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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sertão Sonoro - Temporada 1
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
25/04/2023
Previsão de Fim:
10/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
91
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Trabalho em grupo
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anderson Freitas Brandao da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Albino Torres de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Anderson Cavalcante Barbosa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Anderson Freitas Brandao da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/04/2023 10/12/2023
Antonia Fiama Teixeira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/04/2023 27/10/2023
Caio Albuquerque da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Emanoel Jackson Bezerra Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/04/2023 27/10/2023
Ethel Alves Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Francisco Antonio de Oliveira Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Iohannah Krishna Malveira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/04/2023 27/10/2023
Jussara Alexandre Sabóia LDS Serviços de Limpeza Eireli - EPP Integrante Sem vínculo Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Lorena Albuquerque Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/04/2023 27/10/2023
Luca Cavalcante Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Lucas Carlos Santos de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Marcos Daniel Martins Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Rafaela de Sousa Macedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/04/2023 27/10/2023
Victor Emanuel de Sousa Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 25/04/2023 27/10/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Sertão Sonoro se apresenta como um conjunto de ações culturais e educacionais conduzidas por professores e alunos do Curso de Licenciatura em Música do IFCE Campus Crateús, que visa incentivar a produção musical e artística na região do sertão crateuense. A primeira temporada do projeto terá duração de seis meses e será composta por atividades de criação, reflexão e formação em artes/música. O objetivo principal é promover a cultura local e proporcionar uma experiência de aprendizado prática para os alunos envolvidos. Acreditamos que o Sertão Sonoro pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cultural da região, fortalecendo a formação dos discentes e o envolvimento da comunidade com a música e as artes.
Justificativa
A música é uma forma de arte que desempenha um papel fundamental na cultura e na vida humana. Ela pode ser uma ferramenta poderosa para a promoção da inclusão social, da cidadania cultural e do desenvolvimento humano (BRITO, 2009). No entanto, o ensino de música nas escolas brasileiras ainda é precário e muitas vezes não valoriza a diversidade cultural presente em nosso país (LIMA, 2011). Diante dessa realidade, projetos culturais como o Sertão Sonoro podem ser importantes para incentivar a produção musical e promover o respeito à diversidade cultural, contribuindo para a formação de uma sociedade mais plural e inclusiva. Além disso, a universidade pode desempenhar um papel fundamental na realização desses projetos, através da formação de professores e da criação de espaços de diálogo e troca de saberes entre a academia e a comunidade externa (CANTO, 2015). De acordo com Garcia (2012), a universidade deve ser um espaço de criação, reflexão e produção cultural, capaz de promover o desenvolvimento humano e a democratização do acesso à cultura. Nesse sentido, projetos como o Sertão Sonoro podem ser uma forma de colocar em prática esses princípios, incentivando a produção cultural e promovendo a educação através da arte e da música. Dentro do contexto do Curso de Licenciatura em Música do IFCE de Crateús, o desenvolvimento de ações ligadas à produção musical tem um papel significativo na formação dos discentes. Uma vez que o próprio Projeto Pedagógico do Curso (2018, p. 22) tem como metas “valorizar a produção cultural e musical humana e sua diversidade” e “estimular conhecimentos e vivências colaborativas”, faz ainda mais necessário pensar em um currículo que contemplem atividades de fomento à cultura e que integrem toda a comunidade interna e externa. Ao promover a produção musical nos Sertões de Crateús, o projeto Sertão Sonoro busca valorizar a cultura local e seus criadores, além de fomentar o desenvolvimento da economia criativa na região. Segundo dados do Ministério da Cultura, a economia criativa pode ser uma importante fonte de geração de empregos e renda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões onde é desenvolvida (MinC, 2014). Além disso, o projeto Sertão Sonoro também busca contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de música na região, oferecendo oficinas e cursos para os artistas locais e promovendo a formação de uma rede de colaboração entre a universidade e centros culturais da região. Nesse sentido, o projeto pode contribuir para a construção de uma sociedade mais crítica e reflexiva, capaz de valorizar a cultura local e promover a diversidade cultural como um valor fundamental para a convivência humana (LIMA, 2011). Assim, o Sertão Sonoro pode ser visto como uma forma de promover o desenvolvimento humano, a inclusão social, a diversidade cultural e a economia criativa na região dos Sertões de Crateús, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.
Público Alvo
O trabalho será focado em artistas locais (público-alvo direto), que serão convidados a ocuparem espaços do campus para desenvolverem atividades artísticas/musicais juntamente com professores e alunos. Contudo, ações que envolvem formação e apreciação musical serão acessíveis à toda a comunidade externa (público-alvo indireto).
Objetivo Geral
Fomentar a produção musical na região dos Sertões de Crateús através de ações culturais e educacionais, coordenadas pelo Curso de Licenciatura em Música do IFCE Campus Crateús.
Objetivo Específico
- Oferecer apoio à produção musical local; - Promover ações informativas e educativas sobre cultura/artes/música (majoritariamente local) e temas transversais; - Criar espaços de troca de saberes entre músicos, servidores, estudantes e aspirantes da arte música, dentro e fora do universo acadêmico.
Metodologia
O Projeto Sertão Sonoro é estruturado em cima de um conjunto de ações organizadas cronologicamente em ciclos. No intuito de possibilitar um melhor acompanhamento e reavaliações constantes, serão adotadas metodologias híbridas (preditivas e adaptativas) de gerenciamento de projetos, priorizando tanto controle e planejamento quanto adaptabilidade na execução das tarefas. Os ciclos acontecerão entre os dias 25 de abril e 27 de outubro de 2023 e terão duração de quatro semanas cada (alguns deles terão apenas três semanas), período esse que contemplará planejamento, execução e avaliação de três ações: 1) SESSIONS Uma série de *pocket shows* ao vivo com artistas do cenário musical local e/ou de regiões próximas, que estimule a interação entre alunos, professores, artistas convidados e demais simpatizantes. Os shows acontecerão no estúdio musical do IFCE C*ampus* Crateús e serão abertos à toda a comunidade (com número limitado de expectadores). A direção artística e produção técnica ficará por conta dos alunos da disciplina de Gravação e Sonorização, sob orientação do professor. É de responsabilidade dessa equipe: - Estruturar um cronograma de atividades que contemplem todas as etapas da pré a pós-produção; - Elaborar o conceito e roteiro do show juntamente com os artistas convidados; - Definir estratégias de comunicação (marketing e divulgação); - Realizar manutenções preventivas e testes nos equipamentos de captura de áudio e vídeo; - Organizar o espaço (físico) que irá acolher expectadores e artistas durante os ensaios e no momento do show; - Montar um sistema de captação de áudio e vídeo no dia show. - Editar o material captado e disponibilizá-lo no *YouTube* e redes sociais (canais oficiais); Os artistas que se apresentarão no “Sessions” serão definidos em reuniões de alinhamento, a partir de perfis cadastrados no Mapa Cultural do Ceará e/ou indicações da comunidade. Os mesmos devem organizar seus espetáculos seguindo as orientações da equipe de direção musical, formada por um professor e dois alunos. Quanto ao acesso ao evento, dada a natureza da atividade e local de realização, o número de expectadores será limitado à 25 pessoas, além da equipe de produção e artistas convidados que já estarão trabalhando no estúdio. Contudo, vale salientar que o material será gravado e postado (na íntegra) nos canais de streaming oficiais do projeto. 2) PODCAST *Websérie* no formato podcast com a finalidade de informar, educar e entreter. Poderão participar alunos, servidores, artistas e demais convidados da comunidade local para debater temas diversos, porém com um enfoque maior na área da cultura. Os episódios serão gravados no estúdio musical do IFCE C*ampus* Crateús, sem plateia, e todo o processo será conduzido pela mesma equipe do “Sessions”. O material será gravado (áudio e vídeo), editado e postado no *YouTube* e *Spotify* (canais oficiais), para ampla apreciação. 3) FORMAÇÃO Minicursos, oficinas e workshops na área de artes/música e produção cultural, ministrados por professores, alunos e artistas convidados. As atividades poderão acontecer de forma presencial ou remota e serão abertas à toda a comunidade local, inicialmente, sem restrições quanto ao número de participantes. Sempre que uma ação de formação for divulgada, um formulário online será disponibilizado para inscrição. Os encontros para planejamento e avaliação das ações mencionadas serão realizados, em parte, durante as aulas da disciplina de Gravação e Sonorização (às terças-feiras à tarde), podendo também ocorrerem reuniões de alinhamento extraordinárias. Quanto a articulação e acompanhamento das atividades, boa parte será realizada através de grupos no *WhatsApp*, obedecendo um fluxo de trabalho pré-estabelecido entre quatro grupos: produção artística, produção cenográfica, equipe técnica (áudio e vídeo) e equipe de comunicação, todas compostas por alunos e um professor. Na primeira semana de cada ciclo, todas as equipes deverão se reunir para definir as atrações, dividir as tarefas de pré-produção e organizar o cronograma das semanas seguintes. Uma vez definidas as datas, a equipe de comunicação criará todo o material de divulgação (legendas, cards e vídeos) para veiculação nos canais de comunicação locais e do campus (redes sociais, grupos de WhatsApp, sites e blogs). No que se diz respeito à avaliação do projeto, serão adotadas três estratégias: - Aplicação de questionários e análise de relatos falados dos alunos envolvidos na produção após cada ciclo de quatro semanas, no intuito de reavaliar de forma constante os processos e, se necessário, reestruturá-los nos próximos ciclos; - Entrega de relatório final por cada aluno envolvido na produção, falando sobre os trabalhos que foram desenvolvidos por ele ao longo do projeto e em que o Sertão Sonoro contribuiu na sua formação acadêmica, artística e pessoal. - Para a comunidade local (externa ao campus) e demais participantes, serão aplicadas pesquisas de satisfação sempre que participarem de uma das ações do projeto. Os dados dessas pesquisas serão avaliados pelas equipes de produção nas reuniões de alinhamento.