Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso Robótica Open Source 1
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
08/02/2023
Previsão de Fim:
14/02/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
90
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Russas
Limoeiro do Norte
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Marcello Anderson Ferreira Batista Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiano Lima da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Sim 1 08/02/2023 14/02/2023
Gideao Ferreira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 08/02/2023 14/02/2023
Izamaro de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Sim 1 08/02/2023 14/02/2023
Marcello Anderson Ferreira Batista Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 8 08/02/2023 14/02/2023
Rodnei Regis de Melo IFCE Integrante Docente IFCE Sim 1 08/02/2023 14/02/2023
Tiago Natalino de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 08/02/2023 14/02/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte Sim Convênio 23487.001334/2021-13
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte Sim Convênio 23487.001333/2021-79
Prefeitura Municipal de Jaguaribe Sim Convênio 23487.001307/2021-41
Prefeitura Municipal de Russas Sim Convênio 23487.001332/2021-24
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 44.800,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 34.200,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 10.596,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso Robótica Open Source visa capacitar alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe e Russas, em robótica e programação aplicada, com o uso de metodologias ativas, plataformas open source. A primeira turma deste minicurso será aplicada simultaneamente nas referidas cidades, com turmas escolhidas em parceria pela secretaria de educação destes municípios, de forma presencial e formarão 100 alunos com a aplicação de todo conteúdo nos campi Limoeiro do Norte, Jaguaribe Tabuleiro do Norte e também na Escola de Ensino Fundamental Murilo Serpa em Russas. Vale destacar que, para concentração de todo o material para aplicação do curso, foi criada uma plataforma, como mecanismo agregador de conteúdo, onde está disponibilizado todo nosso material autoral. Basta acessar: robotica.ifce.edu.br. Esta ação está vinculada ao projeto 3703 - Robótica Open Source, onde a aplicação se dará pelo proponente da ação com o apoio de bolsistas de extensão e colaboradores da ação de extensão.
Justificativa
A humanidade sempre foi possuída pelo desejo de desenvolver máquinas que imitem a capacidade do ser humano ou até mesmo que amplie as suas habilidades. Quando essas máquinas foram efetivamente inventadas, o mundo foi transformado (MORAES, 2017). Com o advento dos semicondutores e, consequentemente, da eletrônica e informática, os mecanismos desenvolvidos para fins de ações automatizadas evoluíram e passaram a existir para os mais diversos propósitos, O impacto da robótica reverbera em diversos setores, trazendo novas possibilidades para a medicina, a indústria, a mobilidade, dentre outras, contemplando ainda perspectivas interdisciplinares para educação (GOMES et al, 2010). A robótica no âmbito da educação não é um conceito novo, tendo iniciado por volta da década de 1960, quando seu pioneiro Seymour Papert desenvolvia sua teoria sobre o construcionismo e defendia o uso do computador nas escolas como um recurso que atraía as crianças (GOMES et al, 2010). Nessa área do conhecimento, a interdisciplinaridade permeia na integração de softwares e computadores com conceitos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, inteligência artificial, dentre outros. A aplicação da robótica na educação pode ser um meio viável como facilitadora da aprendizagem, desenvolvimento da cultura learning by doing, interdisciplinaridade e desenvolvimento de projetos integradores. Para tanto, conhecimento de programação, manufatura aditiva, informática, inteligência artificial deverão ser ferramentas constantes no ambiente de ensino. A utilização de sistemas abertos de hardware, plataformas web de programação multi-linguagem, modelagem 3D, simulações digitais, manufatura aditiva são tecnologias inerentes a essa nova linguagem e são também fortemente conectadas ao conceito da Indústria 4.0. É sabido que as desigualdades sociais, centralização de investimentos, dentre outros fatores, afetam diretamente a qualidade de ensino recebido pelos estudantes do Brasil. É necessário o desenvolvimento de ações que possam provocar a equiparação do ensino recebido. Assim, o referido curso atuará na descentralização de recursos educacionais e aplicação de novas tecnologias educacionais a serem atreladas ao ensino médio.
Público Alvo
Alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Russas
Objetivo Geral
O presente projeto tem por objeto a disseminação, descentralização, democratização e desenvolvimento da robótica em instituições de ensino fundamental, por meio de um conjunto de ferramentas e materiais de baixo custo e/ou aberto para utilização gratuita via computadores.
Objetivo Específico
• Capacitar toda a equipe de execução do projeto com materiais específicos de treinamento. • Condensar de forma totalmente gratuita, aberta, para quaisquer interessados na difusão da robótica educacional, todo o material gerado por este projeto, dando uma abrangência a quaisquer países de língua portuguesa; • Estimular a metodologia learning by doing nas escolas; • Descentralizar os recursos tecnológicos empregados ao ensino; • Firmar parcerias para a disseminação da formação em robótica educacional;
Metodologia
Dinâmica com uso de robôs para ilustrar movimentos, partes, mecanismos, elétrica e controle em geral. Aula com conceitos históricos da Robótica (4 horas); Tinkercad e programação de Arduino de forma simulada (4 horas); Arduino físico e sua programação. Práticas com circuitos eletrônicos (4 horas); Filme animado sobre robótica e debate sobre o conceito ético da robótica em nossa sociedade (4 horas); Gincana utilizando os conhecimentos adquiridos no curso. Avaliação (4 horas).