Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Curso Pré-Cálculo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
25/04/2023
Previsão de Fim:
04/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Testes Subjetivos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Nicolas Alcantara de Andrade
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Luciano Rosa dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 04/08/2023
Nicolas Alcantara de Andrade IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/04/2023 04/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
É conhecido que muitos alunos apresentam dificuldades nas disciplinas de Cálculo. De fato, essa problemática é comum aos estudantes de todas as universidade do município. Em geral tal dificuldade ocorre pois o aluno sai do ensino médio sem dominar o arcabouço teórico necessário para acompanhar os conteúdos da disciplina de Cálculo 1 de forma satisfatória. Dessa forma, segue que o aluno ou reprova a disciplina, ou é aprovado mas não formou um conhecimento sólido a respeito do conteúdo visto na disciplina, de forma que o problema se repete nas cadeiras subsequentes. Reconhecendo esse problema, propomos o Projeto "Curso de Pré-Cálculo", a fim de dar um apoio técnico aos alunos dos cursos que possuem as disciplinas de Cálculo no currículo, de forma a minimizar suas defasagens teóricas e, assim, possam obter um rendimentao escolar satisfatório.
Justificativa
Muitos alunos concluem o ensino médio sem ter o domínio de alguns conteúdos teóricos necessários para um bom desempenho acadêmico. No caso da disciplina de Cálculo, destacamos principalmente a Teoria das Funções. Tal teoria é a ferramenta fundamental para o estudo de Limites, Derivadas e Integrais, conteúdos esses que formam a espinha dorsal da disciplina de Cálculo. Dessa forma um aluno que não possua uma base sólida da Teoria das Funções dificilmente conseguirá aproveitar o conteúdo da disciplina de forma plena e, dessa maneira, desenvolver ao máximo suas habilidades. Nesse sentido, propomos um curso para suprir tal lacuna da formação do aluno. Durante o curso serão apresentaremos tópicos da Teoria das Funções, os quais garantirão aos alunos os pré-requisitos necessários para cursar as disciplinas de Cálculo de forma satisfatória, aprimorando assim seu rendimento acadêmico. Além disso buscaremos fazer fazer ações como debates onde mostraremos a importância do cálculo no ensíno superior.
Público Alvo
Estudantes da cidade de Quixadá, tanto do ensino médio, principalmente os que estão cursando o terceiro ano, e pretendem, no futuro, cursar algum curso que possua em sua grade curricular as disciplinas de Cálculo, como alunos de instituições de ensino superior, tais como IFCE, a Uece e a UFC.
Objetivo Geral
Minimizar a defasagem teórica dos alunos em relação aos assuntos relevantes às disciplinas de Cálculo.
Objetivo Específico
Apresentar e desenvolver a teorias dos conjuntos e das funções, de forma a capacitar os alunos a executar as manipulações técnicas da teoria de limite, derivada e integral.
Metodologia
Para a divulgação e inscrição do público-alvo, o minicurso será publicizado nas redes sociais do campus. A inscrição será realizada on-line, via email, o qual será criado espcificamente para tal fim. As aulas ocorrerão na modalidade presencial, no campus do IFCE Quixadá. Serão aulas expositiva com a participação ativa dos alunos. O projeto também desenvolverá outras atividades, tais como palestras e mesas redondas, realizadas por professores convidados de outras instituições de ensino, por exemplo UFC e UECE, onde os convidados irão falar sobre a importância do cálculo na vida acaẽmica dos estudantes. Em seguida, ocorrerão debates entre os convidados e os alunos, onde os alunos serão incentivados a participar ativamente por meio e perguntas e questionamentos. Para a certificação do aluno, será contabilizada sua frequência e participação.