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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO CALEIDOSCÓPIO: Olhares sobre Umirim
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
02/05/2023
Previsão de Fim:
11/11/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapagé
São Gonçalo do Amarante
Tururu
Uruburetama
Umirim
Trairi
Itapipoca
São Luís do Curu
Pentecoste
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Viviane Costa Vilella
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caio Victor Ferreira Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Deborah Dalilla dos Santos Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Glória Taiane Castro Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Gustavo de Sousa Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Jeovan Lopes Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Karolaine Moreira de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Laisa de Oliveira Tabosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Maria Clara Silveira Girão Prata IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Miguel Sousa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Nina Sthefanny Farias de Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Vitória Tailane Castro Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/05/2023 13/12/2023
Viviane Costa Vilella IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/05/2023 11/11/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Caleidoscópio: olhares sobre Umirim é um projeto em Artes Visuais dedicado a construção de um repertório imagético na microrregião de Uruburetama. Essa microrregião compreende as cidades de: Uruburetama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Tururu, Pentecoste, Itapajé, Itapipoca e Umirim. O objetivo principal do projeto é fazer com que os moradores da região reconheçam os seus espaços, sua fauna e flora, bem como os elementos da sua vida cotidiana como parte da cultura do Estado. De modo que sejam considerados participantes ativos na construção da arte e cultura cearense. O projeto é uma iniciativa de professores e alunos do IFCE do Campus Umirim, mas não se restringe unicamente ao espaço do instituto. O intuito é que moradores de várias localidades, por meio da fotografia, registrem imagens que façam parte do seu cotidiano e mostrem as peculiaridades da região. O nome caleidoscópio surge da ideia de criar imagens únicas a partir de várias outras imagens que se interpenetram em um todo com valor estético e racional. Sobre a importância da construção de imagens AUMONT (2012, p.78) diz: “A produção de imagens jamais é gratuita e, desde sempre, as imagens foram fabricadas para determinados usos, individuais ou coletivos. Uma das primeiras respostas à nossa questão passa por outra questão: para que servem as imagens (para que queremos que elas sirvam)? É claro que, em todas as sociedades, a maioria das imagens foi produzida para certos fins (de propaganda, de informação, religiosos, ideológicos em geral)...” As imagens constroem um universo de pertencimento e evocam, além de um olhar diferenciado para a realidade, um espaço de apropriação da sua própria forma de viver e ver o mundo.
Justificativa
O projeto surge como uma alternativa para introduzir os moradores da região em um movimento de identificação de sua própria cultura e realidade. A região é escassa em equipamentos culturais, ou seja, não há teatros, cinemas, bibliotecas, galerias, centros culturais, salas de concerto, museus, etc. Essa é uma questão bastante grave, a oferta de espaços culturais é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Eles têm o papel de favorecer a inclusão social, atividades não-comerciais, lúdicas, de circulação de bens simbólicos e oportunidades para artistas locais apresentarem seus trabalhos. Esse projeto justifica-se pela necessidade de inserção da população local dentro de um contexto cultural, na qual possam fazer parte ativamente tanto no desenvolvimento e construção dessas imagens comunitárias, quanto no acesso a equipamentos públicos de cultura.
Público Alvo
Comunidade externa beneficiada: Moradores residentes da cidade de Umirim e adjacências (Uruburetama; São Gonçalo do Amarante; Trairi; Itapipoca; Tururu; São Luís do Curu; Pentecoste; Itapajé.)
Objetivo Geral
Construir painéis pintados com tinta acrílica, a partir das imagens fotográficas enviadas pelos moradores da microrregião de Uruburetama; e expô-los em locais de fácil acesso ao público.
Objetivo Específico
• Valorização dos artistas locais; • Valorização da produção de arte local; • Criar espaços de discussão de arte dentro do IFCE no Campus de Umirim; • Popularizar o conhecimento a respeito da fotografia e suas técnicas; • Trabalhar com os alunos a prática da curadoria em artes; • Realizar aulas práticas com os integrantes do grupo abordando a técnica de pintura acrílica; • Ocupar os espaços culturais por meio de exposições dos painéis construídos em locais de acesso ao público; • Divulgar os resultados do projeto no Blog do projeto;
Metodologia
A metodologia utilizada para a realização do projeto é a Pedagogia de Projetos que tem como objetivo educar por meio da experiência, transformando o aluno no protagonista do processo de ensino-aprendizagem enquanto o professor atua como um guia e mentor. Evidencia-se assim que o trabalho com projetos inverte a lógica do currículo definido em grades de conteúdos temáticos estanques, induzindo o professor a colocar em jogo as problemáticas que permeiam o cotidiano. As questões e os conceitos do senso comum que emergem no diálogo com o aluno são então transformados em questões e temas a serem investigados por meio de projetos. (PRADO, 2014, p. 10). É a partir das atividades práticas do projeto que os alunos serão incentivados a procurar soluções estéticas e racionais para a construção de um painel que represente os diversos olhares sobre Umirim e adjacências. O desafio no desenvolvimento de uma narrativa exclusivamente visual é um dos pilares do projeto. Nesse contexto, as aulas didáticas em Artes, realizadas no IFCE do campus de Umirim têm como objetivo dar recursos para que os alunos solucionem por si mesmos essas questões. Os conteúdos de Artes são os recursos pelos quais o conhecimento é colocado ao alcance dos alunos. Aliado a isso, o desenvolvimento de projetos que visam à conscientização da importância da cultura pode representar possibilidades de ferramentas de aprendizagem para a escola como um todo.