Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mulheres de Fibra e Movimento: Atividade Física na promoção da saúde de mulheres com fibromialgia
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
29/03/2023
Previsão de Fim:
15/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Entrega presencial de convites
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Deborah Santana Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Wagner Nascimento de Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/03/2023 15/12/2023
Deborah Santana Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/03/2023 15/12/2023
Emerson Rodrigo Ferreira Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/03/2023 15/12/2023
Francisco Lindomar Gomes Fernandes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 29/03/2023 15/12/2023
Larisa Pietra Feliz Brandão IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/03/2023 15/12/2023
Luciano das Neves Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/03/2023 15/12/2023
Melissa de Alcântara Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/03/2023 15/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto de Fibromialgia e Doenças relacionadas do Ceará (INFIBRECE) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A prática de atividade física é um importante meio de promoção da saúde e qualidade de vida em diversas populações. São evidenciados diversos benefícios de sua prática na saúde de mulheres em geral, tais como atenuação de sintomas de depressão (GOMES et al., 2019), aumento da sensibilidade à insulina (MEDIANO et al., 2007) e melhoria da qualidade de vida (CAPUTO; COSTA, 2014). Além disso, a Inatividade Física, além de influenciar diversas condições adversas à saúde, se configura como potencial fator de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (LEE et al., 2012), que é a principal causa de morte no Brasil e no mundo (SCHMIDT, et al., 2011). Dentre os agravos que têm comprometido a saúde e qualidade de vida de muitas mulheres no Brasil, destaca-se a fibromialgia, cujo principal sintoma são as dores musculoesqueléticas, em pontos dolorosos à apalpação. Estão incluídos também sintomas como fadiga, rigidez matinal, distúrbios do sono e/ou cognitivos, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema, entre outros (PEREIRA et al., 2017). Estudos apontam os benefícios do exercício físico na promoção da saúde e qualidade de vida de mulheres com fibromialgia. Destacam-se o fortalecimento do corpo, alívio da dor (OLIVEIRA et al., 2019), além do efeito analgésico, sensação de bem-estar e alívio de dores proporcionado pela melhora do condicionamento físico, força e flexibilidade, e liberação dos chamados hormônios do prazer (FERREIRA; MARTINHO; TAVARES, 2014).
Justificativa
Considerando as evidências cientificas acerca dos benefícios dos exercícios físicos na saúde física e mental de mulheres com fibromialgia, as diversas prática de atividades físicas torna-se meio promissor de promoção da saúde e qualidade de vida destas mulheres. O desenvolvimento de projetos e iniciativas que promovam a educação para o autocuidado, além da prática de atividades físicas em mulheres com fibromialgia, tornam-se importantes estímulos à superação das vulnerabilidades e dificuldades biopsicossociais em que essas mulheres estão submetidas. Além disso, os resultados oriundos dessas intervenções podem auxiliar na construção de conhecimento e produção científica de caráter multiprofissional na saúde.
Público Alvo
Mulheres diagnosticadas com fibromialgia (ou doenças relacionadas), da comunidade externa. Mínimo de 20 e máximo de 40 mulheres.
Objetivo Geral
Propiciar vivências de práticas corporais e de atividades físicas para a promoção da saúde e qualidade de vida de mulheres com fibromialgia.
Objetivo Específico
* Identificar o perfil das participantes quanto aos aspectos de saúde física e funcional * Planejar e executar um programa de treinamento voltado para a promoção de atividades físicas para a saúde e qualidade de vida. * Vivenciar diversas práticas corporais que visem o autocuidado e a promoção da saúde física e mental.
Metodologia
1. Avaliação Física e Funcional: Questionários e medidas antropométricas. 2. Ações de Educação em Saúde: Palestras e atividades com metodologias ativas de aprendizagem para informação, empoderamento e estímulo ao autocuidado em saúde da mulher. 3. Execução de um programa de treinamento em atividades físicas, com direção para o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionados à saúde: ginástica, hidroginástica, alongamento, mobilidade, musculação, dança e/ou jogos. 4. Viviências de diversas práticas corporais: dinâmicas de grupo, atividades na natureza e/ou práticas integrativas. O planejamento e divulgação do projeto se dará a partir do diálogo entre os estudantes participantes e o instituto parceiro em que as mulheres participantes fazem parte. O acompanhamento e avaliação do projeto se dará pela participação, frequência, testes subjetivos e questionário avaliativo de todas as participantes.