Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Letramento em língua inglesa para a comunidade campesina
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
02/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Rafael Lima Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Adriana Oliveira Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2024 05/11/2024
Expedito Rikelsson Frota Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/09/2024 05/11/2024
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2024 05/11/2024
Maria Clara Ribeiro Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2024 05/11/2024
Rafael Lima Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2024 05/11/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Sindicato dos trabalhadores rurais de Tianguá Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Agro Family English Evento
Apresentação
projeto de extensão que visa exercitar a prática de letramento literário em língua inglesa em comunidades campesinas.
Justificativa
Nossa experiência formativa enquanto formador de professores no IFCE - Campus Tianguá identificou uma lacuna no que diz respeito ao domínio de técnicas e métodos de ensino voltados para a educação do campo. A região da Serra da Ibiapaba se configura como um grande locus de comunidades rurais e campesinas, além de grande déficit de profissionais da língua inglesa habilitados em desenvolver técnicas e métodos para essas comunidades específicas.
Público Alvo
Comunidade discente da Educação Básica residentes do Assentamento Nova Esperança.
Objetivo Geral
Desenvolver práticas de letramento literário em língua inglesa com ênfase na comunidade campesina
Objetivo Específico
a) Planejar atividades de práticas de letramento literário no âmbito escolar e cultural; b) Colocar em prática as aprendizagens dos estudantes do curso de letras do IFCE-Tianguá em relação às práticas de ensino escolar e não escolar; c) Desenvolver material didático específico; d) Criar estratégias de avaliação não convencionais; e) Organizar atividades escolares e não escolares que mobilizem a prática de comunicação em língua inglesa dos participantes do projeto numa perspectiva social e cultural.
Metodologia
Etapa de planejamento: Realizar inscrições do público externo de maneira presencial no Assentamento Nova Esperança (Responsabilidade dos estudantes monitores); A inscrição será feita por meio de material impresso exclusivamente para essa finalidade; Planejamento e seleção de materiais a serem utilizados em atividades de letramento em língua inglesa. Realização de encontros semanais, às segundas-feiras, em formato presenciais nas instalações do IFCE-Campus Tianguá para alinhamento de atividades dos membros do projeto e do coordenador onde planejaremos e prepararemos o material a ser utilizado nas ações in loco; Etapa de execução: Realizar encontros semanais no Assentamento Nova Esperança para ministrar as atividades de extensão junto à comunidade que irá compor o projeto de letramento literário em língua inglesa num total de 8 encontros; Disponibilizar materiais de leitura em grupos de whatsapp que será criado exclusivamente para esse fim; Organizar atividades culturais e lúdicas de letramento em língua inglesa a exemplo das ações indicadas no cronograma "game day", "agro family english" e "visita guiada"; Etapa de avaliação: A ser realizada de maneira processual e contínua; todas as semanas, logo após a realização das ações de extensão indicadas no cronograma a equipe se reunirá para averiguar o nível de satisfação dos membros, a assiduidade, e o cumprimento dos objetivos. Ao final do projeto também desenvolveremos uma pesquisa de satisfação e uma atividade de culminância onde os participantes do projeto e seus familiares serão convidados a avaliarem a contribuição do projeto (atividade também prevista no cronograma como "agro family english".