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Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Nada sobre nós sem nós
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Pedra Branca
Monsenhor Tabosa
Madalena
Itatira
Boa Viagem
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
Folder
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leonardo Ribeiro de Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Geraldo Venceslau de Lima Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Jose Francisco Gomes Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 15/08/2023 30/11/2023
Kacio de Lima Evangelista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Larissa Maria de Sousa Alves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2023 30/11/2023
Leonardo Ribeiro de Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Maria Coelho de Mesquita Cardoso IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 15/08/2023 30/11/2023
Maria Elizangela dos Santos Augusto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 15/08/2023 30/11/2023
Maria Izalete Inacio Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Maria Maisa Farias Jordao IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Tania Maria dos Santos Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 15/08/2023 30/11/2023
Temilson Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Nada sobre nós sem nós" é uma iniciativa do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE Campus Boa Viagem. Seu objetivo é promover a inclusão e o protagonismo da comunidade surda e de pessoas com necessidades específicas em todas as atividades desenvolvidas. Através de eventos, como o Setembro Azul, Ciclo de Formação de Tradutores Intérpretes de Libras, Fórum de Acessibilidade e Inclusão, Seminário Online de Estudos Surdos e da Libras e o Encontro dos NAPNES, o projeto busca fortalecer a participação ativa e valorizar o trabalho dos Tradutores Intérpretes de Libras, além de proporcionar espaços para a troca de conhecimentos e experiências. Através do Grupo de Estudos, que tem como objetivo promover a produção e o compartilhamento de conhecimentos relacionados à acessibilidade e inclusão, espera-se que os participantes do grupo possam aprofundar seus conhecimentos sobre a temática, discutindo conceitos, teorias e práticas que contribuam para a promoção da inclusão na instituição e na sociedade em geral. O projeto tem como princípio a valorização das diferenças e o compromisso com a igualdade para construir uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos.
Justificativa
A justificativa para o projeto "Nada sobre nós sem nós" encontra respaldo na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Essa lei destaca a importância da adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes educacionais para maximizar o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo seu acesso, permanência, participação e aprendizagem em instituições de ensino. No contexto do projeto, o destaque recai sobre o papel essencial dos tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como de outros profissionais, como guias intérpretes e especialistas em Braille, audiodescrição, entre outras ações de acessibilidade. A Lei Brasileira de Inclusão, em seu artigo 73, estabelece a responsabilidade do poder público em promover a capacitação desses profissionais, seja diretamente ou em parceria com organizações da sociedade civil. O projeto "Nada sobre nós sem nós" busca justamente promover a capacitação e fortalecimento desses profissionais, valorizando o trabalho dos Tradutores Intérpretes de Libras e oferecendo oportunidades de formação e atualização no Ciclo de Formação de Tradutores Intérpretes de Libras. Além disso, o projeto se alinha ao espírito da Lei Brasileira de Inclusão, ao fomentar discussões e ações voltadas à acessibilidade e inclusão, como nos eventos do Setembro Azul, Fórum de Acessibilidade e Inclusão, Seminário Online de Estudos Surdos e da Libras e o Encontro dos NAPNES. Com a realização desses eventos, o projeto visa contribuir diretamente para a efetivação da inclusão e da igualdade de oportunidades, permitindo que a comunidade surda e pessoas com necessidades específicas sejam protagonistas de suas próprias trajetórias, garantindo assim, a efetiva aplicação dos princípios e diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão.
Público Alvo
Comunidade Surda, Pessoas com Deficiência Auditiva, Profissionais e Estudantes da Área, Outras Instituições e NAPNEs.
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto "Nada sobre nós sem nós" é promover a inclusão e o protagonismo da comunidade surda e de pessoas com necessidades específicas, garantindo o acesso igualitário aos espaços educacionais e sociais. Por meio de eventos, reuniões do grupo de estudos, capacitações e ações, o projeto busca criar um ambiente mais acessível e inclusivo, onde todos os indivíduos possam participar ativamente da sociedade, valorizando sua identidade e contribuição. O projeto visa sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade, especialmente em relação à comunidade surda e às pessoas com deficiência. Através da capacitação de Tradutores Intérpretes de Libras e de outras ações, busca-se aprimorar a acessibilidade comunicacional e educacional, fortalecendo a atuação desses profissionais e tornando-os agentes facilitadores da inclusão. Além disso, o projeto pretende estabelecer parcerias e colaborações com outras instituições, como os NAPNEs de outros campi, para fortalecer a intervenção intercampi e ampliar o alcance das ações em prol da inclusão. Em suma, o objetivo geral do projeto é criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor, onde a comunidade surda e as pessoas com deficiência possam ter suas necessidades atendidas, seus direitos respeitados e suas vozes ouvidas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Objetivo Específico
Os objetivos específicos do projeto "Nada sobre nós sem nós" são: Realizar o Setembro Azul: Promover eventos híbridos em comemoração ao mês, destacando datas importantes para a comunidade surda, como o Dia Nacional do Surdo e o Dia do Tradutor Intérprete de Libras, além de realizar a aula inaugural do Curso EaD de Libras. Oferecer o Ciclo de Formação de Tradutores Intérpretes de Libras: Realizar lives nos meses de setembro, outubro e novembro, capacitando os profissionais e estudantes da área de Libras e Tradução e Interpretação, visando aprimorar suas competências e enfrentar desafios profissionais. Realizar o I Fórum de Acessibilidade e Inclusão do IFCE Boa Viagem: Organizar um encontro presencial na primeira quinzena de outubro, abordando medidas de acessibilidade e inclusão em Boa Viagem e regiões vizinhas, promovendo a troca de experiências e debates sobre o tema. Realizar o I Seminário Online de Estudos Surdos e da Libras do IFCE: Organizar um evento online na primeira quinzena de novembro, divulgando conhecimentos acadêmicos e científicos sobre a comunidade surda, Libras e estudos da Tradução e Interpretação, além de proporcionar um espaço para que alunos do IFCE apresentem suas pesquisas sobre a temática. Participar do IX Encontro dos NAPNES: Marcar presença no evento que acontecerá nos campi Acopiara, Cedro e Crateús, participando de discussões e grupos de trabalho, além de estabelecer parcerias para futuras ações intercampi relacionadas à acessibilidade e inclusão. Promover a sensibilização e conscientização sobre a importância da inclusão e acessibilidade: Realizar ações de sensibilização dentro e fora da instituição, buscando disseminar valores de igualdade, respeito à diversidade e protagonismo da comunidade surda e pessoas com deficiência. Valorizar a identidade surda e a cultura da comunidade surda: Proporcionar espaços para que a comunidade surda possa compartilhar sua cultura, conhecimentos e desafios, promovendo a valorização da identidade e a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. Estabelecer parcerias com outras instituições: Buscar parcerias e colaborações com outras instituições e NAPNEs, ampliando o alcance e impacto das ações do projeto na promoção da inclusão e acessibilidade. Por meio desses objetivos específicos, o projeto busca efetivar sua intervenção em diferentes áreas e públicos, promovendo a inclusão, acessibilidade e valorização da comunidade surda e de pessoas com necessidades específicas.
Metodologia
Metodologia: As atividades presenciais do projeto "Nada sobre nós sem nós" (NAPNE-BVG) serão realizadas com o objetivo de promover a acessibilidade e inclusão de forma direta ao público externo. A seguir, destacamos as etapas de execução e os métodos utilizados para cada atividade: Reuniões Quinzenais de Organização: Serão realizadas reuniões presenciais quinzenais para o planejamento das ações do projeto. Nessas reuniões, serão discutidas as datas, formatos e temas de cada evento, bem como estratégias de divulgação para alcançar o público externo. A participação ativa dos membros da equipe e de representantes da comunidade é fundamental para garantir uma abordagem inclusiva e representativa. Grupo de Estudos de Acessibilidade e Inclusão: O grupo de estudos será conduzido de forma presencial, promovendo encontros de estudos e debates com abordagens teóricas e práticas. Esses encontros fomentarão a reflexão e a troca de experiências entre os participantes, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Além disso, o grupo realizará pesquisas participativas, envolvendo os membros como colaboradores ativos, buscando gerar conhecimento em conjunto com a comunidade. I Fórum de Acessibilidade e Inclusão do IFCE BVG: O I Fórum de Acessibilidade e Inclusão será um evento presencial de um dia, com certificação, voltado para promover aprendizado e reflexão sobre a temática da acessibilidade. Serão realizadas palestras, mesas-redondas e debates com especialistas e representantes da comunidade, buscando ampliar o conhecimento e a conscientização sobre o assunto. Curso EaD de Libras: O Curso EaD de Libras contará com 5 aulas presenciais, proporcionando uma formação sólida e prática para os participantes. Além das aulas presenciais, os materiais didáticos acessíveis, como vídeos em Libras e textos com audiodescrição, estarão disponíveis em plataformas digitais para complementar o aprendizado. Evento Setembro Azul: O Evento Setembro Azul será realizado de forma híbrida, com metade da programação presencial. Esse formato possibilitará maior alcance e participação da comunidade, garantindo a disseminação das informações sobre acessibilidade e inclusão. As atividades presenciais incluirão palestras, oficinas e atividades culturais relacionadas ao tema. Lives do Ciclo de Formação de TILSP e Seminário Online de Estudos Surdos e da Libras: As lives do Ciclo de Formação de TILSP e o Seminário Online de Estudos Surdos e da Libras serão realizadas de forma online, permitindo o acesso de um público mais amplo e diversificado. Essas atividades oferecerão conteúdos acessíveis sobre temas específicos, abrangendo a comunidade surda e interessados em acessibilidade. A avaliação do projeto será realizada por meio de registros e relatórios periódicos, acompanhando o alcance, a participação e a repercussão dos eventos. Também serão aplicados questionários de avaliação aos participantes dos cursos e eventos para obter feedbacks e sugestões para aprimorar as futuras ações. A equipe realizará avaliações internas para analisar os resultados alcançados, identificar pontos fortes e fracos e ajustar o planejamento, se necessário, para garantir a efetividade do projeto.