência de programas eficientes de Educação Ambiental que promovam a consciência da população nativa quanto a relevância da preservação ambiental para conservação dos recursos naturais da região, tem gerado impactos negativos à qualidade ambiental, degradando o meio ambiente e reduzindo a atratividade turística.
Justificativa
A baixa conscientização da população nativa para preservar as belezas do Litoral Norte do Ceará, tem impactado o Cluster do Turismo. A ausência de uma difusão, dentre a população nativa, da consciência ambiental e reconhecimento da importância da preservação dos recursos naturais, afasta o turista mais exigente dos diversos destinos existentes nos municípios que compõem a região, concentrando-os em Jericoacoara. Tornando assim, predominante o perfil do turistas de excursão, que promove baixa contribuição para a economia local e colabora com a intensificação dos problemas ambientais. Deste modo, identificou-se o potencial de avaliar uma solução empreendedora que possa propor alternativas inovadoras, disruptivas e escaláveis, capazes de colaborar com esta problemática, promover o desenvolvimento econômico regional e apoiar o estabelecimento de habilidades empreendedoras nos discentes dos cursos ofertados no IFCE de Camocim.
Público Alvo
Cadeia produtiva associada ao Cluster do Turismo e turistas com interesse em vivenciar o turismo de experiência na região.
Objetivo Geral
Criação de proposta de uma plataforma digital, capaz de realizar a conexão entre as pessoas físicas nativas e/ou empresas interessadas em oferecer um turismo de experiência, e/ou compartilhar experiências comunitárias, conectando-as com o público interessado em vivenciar essas experiências
Objetivo Específico
Enaltecer as belezas naturais, os ecossistemas e as culturas existentes na localidade, desenvolvendo a partir do retorno econômico uma percepção nativa quanto a importância da preservação do ambiente local.
Metodologia
Inicialmente, será realizado levantamento das necessidades do mercado com foco na problemática identificada. Com os dados levantados, agendada reunião com diversas empresas e atores importantes para validar a problemática. Com a problemáticas validada e os insights captados, será realizado brainstorming com o propósito de identificar as possíveis soluções que posteriormente serão refinadas para modelar uma proposta, com o uso da metodologia do Lean Canvas. Feito isso, deverá ser feita nova validação para que possam ser captadas as impressões sobre a proposta. Na sequência, serão realizados estudos de mercado para definir o perfil das principais personas da proposta. Desenvolvidas as principais personas, deverão ser realizadas entrevistas com pessoas que tenham perfil semelhante ao das personas criadas, de modo a buscar captar melhorias para o produto proposto e validação das ideias centrais. Com a sistematização dessa etapa, posteriormente será desenvolvido o mínimo produto viável, para simulação de teste de mercado, que proporcionará o aprimoramento do produto proposto, que posteriormente será modelado em uma proposta de versão final, a partir da consolidação de todas as demais etapas.