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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Caminhos da Formação Docente no IFCE Campus Tianguá
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
20/04/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
450
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Convite
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Josy Lucia Goncalves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Nayara dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/04/2023 31/10/2023
Amanda da Silva Madeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Ana Carolina Portela Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Ana Victoria Oliveira Tomaz IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Anna Karolina Alves do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/04/2023 31/10/2023
Antonio Jose Albuquerque de Araujo Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/04/2023 31/10/2023
Arthur de Brito Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Daniel Aguiar e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/04/2023 31/10/2023
Edinaldo Ribeiro Neres IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Eduarda Maria Araujo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Felipe Moreira Barboza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/04/2023 31/10/2023
Francilene Fontinele de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Gabriela Sá Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Gabriele Gomes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Gilson de Sousa Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/08/2023 31/10/2023
Herique Costa Ribeiro de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/05/2023 20/10/2023
Josy Lucia Goncalves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 20/04/2023 22/12/2023
Luan de Abreu Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Maria Clara Ribeiro Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Maria Felipe Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2023 31/10/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A formação inicial dos professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, através dos cursos de licenciatura é algo que ainda necessita de muita discussão e fundamentação. Como nos afirma Verdum et al (2017, p. 193) “um dos principais motivos para que os IFs fizessem parte das políticas de formação de professores para a Educação Básica foi a possibilidade de expansão da oferta de vagas na formação inicial docente em áreas específicas (Matemática, Química, Física e Biologia)” concluindo com isso que “as licenciaturas carecem de uma identidade no contexto dessas instituições”. Portanto, este projeto surge como uma possibilidade de construção de pontes de diálogo entre as diversas disciplinas pedagógicas do curso e também com a comunidade externa na busca de aproximar o campo teórico da prática educacional através do exercício da reflexão crítica.
Justificativa
As discussões em torno da formação inicial envolvem a necessidade de refletir se esta é capaz de produzir um professor que possa planejar, ministrar e avaliar suas aulas e ainda orientar seus alunos considerando seu desenvolvimento e modo como aprendem, salientando ainda os variados contextos que o cercam. E por vezes, esta formação falha. E estas lacunas precisam ser revistas e revisitadas constantemente, pois o professor é figura essencial para o desenvolvimento de pessoas que futuramente atuarão no meio social para transformá-lo. Zanette (2017) afirma que “para compreender e interpretar as questões e os problemas da área da Educação, torna-se necessário recorrer a diferentes enfoques entre as múltiplas disciplinas e campos teóricos. (p 158). Diante das múltiplas tarefas da profissão, este movimento de recorrer a outros campos e buscar a interdisciplinaridade torna-se difícil e um projeto que envolva mais disciplinas pode relembrar esta necessidade do diálogo entre elas para uma formação inicial mais substancial. Bonfante, Bett e Bittencourt também reforçam esta questão ao afirmarem a importância de ir além de teoria e questões técnicas mas sim “uma ação voltada para uma visão do todo, a qual passa a ser possível a partir de questionamentos sobre a autonomia e o profissionalismo do professor. (2018, p. 89) Portanto este projeto justifica-se pela necessidade de abordar a formação docente como um todo que, embora tenha especificidades e fragilidades, necessita se recompor para uma atuação mais crítica e reflexiva corroborando com provocação que é feita por Zanete (2017) que diz ser o desafio do ensino público “não permitir que os oligopólios privados, empresariais, capitalistas, imperialistas, determinem forma e conteúdo na formação de professores no Brasil e destruam completamente a educação pública”. Com uma identidade consolidada a resistência a modelos impostos possui mais sentido.
Público Alvo
Discentes de licenciatura de outros campi, discentes de outras instituições, docentes internos e externos à instituição, professores da rede municipal e estadual de Tianguá e região.
Objetivo Geral
Desenvolver ações que contribuam para o fortalecimento e continuidade da formação político-pedagógica, abordando questões que envolvem e permeiam a docência com vistas a uma construção de saberes mais consistente, crítica e reflexiva dos discentes das licenciaturas do campus Tianguá, dos demais campi do IFCE, de outras instituições e também dos professores que já atuam na etapa da educação básica.
Objetivo Específico
Abrir espaços de discussão sobre temáticas educacionais de interesse dos discentes e público-alvo do projeto; Analisar, criticamente, o papel dos estágios supervisionados nas licenciaturas do campus destacando sua contribuição na formação docente inicial partindo da perspectiva da práxis; Conhecer e divulgar as histórias de aproximação e identificação com a docência dos discentes das licenciaturas;
Metodologia
O presente projeto atuará de modo a operacionalizar em conjunto os objetivos gerais e específicos que foram previamente delimitados. As atividades terão início em 20 de abril e encerrarão em 20 de outubro de 2023. Para alcançar os objetivos desse projeto, as atividades serão norteadas pelo ensino, a pesquisa e a extensão, com o desenvolvimento de: Reunião inicial com a equipe do projeto para organização das ações. Divulgação do projeto, de seus objetivos e ações para a comunidade interna e externa. Criação de um perfil nas redes sociais alusivo ao projeto. Realização dos “Cafés com Conteúdo” que serão realizados bimestralmente, onde nestes espaços serão abordadas temáticas (conteúdos) relacionados à docência contando com a presença de um profissional que traga suas contribuições sobre o assunto a ser debatido entre os presentes. Dentre os temas elencados pode-se citar o processo de ensino-aprendizagem, as tarefas docentes, a relação aluno-professor, a educação básica atualmente, etc. Será organizada uma escala com um docente e no mínimo dois alunos para organização de cada um destes cafés. Realização do evento, no mês de junho/2023, para tratar questões que se referem, mais especificamente, ao estágio supervisionado, entendendo esta atividade como essencial para a formação do profissional docente crítico. Neste evento haverá palestras, mesas-redondas e participação de egressos dos cursos para discussão sobre os caminhos da formação docente no Campus Tianguá. Publicação e lançamento de um ebook “Caminhos que levam à docência". Almejando discutir a identificação com a docência haverá a publicação de um ebook com as narrativas dos discentes do seu processo de formação docente. A seleção dos textos que vão compor o livro digital será realizada mediante edital de chamada para os licenciandos de física e letras. Produção e publicação de um artigo sobre o projeto e seus desdobramentos. Para o gerenciamento das inscrições e emissão de certificados das atividades que constam neste projeto será utilizado o “Portal de Eventos do IFCE” (https://eventos.tiangua.ifce.edu.br/login) . Para a ampla divulgação deste, além do perfil que será criado nas redes sociais, haverá publicação nos canais oficiais de comunicação do IFCE, via email das escolas de educação básica da região e in loco ( escolas e instituições com cursos de licenciatura).