Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO MAIS VÔLEI ACOPIARA
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
25/04/2023
Previsão de Fim:
15/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Áudio
Cartaz
Folheto
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Paulino Pinheiro Gaia
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
José Henrique Sousa de Meneses Discente do 5° semestre licenciatura em ciências biológicas - IFCE - Acopiara Integrante Sem vínculo Não 8 25/04/2023 15/12/2023
Luis Alan Oliveira Sales Sem vínculo institucional Integrante Sem vínculo Não 4 22/08/2023 15/12/2023
Mayk Anderson Mendonça Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/08/2023 15/12/2023
Paulino Pinheiro Gaia IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/04/2023 15/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Esporte de Acopiara Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Atualmente o voleibol brasileiro vem tendo destaque internacional, devido os títulos que as seleções masculina e feminina vêm conquistando para nosso país. Devido a isso, esta modalidade esportiva vem tendo uma divulgação pela mídia muito forte, são conhecidas mundialmente, fruto de investimento em projetos de base e incentivos para sua prática. Com essa aceitação da mídia, e com a divulgação desse esporte pela mesma, o voleibol torna-se um atrativo a mais para os alunos praticarem esta modalidade, principalmente em ambientes escolares. O voleibol é um dos jogos mais educativos entre os jogos coletivos, pois estimula o raciocínio, a cooperação e a própria coletividade. Desta forma, o projeto “Mais Vôlei Acopiara” vem oferecer mais uma oportunidade a comunidade acadêmica do IFCE - Acopiara a participarem de um processo de ensino-aprendizagem desta modalidade, de forma lúdica e atrativa.
Justificativa
A preocupação com o número elevado de jovens e crianças ociosas nas ruas, com todos os problemas sociais que acometem a população, tais como a violência, o trabalho infantil, a desigualdade social, dentre outros, além de doenças crônico-degenerativas que vem afetando a saúde de tantos na atualidade, entre elas, a obesidade, a hipertensão arterial e as diabetes fazem com que se pense em soluções que possam vir a resolver, ou amenizar esses problemas. Uma forma de lutar contra esses problemas é por meio de um Projeto Social que venha a auxiliar e retirar as crianças do sedentarismo e ocupá-las com atividades esportivas que ajudem a transformar suas vidas, além de proporcionar uma chance de mudar seu modo de viver. É importante ressaltar ainda que a Atividade Física beneficia a vida do indivíduo esteja ele em qualquer faixa etária, além de que o exercício, adequadamente orientado, é um componente essencial para o crescimento harmônico da criança e do adolescente, no que se refere ao desenvolvimento motor. Este Projeto agrega valores a serem apreendidos e vivenciados pelos participantes dentro das aulas, tais como cooperação, coletividade, companheirismo, solidariedade, respeito as regras e aos adversários e entre outros. Proporciona ainda um estilo de vida mais saudável para as crianças, consequentemente uma melhor qualidade de vida.
Público Alvo
Qualquer pessoa interessada da comunidade interna e externa do IFCE - Campus Acopiara. Alunos, servidores, comunidade externa dos arredores ao campus, população em geral, pais de alunos e dentre outros. Estimativa de 20 a 50 participantes.
Objetivo Geral
Oferecer a prática da modalidade esportiva voleibol no IFCE - Acopiara, de forma lúdica, na busca do aprendizado do mesmo e proporcionar um desenvolvimento técnico, tático, social e educacional de iniciação esportiva.
Objetivo Específico
• Proporcionar aulas de iniciação ao voleibol por meio de jogos pré-desportivos; • Desenvolver os fundamentos técnicos e táticos da modalidade do voleibol; • Oportunizar aos participantes vivências da modalidade de voleibol por meio de jogos e competições; • Vivenciar o aprendizado do voleibol de forma lúdica; • Desenvolver, nos participantes, um momento de socialização e educação com a modalidade esportiva voleibol; • Confeccionar um portfólio online das ações desenvolvidas no projeto.
Metodologia
4. METODOLOGIA As aulas do projeto “Mais Vôlei Acopiara” serão planejadas e orientadas pelo professor Paulino Pinheiro Gaia. O planejamento será feito e disponibilizados em conjunto com o monitor, materiais em mídias tais como: slides com os conteúdos referentes ao histórico do voleibol no mundo, bem como sua chegada ao brasil, fundamentos técnicos e táticos, vídeos documentários do youtube sobre o voleibol (Sem Bloqueio e Meninas de Ouro); para servirem de auxílio na aprendizagem e/ou em debates durante o projeto. A execução dos planos caberá ao monitor José Henrique Sousa de Menezes, aluno do 5º semestre de Licenciatura em Biologia do IFCE-Acopiara. As aulas terão duração de 4h/aula por dia, em dois dias da semana, no período noturno. Para ter um maior alcance na divulgação, utilizaremos todas as redes sociais do IFCE-Acopiara para divulgar a projeto para sociedade em geral, teremos ainda apoio e auxílio na divulgação da Secretária de Esporte de Acopiara, que é uma parceira no trato com o esporte de modo geral, e iremos disponibilizar via WhatsApp nos grupos de alunos, servidores, conhecidos e comunidade em geral de Acopiara. O deslocamento e participação efetiva da comunidade se dará na utilização dos transportes (ônibus) escolares que fazem as linhas dos estudantes e trazes os alunos para o IFCE-Acopiara. Além das aulas de voleibol propriamente dita, os alunos participarão de outras atividades ligadas ao esporte como vôlei de areia, oficinas de regras do voleibol, participarão de competições a nível municipal e estadual. Ao final, buscaremos elaborar um portfólio online, visando apresentar e divulgar a comunidade em geral, todas as ações do projeto, incluindo a entrevistas e falas dos participantes sobre os resultados na vida deles. 5. RECURSOS MATERIAIS Os recursos materiais utilizados serão disponibilizados pelo IFCE: • 01 – Quadra poliesportiva e/u de Areia do IFCE; • 01 – Par de Postes de voleibol; • 01 – Rede de voleibol; • 04 – Bolas de iniciação esportiva - bolas de plásticos; • 08 – Bolas de voleibol oficiais; • 10 – Cones e cordas elásticas; • 05 – Conj. de Materiais didáticos diversos (optativo). 6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Atividades MESES MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO Organização Pré-Projeto X Determinação dos Recursos Bibliográficos X Avaliação diagnóstica dos participantes X X X X X Oficinas sobre esporte e qualidade devida 1ª Etapa – Toque e manchete X X X X X 2ª Etapa – Saque; Recepção e Passe X X X X X 3ª Etapa – Cortada; Bloqueio Ataque e Defesa; Contra-ataque X X X X 4ª Etapa – Sistemas de Jogo; Regras X X X X Oficina de Regras do Voleibol X X X X X 5ª Etapa – Participações de Jogos com outras instituições (Inter) municipal e estadual X X X 6ª Etapa – Avaliação Final do Projeto X 7. AVALIAÇÃO A avaliação deste projeto será de forma contínua, transformativa e de acordo com a realidade de cada aluno, respeitando a sua individualidade biológica durante as aulas do projeto. Assim, buscaremos avaliações qualitativas e observando o aluno no seu desenvolvimento geral, da sua chegada ao projeto até a volta para casa, preocupando-se com todo o processo de formação e transformação ocorrido no aluno.