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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Aprendendo números fracionários com situações problema: atividades com material concreto, representações e operações.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
14/06/2023
Previsão de Fim:
14/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Encontro
Minicurso
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Júnior da Silva Costa Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 10 14/06/2023 14/06/2023
Annelise Maymone Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 10 14/06/2023 14/06/2023
Fábio Sampaio Mariano Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 10 14/06/2023 14/06/2023
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 14/06/2023 14/06/2023
Wesley Liberato Freire Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 10 14/06/2023 14/06/2023
Yuriko Yamamoto Baldin Universidade Federal de São Carlos (UFScar) Integrante Sem vínculo Não 10 14/06/2023 14/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Para Herder (1971), a experiência no campo das frações é extremamente limitada. A criança defronta­se com a idéia de metade, de um quarto, de um terço ou três quartos, mas não lida com a mesma freqüência com outras frações. O importante, no estudo de frações, como, aliás, de toda a matemática não é enviar a todo custo a memorização de definições e regras, sem compreensão, é possibilitar um aprendizado mais saudável onde o aluno possa participar de todo o processo de aquisição de conhecimento, consciente do que está aprendendo e compreendendo o conteúdo, não simplesmente decorando e não conseguindo assimilar nada do que está sendo ensinado. Felizmente, atualmente, já existem materiais concretos e livros que facilitam o ensino de frações, permitindo um aprendizado, mais divertido e menos teórico, metódico, abrindo espaço para maiores discussões e possibilitando resultados mais satisfatórios. Entretanto, cabe ao professor uma maior dedicação a preparação das aulas, introduzindo novas formas de ensinar o conteúdo, que poderá auxiliar muito na transmissão do conhecimento a ser passado. A oficina aqui porposta busca dar sentido e significado ao ensino de frações para professores da educação básica, desde de uma perspectiva inicial e tátil (4º e 5º anos do ensino fundamental) a problemas mais profundos observados no ENEM.
Justificativa
Diversas pesquisas evidenciaram os conhecimentos profissionais de professores quando o assunto é o ensino e a aprendizagem de conteúdos de Matemática. Especificamente sobre a formação de professores e futuros professores de Pedagogia ao ensino de Matemática nos anos iniciais, encontramos pesquisas que mostraram que há uma lacuna nos conhecimentos do conteúdo de frações, bem como lacunas e mesmo a falta no conhecimento pedagógico do conteúdo no que tange à abordagem da resolução de problemas. Na pesquisa de Campos, Magina e Nunes (2006), após analisarem as resoluções de alunos em quatro problemas de fração, 70 professores de Pedagogia foram solicitados a propor estratégias de ensino que ajudassem esses estudantes a superar as dificuldades encontradas. Os dados mostraram que as estratégias de ensino se limitaram ao uso de desenho e de material concreto, sendo verificadas, de modo geral, dificuldades dos professores no conceito de razão e de representação fracionária, bem como da conexão entre ambos. O estudo de Marques (2013) mostrou que três professoras dos anos iniciais exerciam suas práticas de ensino de Matemática baseadas no uso do livro didático e por meio de aulas expositivas. Apesar de uma das professoras indicar a abordagem de problemas, a observação de suas aulas mostrou que, primeiro, dava tempo aos alunos para conseguirem um domínio nas quatro operações trabalhadas para, em seguida, iniciar um trabalho com problemas, envolvendo uma ou mais operações. Esse tipo de trabalho em que problemas são apresentados após domínio de conteúdo é uma forma inadequada de abordagem da resolução de problemas, denominada de “ensinar para resolução de problemas” (SCHROEDER; LESTER, 1989, p. 34). Conforme se explicita nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL, 1997), o problema deve ser o ponto de partida no ensino e não as definições, regras, técnicas, levando o aluno a aprender, simplesmente, por reprodução/imitação. Santos, Ortigão e Aguiar (2014), tendo em vista as expectativas de aprendizagem contidas nos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, mostraram que reconhecer frações como razões, compreender relações entre metades, quartos e oitavos, e relacionar frações a pontos na reta numérica e vice-versa estiveram entre as menos indicadas pelos 112 participantes para serem ensinadas nos anos iniciais. Do ponto de vista do conhecimento pedagógico, os autores supracitados mostraram que tais participantes se sentiam mais a vontade sobre expectativas de aprendizagem que envolviam habilidades mais simples como ler, descrever e associar, sendo que habilidades como resolver e elaborar problemas, compreender, relacionar e discutir receberam menos indicações pelos professores. A pesquisa de Campos e Silva (2009) mostrou que, na questão que solicitava a fração resultante na divisão igual entre quatro crianças de três barras de chocolate, 29,41% dos 17 pedagogos apresentaram a reposta correta. Essa mesma questão foi utilizada na pesquisa de Menegazzi (2013) para investigar conhecimentos de estudantes do quarto semestre de Pedagogia e mostrou que apenas um dos sete participantes conseguiu apresentar duas representações visuais de frações de forma corretas. Além das lacunas no conhecimento de frações e da falta de conhecimento do trabalho baseado na resolução de problemas de professores dos anos iniciais, percebe-se que isso já vem ocorrendo na formação inicial. Costa e Poloni (2012) também investigaram estudantes do último semestre do curso de Pedagogia e mostraram que os 30 participantes, de cinco universidades particulares, indicaram os itens problemas envolvendo números fracionários e operações com números fracionários como os dois dos três itens, dentre os 11 apresentados, que menos se sentiam preparados para ensinar. De modo geral, 53,3% desses participantes indicaram estar insatisfatoriamente preparados ou totalmente despreparados para elaborar e planejar aulas de Matemática. A oficina proposta busca, sob a perspectiva acima, dar subsidios para o docente trabalhar de forma multiplica, dialogica e concreta o conceito de números racionais, em especial sua representação fracionária.
Público Alvo
Professores da educação básica, gestores escolares, formadores estaduais e municipais da área de pedagogia e Matemática
Objetivo Geral
Oportunizar aos professores e licenciandos possibilidades e metodologias ativas para o ensino de números racionais, bem como sua represenção fracionária.
Objetivo Específico
Trabalhar conceitos de frações utilizando material concreto e metodologias ativas
Metodologia
As inscrições para a oficina ocorrerão de 01 a 13 de junho, via forms e divulgado via redes sociais do GEPEMAC e da UFScar. A oficina ocorrerá em três momentos: Inicialmente a Prof. Dra. Yuriko Baldin (UFScar/SP) tratará sobre o ensino de frações baseado em metodologias ativas e manipulação de material concreto, num segundo momento os cursistas farão experiencias e prototipos pautados na sequencia didática apresentada pela professora e no ultimo terço da oficina haverá a discussão geral sobre as impressões e resultados de cada grupo de trabalho. A avaliação se dará pela participação dos cursistas na plenária e via forms.