Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Seminários Temáticos - Frações Contínuas e o Ensino de Álgebra
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
10/04/2023
Previsão de Fim:
10/04/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Seminário
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Ciclo de Debates
Apresentação
Oficina
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Júnior da Silva Costa Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 10 10/04/2023 10/04/2023
Annelise Maymone Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 10 10/04/2023 10/04/2023
Fábio Sampaio Mariano Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 10 10/04/2023 10/04/2023
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 10/04/2023 10/04/2023
Hudson de Souza Felix IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/04/2023 10/04/2023
Maria Aliciane Martins Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 10/04/2023 10/04/2023
Wesley Liberato Freire Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 10 10/04/2023 10/04/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os Seminários Temáticos GEPEMAC são uma ação continua voltada a formação de Professores da educação básica e licenciandos dos mais diversos cursos e localidades, buscando a universializacao de discussões pedagógicas. Nesse evento trataremos do Ensino de Álgebra, desde os anos iniciais do Ensino fundamental até o Ensino Superior. O assunto Frações Contínuas trará reflexões desde as iniciais apresentações e representações no 4° ano do Ensino fundamental até as técnicas de integração e em teoria dos números.
Justificativa
O letramento matemático refere-se à capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo moderno, de tal forma a fazer julgamentos bem- embasados e a utilizar e envolver-se com a Matemática, com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo. O letramento matemático para o Pisa, portanto, não se limita ao conhecimento da terminologia, dos dados e dos procedimentos matemáticos, ainda que os inclua, nem tampouco se limita às destrezas para realizar certas operações e cumprir com certos métodos. As competências matemáticas implicam na combinação desses elementos para satisfazer as necessidades da vida real dos indivíduos na sociedade. A palestra e os grupos de trabalho buscarão trazer novas perspectivas para o ensino de álgebra na Educação básica.
Público Alvo
Professores da educação básica
Objetivo Geral
Promover uma discussão entre o ensino de álgebra clássico e as novas expectativas a luz da BNCC e do letramento algebrico
Objetivo Específico
Buscar novas Metodologias e abordagens para o ensino de álgebra
Metodologia
As inscrições ocorrerão entre 01/04 e 09/04 via Google Forms. A divulgação ocorrerá através das redes sociais do GEPEMAC, do IFCE Campus Itapipoca e dos demais colaboradores. O evento ocorrerá em três momentos: Iniciaremos com a palestra do Prof. Ms. Hudson Felix sobre Frações Contínuas. Logo após a formação dos grupos de trabalho para refletir sobre as dificuldades e potencialidades no ensino de álgebra na Educação básica. Por fim teremos a plenária com a socialização das experiências e propostas metodologicas. A avaliação do evento se dará durante a plenária e via formulário