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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educa Natação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
16/09/2024
Previsão de Fim:
15/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aquiraz
Caucaia
Fortaleza
Guaiúba
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Questionário
Seminário
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Áudio
Mala direta
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jean Carlo Vidal dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Alberto Ferreira Menezes SECRETARIA DE ESPORTES DE Maracanaú Integrante Sem vínculo Não 12 16/09/2024 15/09/2025
Helloyne Barreto Cabral Secretaria de Esportes de Maracanaú Integrante Sem vínculo Não 20 16/09/2024 15/09/2025
Jean Carlo Vidal dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 12 16/09/2024 30/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Esportes de Maracanaú Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A equipe que conduzirá o referido se pautou na possibilidade de ofertar uma modalidade pouco acessível, tanto para a comunidade acadêmica , quanto para a comunidade externa, por se tratar de um equipamento (piscina) com poucas unidades na região, dito isso, o campus percebeu a necessidade de promover vivências em meio líquido, assim veio a ideia de uma parceria com a Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria Municipal de Esportes, essa iniciativa de extensão esportiva visa promover a prática regular de atividades físicas e esportivas entre os membros da comunidade acadêmica e os moradores da região, com qualidade, segurança e acesso facilitado. A proposta visa oferecer um espaço inclusivo e acessível para a prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos participantes. Além de atividades esportivas regulares em meio líquido, o projeto também incluirá palestras e workshops sobre temas relacionados à saúde, nutrição, meio ambiente, melhor uso das redes sociais e bem-estar físico e mental. assim a parceria providenciará dois estagiários com expertise na área, um com formação completa em Educação física e o outro em formação, essas ações serão conduzidas juntamente com o professor efetivo do Campus especializado, além de profissionais convidados, garantindo que os participantes recebam orientação adequada e motivação para alcançar novos aprendizados, adquirir mais segurança no meio líquido e adotar um estilo de vida mais ativo e saudável, premissa indispensáveis para uma vida plena. A possibilidade de promover a estimular o aprendizado e a prática de natação de forma didática, segura e saudável para a comunidade estudantil e externa do entorno, contemplando alunos , professores, servidores, terceirizados do IFCE Maracanaú e toda a comunidade do entorno, para além , serão crianças e jovens com acesso ao campus Maracanaú através do fomento da prática esportiva participativa, reflexiva e voltada a formação cidadã. O projeto em si estará em consonância com cuidados que visam garantir que a prática esportiva contribua de forma positiva para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança, em conformidade com a Lei n° 8.069/1990 (ECA). É fundamental que todos os envolvidos em atividades físicas e/ou no esporte infantil, desde pais até treinadores e gestores, estejam conscientes e comprometidos com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Justificativa
Tendo como base documentos Internacionais que demarcam a importância da educação física, atividade física e esporte como basilares no desenvolvimento humano, onde a Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte da UNESCO em seu artigo 1°, transcreve que "Todo ser humano tem o direito fundamental de acesso à educação física, à atividade física e ao esporte, sem qualquer tipo de discriminação com base em etnia, gênero, orientação sexual, língua, religião, convicção política ou opinião, origem nacional ou social, situação econômica ou qualquer outra", também temos o UNICEF que aprovou documento, no caso a Convenção sobre os Direitos da Criança, que é o Instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal. Foi ratificado por 196 países. Onde no seu Artigo 31 descreve que "Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística. Os Estados Partes devem respeitar e promover o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e devem estimular a oferta de oportunidades adequadas de atividades culturais, artísticas, recreativa e de lazer, em condições de igualdade. E no Brasil temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, garantindo direitos fundamentais as crianças e adolescentes. Resumidamente usaremos como base dois cuidados principais que devem ser observados, Direito à Proteção Integral, Artigo 4º: ... assegura a criança e ao adolescente o direito à proteção integral, que inclui a prática esportiva de forma segura, saudável e sem exploração, com os cuidados para que as atividades esportivas devam ser adequadas à faixa etária e ao desenvolvimento físico e psicológico da criança, evitando sobrecarga física e psicológica, respeitando os limites individuais. E o Direito ao Lazer e ao Esporte que versa em seu Artigo 59 do estatuto, reconhecendo o esporte como direito essencial ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente, com o cuidado de garantir que a prática esportiva seja realizada em um ambiente seguro, com supervisão adequada, e que promova o bem-estar, o lazer e a socialização, sem caráter competitivo exacerbado que possa prejudicar o desenvolvimento saudável. Em sendo assim, esse projeto bem alicerçado a atenção aos direitos humanos encontra no IFCE - Campus Maracanaú condições plenas de execução, dessa feita, a atividade física em meio líquido e todo seu potencial socializador e agregador deve estar presente no cotidiano da nossa região principalmente por suas características e benefícios ligados à saúde global, qualidade de vida. e segurança nas vivências em meio líquido. Vale muito ressaltar que a falta de conhecimento do meio líquido ceifa anualmente uma quantidade elevada de vidas, ou seja, a questão de segurança em meio líquido também será abordada. Quando a relação ocorre entre esporte e juventude esta combinação traz muitos frutos: nas expectativas, nas oportunidades, na possibilidade de frequentar um espaço acadêmico de qualidade indubitável, além de aspectos na saúde, desenvolvimento motor e principalmente na formação de um cidadão com valores e comprometido com a sociedade. No último censo foram contabilizados 43.798 jovens de 7 a 17 anos em uma população total de 229.458, isto é, quase 20% da população do município, comprovando a importância de oportunidades de práticas esportivas para esta faixa etária. Dentro da sua proposta de Gestão de Resultado o UNICEF prevê para o SELO UNICEF 7 Eixos: · Infância · Educação de Qualidade · Desenvolvimento Integral · Hábitos de Higiene · Criação de Oportunidades · Proteção Especial · Proteção Social Básica Desta forma as práticas esportivas podem contribuir de forma determinante neste processo, tanto em colaboração com a busca ativa, desenho de trajetórias de sucesso e combate ao abandono escolar, quanto contribuindo com a saúde mental dos jovens e com seu desenvolvimento integral e bem-estar. Temos ainda a possibilidade de ampliação da discussão sobre o mundo de trabalho e a formação profissional destes jovens, e ser pilar definitivo para a disponibilização de um esporte que previne contra o abuso e o assédio, o bullying, o racismo, e fomenta a inclusão social. Além de contribuir com a ocupação de espaços acadêmicos que suscitem junto aos jovens aproximação com as políticas públicas esportivas do município. O IFCE de Maracanaú, em constante crescimento, busca contemplar toda seu entorno com opções esportivas, democratizando a prática das modalidades esportivas dentro da cidade. E dando contornos finais, o projeto estará fortemente baseado nos resultados do Grupo de trabalho internacional, Salvaguarda das Crianças no Desporto, iniciativa conjunta com vários integrantes da sociedade civil por ocasião da “Beyond Sport Summit 2012”, realizado em Londres, com o intuito de salvaguardar ações assumidas visando garantir que todas as crianças estão seguras de qualquer tipo de dano quando envolvidas em clubes esportivos, locais com atividades físicas e esportivas, definido que a proteção da criança constitui-se em um conjunto de atividades que são exigidas, para crianças em específico, especialmente para aquelas que se encontram em risco ou sofrendo danos na prática de esportes e/ou atividades físicas. Compreender que o abuso refere-se aos impactos ou consequências negativas advindas dessas ações sobre as crianças e que o dano refere-se aos impactos ou consequências negativas advindas dessas ações sobre as crianças. Ações que asseguram um projeto coeso e com respaldo social e acadêmico.
Público Alvo
Num total máximo de 100 crianças e Jovens do entorno e de cidades vizinhas de 5 a 15 anos de idade prioritariamente matriculados nas creches e escolas da região, com possibilidade de atendimento de pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
O principal objetivo do projeto é integrar a prática esportiva em meio líquido com a amplitude do arcabouço motor dos participantes, trazendo a prevenção de acidentes em meio líquido, e para além incentivar hábitos saudáveis e a socialização por meio dessas atividades. Espera-se que essa iniciativa contribua para a formação integral dos estudantes, promovendo a saúde física e mental, além de fortalecer o vínculo da instituição com a comunidade local. Os beneficiários diretos do projeto é a destinação de condições favoráveis a oportunizar aos estudantes, professores, funcionários do Instituto Federal do Ceará e aos moradores das comunidades vizinhas, com ênfase em crianças, jovens e adultos que busquem uma oportunidade para iniciar ou manter a prática regular de atividades físicas, prevenindo, promovendo, propiciando, estimulando e possibilitando acesso a vivência e prática do referido esporte com orientação profissional, com segurança, com material esportivo adequado e ambiente saudável entre os praticantes de todo município e do Instituto através do fomento da prática de natação, de forma reflexiva, participativa e voltada ao exercício da cidadania.
Objetivo Específico
- Possibilitar vivência básica e iniciação ao meio líquido; - Prevenir acidentes em meio líquido; - Atender de maneira direta até 100 participantes do entorno (comunidade externa) e até 40 praticantes da comunidade interna, além do impacto indireto as famílias envolvidas ; - Aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pelo IFCE - Campus Maracanaú reforçando sua identidade local; - Identificar e amenizar possíveis dificuldades de relacionamento; - Melhorar as condições gerais de saúde dos participantes; - Favorecer a Assiduidade dos alunos no ambiente escolar; - Verificar a evolução dos alunos com relação à modalidade praticada. - Possibilitar aos envolvidos no processo meio e ocasião para observar possíveis déficits motores e/ ou de relação pessoal - Estimular mecanismos de se desenvolver a autoestima do praticante - Propiciar discussões e reflexões sobre seu papel social na comunidade e nos espaços de formação O impacto esperado com a implementação do projeto Educa Natação, é a de uma adesão significativa a referida prática esportiva de maneira regular, redução dos índices de sedentarismo na comunidade acadêmica e local, além da criação de um ambiente de convivência saudável e colaborativo. A longo prazo, a iniciativa visa transformar essa modalidade em um catalisador para o desenvolvimento social, educacional e cultural dos participantes.
Metodologia
Inicialmente o projeto apresenta 05 etapas, quais sejam: 01 - Divulgação do projeto; 02 - Inscrições; 03 - Diagnóstico das condições de saúde da população atendida (avaliação física); 04 - Desenvolvimento inicial das atividades; 05 - Relatório inicial da análise dos dados. As atividades propostas serão em meio líquido, respeitando as fases de aprendizagem, com atenção específicas para aqueles que possua algum trauma e/ou necessidades específicas especiais. As atividades acontecerão diariamente de segunda a sexta, em dois períodos, manhã e tarde (8h às 11h e 13 às 17h0). Serão três turmas pela manhã e quatro turmas no período da tarde, as turmas serão divididas por faixa etária e nível de aprendizagem, duas raias serão disponibilizadas para aqueles que já possuem fluidez na atividades. Já as atividades extras serão desenvolvidas aos finais de semana, (ex.: oficinas, reuniões, treinamentos, competições). O cronograma seguirá no modelo de ciclos de aprendizagem, a cada período não superior a 90 dias, os participantes serão avaliados por meio protocolos de desenvolvimento motor, físico, mental e de socialização, o feedback será repassado aos responsáveis pelos menores de idade e compartilhado com aqueles que sejam maiores de idade. Ao final de cada período serão ministradas palestras e/ou cursos aos envolvidos diretamente, indiretamente e convidados. O total serão quatro etapas e/ou ciclos de vivências, ao término dos 12 meses será realizado uma culminância geral e avaliação para a pertinência da continuidade ou não do projeto. A aquisição dos recursos materiais necessários para a manutenção da piscina, serão compartilhados com a Secretaria de Esportes do município de Maracanaú e também os recursos humanos voluntários para realização do projeto será disponibilizado pela referida secretaria. O referido projeto deverá desenvolver uma modalidade esportiva específica que vai desde a adaptação básica ao meio líquido, noções básicas de segurança no meio, até o desenvolvimento esportivo durante os quaro ciclos, aumentando gradativamente a complexidade das atividades. Os professores voluntários passarão por capacitação específica para compreensão das características e regras de funcionamento do espaço a ser utilizado, haverá acompanhamento mensal do professor responsável para o planejamento e adequações da aprendizagem. Haverá lista de controle de frequência e acesso do fluxo dos alunos no espaço do campus, só será permitido a entrada daqueles que estiverem devidamente registrados como praticantes e/ou acompanhantes. Os conteúdos das formações serão temas transversais que vão desde características da modalidade esportiva até conteúdos voltados para cidadania e formação humana que podem ser articulados junto a outros setores do campus. Para o funcionamento do referido projeto de Esporte, o SEFE (Setor de Educação Física e Esportes) de Maracanaú, proverá material de aula (pranchas, espaguetes, flutuadores, etc.) e estrutura necessários para o desenvolvimento das atividades. A criança e o jovem, os profissionais, os servidores e responsáveis nesse projeto serão regidos pelos preceitos de proteção do Estatuto da Crianças e do Adolescente, na perspectiva de proteger, salvaguardar e estimular boas práticas, assim provocando possíveis reflexões, experiências e vivencias na perspectiva de modificar hábitos inadequados, que serão expostas nas culminâncias de cada ciclo de 90 dias de aprendizagem será ofertado um serviço especialmente pensado para contemplar conteúdos transversais de conhecimento, desde direitos básicos de cidadania, até primeiros socorros. As turmas serão de 50' para crianças maiores de 8 anos, e de 30' para os menores, podendo ser ampliadas com base na demanda e nas aquisições apresentadas a cada etapa, o quadro de horários ficará disponível em espaço adequado, o plano de trabalho prevê ajustes nos encontros de planejamento que acontecerão na ultima sexta feira de cada mês. As aulas daqueles que estão em nível mais avançado acontecerão concomitantemente em duas raias mais afastadas que serão desenvolvidas no período de 1(uma) hora, com no máximo 8 praticantes por vez. A avaliação será diagnóstica a priori, depois formativa no decorrer do processo, trazendo a participação e relatórios mensais para comparações dos níveis de aquisição. por fim, e não menos importante traremos os aspectos relacionais pra balizar as discussões.